Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Coluna da quinta-feira

       Revelação de gestores
O que as paredes do Palácio das Princesas dizem é que a reforma do secretariado estadual não foi concluída e que haverá mudanças em breve.
Como em governo parede também fala, não será surpresa se o governador Eduardo Campos (PSB) vier a aproveitar em sua equipe quadros políticos que se revelaram excelentes gestores em dois mandatos municipais que se encerram em 1 de janeiro.
Há pouco, o Instituto Opinião, de Campina Grande, em parceria com este blog, foi a campo em 10 municípios e constatou que, apesar das enormes dificuldades enfrentadas, em função principalmente dos cortes nas transferências constitucionais, foi possível identificar uma boa safra de prefeitos.
Anchieta Patriota (Carnaíba), Adelmo Moura (Itapetim), Lula Cabral (Cabo), Flávio Nóbrega (Surubim), Carlos Evandro (Serra Talhada), Totonho Valadares (Afogados da Ingazeira), Marconi Santana (Flores) e Rogério Leão (São José do Belmonte) são alguns que deixam o poder, depois de oito anos, muito bem avaliados e que poderiam certamente dar uma boa contribuição ao Estado.
Pernambuco é um Estado carente de quadros e quando alguém se revela na adversidade, como é o caso dos referidos gestores municipais avaliados, merece o reconhecimento e cabe ao governador fazer o gesto, dando oportunidade aos que têm experiência, elevado espírito público e disposição para trabalhar.
COLAPSO – Em Afogados da Ingazeira, a barragem de Brotas entrou em fase de pré-colapso, segundo decretou, ontem, a Compesa. O quadro já era previsto. Um dos únicos reservatórios que resistem à forte estiagem, Brotas abastece, hoje, mais seis município. Do seu leito, já quase esturricado, saem mais de 100 carros pipas por dia. Isso sem contar do fenômeno da evaporação, que, segundo estudiosos, é mais devastador do que a própria retirada de água em pipas.
Correndo risco - O prefeito eleito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), se recusa a pedir uma auditoria nas contas do prefeito Luiz Carlos Oliveira (PDT), que detém um dos maiores índices de rejeição do Estado. “Existe uma lei para isso – a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele tem que prestar contas aos tribunais e não a mim”, alega.


Silvino não assume - Izaias Régis, aliás, anunciou o secretariado, ontem, mas deixou a pasta de Saúde em aberto porque o tucano Silvino Duarte, ex-prefeito do município, está em tratamento médico e, aconselhado pela equipe que o assiste, só deve aceitar o desafio daqui a seis meses. Silvino abriu mão da sua candidatura ao longo da campanha para apoiar o prefeito eleito.
Destravando o 2º escalão - O governador começou a destravar as nomeações  para o segundo escalão com a confirmação do advogado Eutácio Borges para a complicada Funase.  Mas travou o processo da escolha do novo presidente da CEPE.  Ex-manda-chuva da estatal, Leda Alves foi deslocada por Eduardo para ajudar o prefeito eleito Geraldo Júlio. Assume a Fundação de Cultura.
Poder aos Estados - Deu ontem na coluna Panorama político, de O Globo, assinada pelo companheiro Ilimar Franco: “Ele diz que não é candidato ao Palácio do Planalto, mas o governador Eduardo Campos (PSB-PE) adotou a mesma tese do candidato do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB): a desconcentração do poder e das receitas da União em favor dos Estados”.


CURTAS
BRIGA NA AMUPE – Já começou a disputa pelo comando da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Primeiro a se lançar para presidente da instituição, o prefeito de Cedro, Josenildo Leite (PSB), propôs, ontem, uma mudança nos seus estatutos: quer que os ex-prefeitos também tenham direito a integrar o órgão, inclusive a votar.
FIEL ESCUDEIRO – O prefeito eleito do Cabo, Vado da Farmácia (PSB), mostrou lealdade ao prefeito Lula Cabral, ao manter na sua equipe boa parte dos aliados que atuam na atual gestão. Vado é bom camarada e só ganhou a batalha contra Betinho Gomes (PSDB) graças ao empenho e a popularidade do prefeito.
Perguntar não ofende: Com a volta de Renan à presidência do Senado, mudou o senador alagoano ou o Senado?
'O que fecha os olhos para imaginar coisas ruins, ao cerrar os lábios pratica o mal'. (Provérbios 13-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário