Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Veja chama Niemeyer de "metade idiota" e gera polêmica

Do blog de Roberto AlmeidaGaranhuns
A maioria dos jornais, emissoras de rádio e TV, sites e revistas fez justiça ao arquiteto Oscar Niemeyer,  que morreu na semana passada. A mídia americana e da Europa o destacou como um gênio.
A Veja, por questões ideológicas, uma vez que Niemeyer morreu acreditando no comunismo, resolveu atacar. Chamou o arquiteto, através do seu colunista Reinaldo Azevedo, de “metade gênio, metade idiota”. A reação foi imediata e o sentimento é de indignação.
O mais duro artigo contra a revista foi escrito por Leonardo Boof, escritor e católico respeitado, conhecido por suas posições à esquerda, que o levaram a se afastar da Igreja.
Segundo Leonardo Boff, a revista tenta desqualificar as figuras que melhor mostram nossa cultura e que mais penetram na alma do povo brasileiro. “Essa revista parece se envergonhar do Brasil, porque gostaria que o país fosse aquilo que não é e não quer ser: um xerox distorcido da cultura norte-americana. Ela dá a impressão de não amar os brasileiros, ao contrário expõe ao ridículo o que eles são e o que criam”, desabafou o escritor.
O pensador católico admite que o posicionamento da Veja não causa surpresa, pois a publicação já atacou da mesma forma o professor Paulo Freire, o pintor Cândido Portinari, o cantor Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, Frei Beto, Dom Hélder Câmara, João Pedro Stédile e o ex-presidente Lula.
“Ela é um monumento à razão cínica. Segue a lógica hegeliana do senhor e do servo; internalizou o senhor que está lá no Norte opulento e o serve como servo submisso, condenado a viver na periferia. Por isso, tanto a revista quanto o articulista (Reinaldo Azevedo) revelam um completo descompromisso com a verdade daqui, da cultura brasileira”, alfineta Boff.
Com relação especificamente a Reinaldo Azevedo, que atacou Niemeyer no caixão, o ex-frei o compara a um besouro conhecido popularmente como “rola bosta”.

“A figura que me ocorre deste articulista e da revista semanal, em versão online, é a do escaravelho, popularmente chamado de rola-bosta. O escaravelho é um besouro que vive dos excrementos de animais herbívoros, fazendo rolinhos deles com os quais, em sua toca, se alimenta. Pois algo semelhante fez o blog de Azevedo na VEJA online: foi buscar excrementos de 60 e 70 anos atrás, deslocou-os de seu contexto e lançou-os contra Oscar Niemeyer. Ela o faz com naturalidade e prazer, pois, é o meio no qual vive e se realimenta continuamente”, detonou.
O artista plástico brasileiro Antônio Veronse, que vive atualmente em Paris, escreveu um artigo aplaudindo Leonardo Boff e chamando o articulista da Veja de mesquinho. Outro que se solidarizou com o escritor foi João Cândido Portinari, filho do genial pintor Cândido Portinari.
Seu pai já foi atacado mais de uma vez na publicação do Grupo Abril, por conta de sua simpatia pelas causas sociais. No Facebook os internautas fizeram uma montagem com frases de revistas e jornais da Espanha, Inglaterra, França e Alemanha elogiando o arquiteto brasileiro.
A Veja traz a frase de Reinaldo Azevedo chamando Niemeyer de “metade gênio, metade idiota”. “Revista Veja. Se comprar não abra. Se abrir, não leia. Se ler, não acredite. Se acreditar, relinche”, prega a publicação no face, assinada por Putz Grila.

postado por magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário