Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Coluna da quinta-feira

         CPI, já!
A oposição no Senado começou a colher assinaturas para criar a CPI da Rose, pela qual serão investigados os tentáculos da ex-secretária do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosângela Noronha. Até ontem, 14 senadores já haviam assinado o requerimento.
A Polícia Federal, através da Operação Porto Seguro, já identificou a quadrilha que montou um esquema de venda de pareceres técnicos em órgãos públicos. Mas a CPI pode ter um papel: apurar a participação de antigos e atuais aliados do Governo, além dos que já foram apontados pela PF.
A Policia Federal indiciou 18 pessoas no mega escândalo, mas não avançou numa área essencial: a quebra do sigilo telefônico da poderosa Rose, que usava o nome do ex-presidente Lula para tráfico de influência.
Ao contrário dos demais envolvidos, a ex-secretária está sendo superprotegida, estando descartada a possibilidade de que quebra do seu sigilo. Claro, porque se isso vier a ocorrer, por mérito da uma eventual CPI, se saberá, realmente, como era a frequência dos telefonemas trocados entre ela e Lula.
Das revistas semanais a que mais se aprofundou no assunto foi a Época, que apurou que Rose se apresentava como a namorada do ex-presidente, mandava em ministros e peitava até governadores, como o da Bahia, Jacques Wagner.
INTERVENÇÃO – O diretório municipal do PT no Recife pode sofrer intervenção da direção nacional se insistir no apoio ao governo de Geraldo Júlio, avisa uma cobra criada da executiva, em São Paulo. Eloi Pietá, em entrevista ontem à Folha de Pernambuco, já mandou avisar que o comando petista não tem interesse em se abrigar no governo socialista e deu a orientação para os dirigentes municipais: independência em relação à gestão do PSB.
Cadê o milho? - Na reunião extraordinária do Comitê da Seca, ontem, em Salgueiro, a maior reclamação dos prefeitos do Alto Sertão foi em relação ao socorro para preservar o rebanho bovino. O Governo Federal tem exigido muita burocracia nos contratos com a Conab para compra do milho. A distribuição também é muito precária. Resultado: o gado está morrendo.



Fora da disputa - Reeleito primeiro-secretário da Assembleia, o deputado João Fernando Coutinho (PSB) disse, ontem, a um grupo de jornalistas, com os quais fez a confraternização de fim de ano, que se houver de fato uma nova eleição em Água Preta, onde o seu pai Eduardo Coutinho disputou a reeleição, o candidato da oposição, Armando Souto (PDT), o mais votado, não poderá disputar novamente.
O outro lado - “Ele (Armando) foi o principal motivador do cancelamento da eleição”, disse João Fernando. Mas, a versão é contestada pelo próprio Armando. “Minha candidatura veio a ser contestada porque o meu partido, o PDT, não reconheceu a nossa convenção, mas esse reconhecimento veio da direção nacional. Estamos, portanto, aptos a concorrer”, disse o pedetista.
Prefeito caloteiro - O prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB), decretou guerra aos servidores municipais e ameaça não pagar o salário de dezembro nem o 13º. Nem mesmo os professores, médicos e aposentados escapam da ira do tucano, que joga a culpa para o Governo Dilma por ter cortado drasticamente, segundo ele, os repasses do FPM.

CURTAS
SEM CLIMA– O senador Armando Monteiro Neto (PTB) não acredita que prospere a CPI da Rose no Senado. Segundo ele, as investigações da Polícia Federal foram amplas, inclusive com o indiciamento de Rose em três crimes e mais 17 pessoas. “Além disso, o Governo está prestando os esclarecimentos ao Congresso”, disse.
RELATO– Ao usar a palavra, ontem, no ato que marcou o repasse de mais palha de cana para os pecuaristas da bacia leiteira do Agreste Setentrional, o prefeito de São Bento do Una, fez um relato sucinto para o governador sobre o drama dos criadores de gado. “Esta tem sido a seca que mais dizima o rebanho bovino”, disse.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – E Dilma vai continuar ignorando os efeitos da seca no Nordeste?
'O caminho do homem é todo perverso e estranho, porém a obra do homem puro é reta'. (Provérbios 21:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário