Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Clima quente marca primeira reunião extra-ordinária realizada pela nova Câmara de Vereadores


 

Clima esquenta na primeira reunião extra-ordinária. Fotos: Thonny Hill.

Na manha desta quinta-feira (03), foi realizado a primeira Reunião Extra-Ordinária entre os 17 vereadores eleitos e reeleitos de Santa Cruz do Capibaribe.

Na pauta, a definição da ordem dos gabinetes para cada vereador, a reorganização do Calendário de Reuniões para esse ano de 2013, a definição das Assessorais Técnicas e Jurídicas de cada uma das bancadas o ponto de maior polêmica: a divisão das Comissões Permanentes que tratam de projetos inerentes ao Poder Executivo e Legislativo do município.

Transcorridos os três primeiros, o clima esquentou entre os lideres das bancadas quanto a divisão das Comissões Permanentes, especialmente as de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, tidas como as principais entre os vereadores.

Para o vereador Ernesto Maia (PTB), atual líder da bancada de oposição, foi proposto a divisão das comissões, onde cada uma delas ficaria para cada uma das bancadas, decisão também proposta pelo vereador situacionista Afrânio Marques (PDT).

Já para o vereador Zezim Buxin (PSDB), lider da bancada na Câmara, e para o vereador Luciano Bezerra (PR), foi proposto para que a situação ficasse com as duas comissões. Na falta de consenso, as duas bancadas fizeram um intervalo de 20 minutos para a votação dessa questão e, após passado o tempo, a bancada de situação optou em não dividir essas comissões, ficando a bancada de oposição com as comissões de Educação, Cultura e Saúde, como também a de Obras, Urbanismo, Trânsito e Meio Ambiente.

Para cada uma dessas comissões, haverão quatro vereadores, sendo dois da bancada dona da comissão, um vereador e um suplente da outra bancada.

Para Ernesto Maia, bancada de situação é “um rolo compressor” e que “não dá chances à bancada de oposição”


Em entrevista concedida ao Blog, o vereador e lider da bancada de oposição Ernesto Maia (PTB) falou de sua insatisfação quanto a divisão das Comissões Permanentes, presentes na Câmara de Vereadores. Para Ernesto, foi rompido uma tradição que, segundo ele, dividia as principais comissões entre as duas bancadas.

Ernesto também direcionou suas palavras ao vereador Luciano Bezerra (PR), afirmando que foi ele que propôs a idéia de não haver a divisão das comissões entre as bancadas.

“O vereador Luciano Bezerra foi quem lançou a proposta de quebrar a tradição desta casa e, de forma, com um rolo compressor de ter a maioria nesta casa, ficar com as principais comissões, não dando oprtunidade que a oposição”, enfatizou o vereador, que citou que o parlamentar adversário teria uma “posição atrasada” e que não queria conversar com a oposição.

Ernesto também afirmou que, as recentes ações tomadas pelo governo Edson Vieira, seriam o contrário daquilo que foi pregado em campanha: um governo de diálogo e de todos os santa-cruzenses.

“Edson Vieira teve 23 mil votos, mas 20 mil disseram não a Edson Vieira. Hoje ele é o prefeito de todos, embora as ações mostradas aqui nessa casa hoje mostram que Edson Vieira quer ser prefeito de um lado só de Santa Cruz do Capibaribe”.

Falta de confiança em alguns vereadores de oposição fez com que bancada situacionista ficasse com as principais comissões da Câmara


Em entrevista ao Blog, o vereador e líder da situação na Câmara Zezim Buxin (PSDB), falou sobre a não divisão das comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, tidas como as principais entre os vereadores.

Segundo o vereador, as duas comissões são tidas como as mais importantes e que elas deveriam ficar com sua bancada.

Para o vereador, a oposição na Câmara será “ferrenha” e os motivos que o motivaram a ficas com essas duas comissões, segundo ele, foi a “falta de confiabilidade”, os pronunciamentos e discursos feitos na legislatura anterior,  posição ratificada pela maioria dos votos de sua bancada.

Zezim reconheceu que muitos da outra bancada ficaram  insatisfeitos com o resultado proposto, mas não abriu mão de seu posicionamento quanto as comissões

“Muitos argumentos virão por parte deles. Eu não sei quais os argumentos, mas muitos estão insatisfeitos com o resultado. Eu entendo que, se fosse o contrário, a gente estaria passando pela mesma situação”, destaca o vereador.

Zezim também destacou que o prefeito Edson Vieira (PSDB) não teve nenhuma participação na escolha dos vereadores em ficar com as principais comissões.

“No momento (da votação), o prefeito não estava. Não teve a opinião dele no momento de decidir essa questão e entendemos que é melhor assim”.

Os nomes dos membros das comissões deverão ser entregues pelos vereadores até a próxima sexta-feira (04) e os mesmos serão definidos entre reunião realizada em cada uma das bancadas.

ney lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário