Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Brasil cobra mais impostos em ligações de celular


O Brasil é o campeão em tarifas de impostos cobradas em ligações de celular, em toda a América Latina. Segundo pesquisa da consultoria Deloitte para a Associação do Sistema Global de Comunicação Móvel (GSMA), 37% do valor cobrado por minuto, são impostos. E deste valor, o maior vilão é o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) aplicado pelos Estados.
Ainda segundo a pesquisa, em segundo lugar está a República Dominicana, com 27%. A pesquisa informa ainda que o custo do serviço reduz o consumo no Brasil, embora os celulares sejam populares no território. O Brasil é o País com mais conexões de telefonia móvel na América Latina, com 48% do total das linhas, e fechou o segundo semestre de 2012 com 260,4 milhões com cerca de três vezes e meia mais do que o México, segundo colocado da lista.
Os dados apontam ainda o País como o quarto maior mercado do mundo em linhas de celular, atrás de China, Índia e EUA, mas o consumo mensal é baixo. No Brasil, a média é de 120 minutos ao mês, enquanto no México, a média é de 200 minutos.
No ranking dos países com maior tributação estão: Brasil, República Dominicana, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, México, Colômbia, Nicarágua, Venezuela, Guatemala, Equador, Panamá, e, por último, o Paraguai.
Somente no Brasil, no ranking dos tributos e pagamentos regulatórios das operadoras e serviços móveis em 2011, estão: ICMS, com 59%; licenças 2G/3G/4G, com 10,7%; PIS/Cofins, com 10,1%; Fistel, 8,7%; tributos corporativos, 8,5%; Fust/Funttel, 2,2%; tributos trabalhistas, 0,6% e outros, 0,2%

Nenhum comentário:

Postar um comentário