Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pesquisa comprova que Barbosa caiu no gosto popular


A pesquisa divulgada no último domingo (16) pelo Instituto Datafolha possui um cenário com um nome e um percentual bem curiosos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, aparece com 9% das intenções de votos aferidas na amostra, à frente de nomes como o do próprio governador Eduardo Campos (PSB), que registrou 4%. O ministro, claro, é beneficiado – se é que esse é um termo que pode ser empregado ao fenômeno – por sua atuação no julgamento da Ação Penal 470, o mensalão, da qual foi relator.
A forma como Joaquim Barbosa pediu a condenação dos evolvidos no escândalo, principalmente figurões petistas como José Dirceu, caiu no gosto popular. É cada vez mais comum ouvir de diferentes segmentos da sociedade referência e sentir também reverência à disposição do ministro de “lutar” contra a corrupção.
Tanto que, nas redes sociais, Barbosa já é comparado com o Batman. Se bem que a capa (toga) preta contribui bastante para isso. Sem falar que, em determinados momentos, o Congresso Nacional pode lembrar Gotham City, cidade fictícia onde as diversas formas de crime imperavam.
No entanto, há quem faça a ressalva de que a atuação de Joaquim Barbosa no plenário do Supremo chega a ser teatral e que a desenvoltura exibida pelo ministro poderia ser confundida com arrogância por alguns. O concreto é que muitos partidos já sinalizaram que gostariam de contar com o presidente do Supremo em seus quadros, principalmente de olho na sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). Uma candidatura de Barbosa a presidente é algo improvável de se materializar, mas, em política, nada soa como impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário