Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Coluna da quinta



Poderosa e íntima

A secretária Rosemary Noronha, principal protagonista da operação Porto Seguro, que pilhou 18 corruptos assaltando os cofres da Nação, fez 24 viagens ao exterior na comitiva do ex-presidente Lula. Gozava, como se vê, de uma intimidade impressionante com o ex-chefe.

Desconfiada com o que as paredes do Planalto falavam à época das peraltices da super Rose, a ex-primeira-dama Marisa Letícia deu ordens para retirá-la de todas as viagens. Quando Lula iria embarcar para o exterior, Marisa exigia a lista completa dos passageiros convidados.

De pronto, o ex-presidente orientava a sua assessoria a mandar todos os nomes para a ex-primeira dama com uma expressa recomendação: omitir o nome da secretária, para não provocar a ira da sua esposa.

No Governo Lula, de um escritório abandonado, como disse ontem um senador para abafar a crise, Rose mandava e desmandava. Nomeava, negociava contratos e dava ordens a ministros. Dava conselhos a Lula e oferecia seu ombro amigo, nas horas de crise e tempestades, tudo escondido de Marisa.

A Rose é poderosa, está sendo convocada para depor no Congresso, mas nada espere dela. Dirá que não conhece Lula e que nunca fez tráfico de influência usando o seu nome, mesmo comportamento dos mensaleiros que colocaram seus nomes na forca sem entregar o velho patrão nem sob tortura.

DIVISÃO – O presidente municipal do PT no Recife, Oscar Barreto, abriu a discussão para levar o partido a apoiar o Governo Geraldo Júlio, mas não vai ser fácil. Derrotados pelo socialista, o senador Humberto Costa e o deputado João Paulo não querem ouvir falar em alinhamento automático. Já o presidente estadual, Pedro Eugênio, defende que o PT apoie, mas sem cargos em troca, mantendo uma postura de independência. Difícil, porque petista adora o poder da caneta.

Briga por cargo - O deputado Paulo Rubem mede forças com o comando do PDT estadual. Em Brasília, trabalha nos bastidores para detonar o superintendente do Ministério do Trabalho, André Negromonte, no cargo há quatro meses por indicação do deputado Wolney Queiroz, filho do prefeito José Queiroz, mandachuva da legenda pedetista no Estado.




Sem crise - A direção do Lafepe nega que o laboratório enfrente uma crise, a ponto de faltar remédios nas farmácias pelo Interior, como garante o deputado Daniel Coelho (PSDB), que requereu audiência para debater o suposto endividamento da estatal. “A falta de remédios é pontual, restrita a três medicamentos de mais de 200 ofertados em todas as farmácias”, diz a nota.

Giro pelo sertão - O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, garante que na próxima semana o governador Eduardo Campos deve ir ao Sertão anunciar um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da seca. O roteiro ainda não está fechado, mas deve incluir o Sertão Central, em Salgueiro, e municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó.

Sem milho - Por falar em seca, a Conab abriu novos pontos de venda e entrega do milho para os pecuaristas que penam para manter o rebanho vivo, mas a burocracia continua travando os contratos e dificultando a chegada do produto ao Interior. A bancada federal tratou do assunto, ontem, em reunião, mas o Governo está insensível.



CURTAS

PUXANDO O FREIO– A Operação Porto fez os líderes aliados passarem a desaconselhar o Governo a votar este ano a Medida Provisória do Setor Elétrico. O temor é que convocações de ministros e servidores afastados para depor virem moeda de troca na Câmara.

ABANDONO– Enquanto os prefeitos se reuniam, ontem, em Canindé (SE), para discutir o plano de revitalização do São Francisco, a companheira Josélia Maria postou em seu blog uma imagem, porém real e verdadeira, da situação de abandono do Velho Chico, que agoniza numa grande extensão.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando a Rose vai dizer que nunca teve nenhum tipo de relação com Lula?

'O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial'. (Provérbios 27:9)

magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário