Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Coluna da quarta-feira

       Propaganda enganosa
Confesso ainda que nem vi, porque tenho pouco tempo para televisão, mas soube que o Governo Federal iniciou uma mídia para mostrar o semiárido nordestino transformado da água para o vinho.
Quem já assistiu e não conhece a realidade nordestina deve ter se rendido ao Governo Dilma, porque na telinha tudo é maravilhoso, as mentiras são mais fáceis de serem plantadas.
O Sertão, entretanto, não virou mar como apregoa a União. Aliás, de deserto virou inferno. Nunca se viu tamanho abandono! No São Francisco, Lula e Dilma não abriram um só hectare irrigado em projetos públicos.
Quando estive na peregrinação de 5,6 mil km pela área da seca, em novembro passado, visitei o projeto Bebedouro em Petrolina, que serviu de experimento para o plantio de uva e manga, e constatei seu completo abandono.
A Transposição do São Francisco, que Lula vendeu como a tábua de salvação do povo nordestino, encontra-se com vários trechos parados. E em alguns concluídos a intensidade do sol já provocou rachaduras nos seus canais, que precisam, urgentemente, de reparos.
Em termos de aumento de oferta de água para o Nordeste, o Governo Dilma é uma grande mentira. O que repercute de fato na área da seca são os efeitos sociais dos programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família e o Bolsa Estiagem, além do Seguro Safra.
Estes, sim, são dignos de elogios.  Não fossem eles, a maior seca dos últimos anos não teria apenas dizimado o rebanho bovino, mas matado muita gente, ou provocado a busca de outros eldorados fantasiosos, como São Paulo, onde, diferente do passado, só se encontra vaga no mercado de trabalho com alguma especialidade.
LONGA ESPERA – Serra Talhada, a 420 km do Recife, está ameaçada de sofrer colapso no seu sistema de abastecimento de água, porque o governador Eduardo Campos está esperando a boa vontade da presidente Dilma. Que não agendou a inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú. Na verdade, o projeto é fruto muito mais da iniciativa do Governo do Estado do que mesmo da boa vontade da União, cuja marca nesta era Dilma é de insensibilidade com as causas nordestinas.







Briga por cargos - A base aliada do Governo Dilma no Congresso começa 2013 brigando por mais cargos. O governador do Rio, Sérgio Cabral, do PMDB, está de olho no Ministério de Minas e Energia, para fortalecer o segundo tempo da sua batalha pelos royalties do petróleo.



Choradeira geral - Segundo O Globo, governadores de mais de uma dezena de Estados estão com dificuldades de fechar as contas, devendo iniciar 2013 com a perspectiva de investimento zero. Alguns, aliás, estão raspando o tacho para tentar pagar o 13º salário. A choradeira é geral e todos acusam a política de isenções e redução de impostos do Governo Dilma pelo que ocorre em suas contas.
Os sem salários - Se os Estados estão assim, imagine os municípios. Em Carpina, o prefeito Manoel Botafogo, que se apresentava em seminários nacionais do PSDB como belo exemplo de gestor, não pagou o salário dos servidores referentes a novembro e dezembro. Isso sem falar no 13º salário, que deve sobrar para o sucessor, seu adversário, já que não conseguiu eleger seu candidato.






Sem equipe - Em Afogados da Ingazeira, o prefeito eleito José Patriota (PSB) esbarra em grandes dificuldades para montar o secretariado e já admite tomar posse, no próximo dia 1º, sem a equipe na sua totalidade. Nos demais municípios do Pajeú, a situação é bem diferente. Tem prefeito eleito que montou e anunciou o seu time há mais de 20 dias.




CURTAS
DIVISÃO A divisão no PSDB em relação a 2014 já está latente. Enquanto o ex-presidente Fernando Henrique trabalha o nome do senador mineiro Aécio Neves para a disputa presidencial, José Serra, que perdeu a eleição para prefeito de São Paulo, estimula a candidatura do governador Geraldo Alckmin (SP).
QUEM VAI? – O governador Eduardo Campos não definiu ainda quem vai substituir Leda Alves no comando da CEPE – Companhia Editora de Pernambuco. Leda se afastou, a pedido do próprio Eduardo, para dirigir a Fundação de Cultura da Cidade do Recife na gestão do prefeito eleito Geraldo Júlio.
Perguntar não ofende: Quando o Governo Dilma vai parar de mentir em relação ao Nordeste?
'Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência'. (Provérbios 19:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário