Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A seca que nos castiga


Barragem de Santana I está seca e Santana II está com apenas 55% de sua capacidade


Atualmente a metade da cidade do Brejo da Madre de Deus está sendo abastecida por carro pipa, em alguns bairros não chega água pela torneira faz muito tempo, e com essa seca que insiste em continuar, se não chover nesses dois meses, toda cidade será abastecida por caminhões.

As informações são do gerente da Compesa em Brejo da Madre de Deus, José Hozano, que já pensa em começar a racionar água nos próximos 15 dias.

“A situação não é boa, a barragem de Santana I já secou e Santana II está com aproximadamente 55% de sua capacidade, se não chover até o fim de Janeiro, teremos um colapso no abastecimento de água em Brejo da Madre de Deus, e a cidade toda terá que ser abastecida por carro pipa. Atualmente metade da cidade já é abastecida por caminhões”, disse Hozano.

Por falar em caminhão pipa, há poucos dias o movimento era intenso em Santana II, segundo Hozano, por dia estava saindo de 80 a 100 caminhões pipas, agora a retirada de água da barragem está proibida, e os pipeiros estão buscando água em Serra dos Ventos, distrito de Belo Jardim.

“Da maneira que estava não tinha condições de continuar, os pipas estavam puxando muita água de Santana II, de 80 a 100 caminhões por dia, que eram destinados para consumo e outras tantas finalidades. Conseguimos criar uma comissão, e juntamente com o IPA, Exercito, Secretaria de Agricultura e Ministério Público, adquirimos autorização para os pipas pegarem água na Barragem de Serra dos Ventos, que estava sendo utilizada apenas por banhistas”, contou.

A esperança agora é que chova o mais breve possível para que os níveis de nossas barragens voltem ao normal, mas isso não quer dizer que o problema no abastecimento d’água em Brejo será resolvido. O gerente da Compesa ainda contou que as barragens não são suficientes.

“A cidade cresceu muito e as barragens de Santana I e Santana II não são barragens que possa nos dá certa tranqüilidade. O ideal seria a construção de uma nova barragem que possa nos abastecer por um período bem maior. No sítio Genipapo existe um local que é considerado ideal, dá para fazer uma barragem com aproximadamente 10 milhões de m³ de água. Essa é a barragem que o Brejo precisa, com uma barragem dessa, poderíamos suportar tranquilamente uns três anos sem chover”, falou José Hozano.

A capacidade total da barragem Santana I é de 250 mil m³ e Santana II 600 mil m³.  

Logo abaixo, fotos da barragem de Santana II com 55% de sua capacidade.



Do Estação Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário