Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 15 de dezembro de 2012

62% dos pernambucanos têm dívidas


A inadimplência é sempre uma pedra no sapato na vida financeira dos consumidores. Essa realidade é revelada pela última pesquisa da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Centro de Pesquisa (Cepesq), em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que registrou que 62,51% dos consumidores pernambucanos contraíram algum tipo de dívida. Na comparação com outros locais estudados, a Região Metropolitana do Recife (RMR) apresentou o maior indicativo, chegando a 68,79%. Caruaru alcançou 61,3%, enquanto Garanhuns (60,83%), Petrolina (59,74%) e Vitória de Santo Antão (59,12%) apresentaram índices bem próximos. A pesquisa foi feita entre os meses de novembro de dezembro.
“Esse estudo vem detectando uma forte disposição dos consumidores a fazer compras de fim de ano. O levantamento da destinação do 13º salário ratificou essa disposição, mas a avaliação do rendimento mostra, especialmente para a Região Metropolitana do Recife, que restrições impostas pelo porte e condições das dívidas deverão arrefecer em parte a propensão ao consumo”, explica o consultor da Fecomércio Luiz Kehrle. Segundo ele, esse endividamento foi gerado antes do recebimento da gratificação. “É bem provável que, ainda no fim deste mês, as dívidas caiam um pouco, devido à regularização dos pagamentos”, comenta.
Em relação ao comprometimento da renda familiar mensal, as dívidas também são maiores na RMR, atingindo 45%, superior à média estadual, que apresentou 40%. Já o menor foi apontado em Caruaru (33%), onde um terço da renda está vinculado aos gastos atuais. Os consumidores da Região Metropolitana, com os de Petrolina, são os que mais possuem dívidas em atraso, excedendo 28% da média do Estado. O menor percentual de inadimplência ocorreu em Garanhuns e Vitória de Santo Antão, em torno de 17%.
“Além de mais endividados, com maior percentual de comprometimento da renda e com mais dívidas em atraso, essas pessoas da RMR são as que mais possuem dívidas atrasados em mais de 90 dias”, explica o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes. Em Caruaru e Garanhuns o percentual de atrasos de mais de 90 dias é inferior ao valor da RMR.
Em Pernambuco, as dívidas em atraso são financeiras (cartão de crédito, cheque especial, empréstimo e financiamento) com mais de 90% dos consumidores obtendo esse compromisso. As dívidas mais frequentes são as domiciliares (67,5%), que incluem água, luz e telefone fixo. Os compromissos escolares, planos de saúde e contas de celulares também se destacam, embora nenhum desses itens atinja mais de 20% das dívidas correntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário