Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Coluna da sexta-feira


        Um gênio não fabricado
O Brasil se rendeu, ontem, a Luiz Gonzaga, o rei do baião, que se tivesse vivo festejaria 100 anos de idade. É difícil falar de Gonzagão sem recorrer ao lugar comum, porque tudo já foi dito sobre a sua trajetória vitoriosa.
Sem nunca ter disputado um mandato, Gonzaga foi general, governador e presidente do Brasil. Todos se ajoelhavam aos seus pés para reverenciá-lo. Era um artista diferenciado de todos os que fazem fama no Brasil.
Não apenas cantava o forró com amor, mas amava a sua gente e o sertão. Por isso, Luiz Gonzaga não foi um gênio fabricado, mas um gênio da terra. Era xique-xique, era o serrote, era o grotão, era a cerca, a cerquinha de vara dos sertões, era o boi, era o aboio, era o gibão, era o chapéu estrelado do vaqueiro, era o cangaceiro.
Mais do que isso, era o beato, era o religioso, era a superstição, era o místico, era o artista que conseguiu, dos cabarés do canto do mangue do Rio de Janeiro ao sertão, traduzir o Nordeste nas suas mais diferenciadas formas de expressão: a forma alegre, a forma triste e a forma sofredora.  
Gonzagão deixou uma imensa obra no Brasil inteiro. Fez o Nordeste se animar nas épocas de seca com seus xotes e músicas de forró. Todos os cantores de forró se inspiram nele, pois não tem como imaginar um forró sem lembrar-se do rei do baião.
INEDITISMO – De todos os nomes da equipe do prefeito eleito Geraldo Júlio o que mais chamou atenção foi o de Roberto Pandolfi. Se a sua pasta – Finanças – for confirmada, hoje, terá contrariado uma lógica elementar: a de o chefe não abrir mão da chave do cofre. Afinal, Pandolfi não tem ligação histórica nem pessoal com Geraldo, mas com o senador Jarbas Vasconcelos, de quem foi secretário e dele recebeu as benções para ocupar o cargo mais uma vez.
O marajá do Agreste - O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), até ontem não havia dado um pio sobre o salário de marajá, um presente pela Câmara de Vereadores numa sessão Papai Noel. Entra para a história como o prefeito melhor remunerado do País, batendo o prefeito de São, a maior e mais rica capital do País.



Os furos do blog - Este blog antecipou, ontem, praticamente todos os secretários do prefeito eleito Geraldo Júlio. E também trouxe em primeira mão nomes que o governador Eduardo Campos vai anunciar na reforma do seu primeiro escalão hoje ou na próxima semana. A grande novidade foi a escolha do diretor comercial da Compesa, Décio Padilha, que assumirá a Secretaria de Administração.
No colo do PSB - O PT, finalmente, se rendeu à inhaca do poder e aceitou a pasta de Habitação na gestão do prefeito eleito Geraldo Júlio. O nome mais cotado era o do vereador Henrique Leite, mas como Geraldo adotou como critério não convocar nenhum vereador, acabou aceitando a indicação de Geraldo Granja, vereador suplente do PT.
Cota do PR - Enquanto o PMDB de Jarbas e de Raul Henry emplacou dois secretários na equipe de Geraldo Júlio pelo menos até ontem o PR, do cacique Inocêncio Oliveira, não havia sido lembrado pelo socialista. Hoje, na equipe de João da Costa, Inocêncio controla a pasta de Saneamento e na era Geraldo passa a ter Administração com a confirmação do nome de Marconi Muzzi, atual adjunto da Secretaria estadual de Turismo.


CURTAS
AMEAÇADO– O que se ouve nos bastidores é que o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, está com o seu reinado ameaçado. Mas que pode escapar da degola diante da relação ainda não resolvida do PSB com o PT no plano nacional e também local. Mas Buracão está roendo as unhas.
O LÍDER– O líder do Governo Geraldo Júlio na Câmara do Recife deve ser o vereador Gilberto Alves, do PTN, ligado ao senador Armando Monteiro Neto. Articulado, jeitoso e preparado, Gilberto com certeza fará um excelente trabalho.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Qual a bomba que as revistas irão trazer sobre as revelações de Marcos Valério?
'Ao tolo não é certo gozar de deleites; quanto menos ao servo dominar sobre os príncipes!'. (Provérbios 19:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário