Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ao lado de Eduardo, Dilma inaugura segundo navio do estaleiro de Suape e Arena Pernambuco, nesta segunda




Faltando 389 dias para a copa do mundo de 2014, a presidente Dilma, candidata já declarada à reeleição, volta ao Estado para às 14h30 participar da inauguração da Arena Pernambuco com jogo entre operários, em São Lourenço da Mata. O estádio sediará jogos da Copa das Confederações e do Mundial 2014. Pernambuco fecha o ciclo dos seis estádios da Copa das Confederações.

No final da manhã, o primeiro compromisso oficial da petista será uma participação da cerimônia da primeira viagem do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, no Estaleiro Atlântico Sul, Ipojuca. No local, espera-se que a presidente fale sobre a nova lei dos portos, cuja MP foi aprovada no Congresso Nacional na semana passada, depois de muita polêmica. Dilma teve coragem de aprovar mudanças que Lula nem tentou, desde a reforma de 1993.

Nos dois eventos, terá a companhia do governador Eduardo Campos, que ensaia disputar também a presidência da República, no ano que vem. O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, também confirmou presença nos dois eventos. Dois outros prefeitos que devem ir ao evento são Ettore Labanca, de São Lourenço da Mata, e Jorge Alexandre, de Camaragibe.

Os dois eventos públicos devem apimentar o noticiário de política nacional. São esperados muitos recados políticos, de ambos os lados. As inaugurações em Pernambuco marcam o primeiro encontro entre a presidente e Eduardo Campos desde que o governador de Pernambuco subiu o tom nas críticas ao governo, na propaganda do PSB na TV.

A presidente esteve em Pernambuco no final de março, em Serra Talhada, no Sertão, e, no mesmo palanque de Eduardo, cobrou "parceiros comprometidos" com seu governo. A declaração foi tratada como um recado direto ao socialista - presidenciável virtual -, que vem fazendo críticas ao governo federal, embora pertença à base aliada.

No DF, neste sábado, na inauguração do Estádio Mané Garrincha, Dilma citou vários governadores, mas não falou no nome de Eduardo Campos. No discurso, criticou os pessimistas de plantão e lembrou o complexo de vira-lata, termo criado pelo cronista esportivo Nelson Rodrigues, na véspera da Copa do Mundo da Suécia, reclamando da quantidade de gente que previa um fracasso.

A presidente deve sair de Brasília às 8h30, chegando à Base Aérea do Recife às 10h50. A presidente deve retornar a Brasília às 17h.

Ministro candidato?

O ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, confirmou que acompanha a presidenta da República, Dilma Rousseff, em sua agenda em Pernambuco. O nome do aliado de Eduardo Campos é apontado como um possível candidato ao governo do Estado, por algum partido da base de Dilma, como o PMDB ou PSD. A comitiva presidencial é formada ainda pelos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão e Esporte, Aldo Rebelo.

Almoço em Suape

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, estará no evento de Suape, uma vez que é o contratante dos navios, pelo governo Federal. A cerimônia, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Ipojuca (PE), além de Dilma e Eduardo, contará com a presidenta da Petrobras, Graça Foster. Em Suape, a presidente deve almoçar com trabalhadores, partindo em seguida para a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Nunca antes na história do mundo

A presidenta afirmou neste sábado (18), ao inaugurar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo de todos os tempos.

“Diziam que nós não iríamos construir os estádios, que eles não ficariam prontos. Pois o que nós estamos vendo são estádios construídos e sendo entregues, e não são quaisquer estádios. Ao dizer da beleza deste estádio Mané Garrincha, eu queria dizer para vocês que em todos eles [ESTÁDIOS]me deu extremo orgulho notar, primeiro, a qualidade das instalações, a modernidade das instalações (…) Isto é algo que é uma demonstração da capacidade de nós brasileiros juntos realizarmos”, disse.

Eduardo também já deu o tom maior sobre a obra, no mês passado.

"Aqui temos uma lição de que a determinação, foco no trabalho, a crença na capacidade, na unidade em torno de um objetivo comum, pode transformar o que parecia impossível, inviável. (...) Foi posto em dúvida de que conseguiríamos antecipar oito meses. E o compromisso assumido está sendo cumprido. Ninguém ficou colocando problema para cima do outro. Demos aos problemas solução. Por que se não eles cresceriam e nos engoliriam".

Arena Pernambuco

A abertura da Copa das Confederações ocorre no próximo dia 15 de junho. A primeira partida com "casa cheia" na Arena será entre a atual campeã mundial Espanha e o campeão das Américas, Uruguai.

O estádio será palco de três jogos da Copa das Confederações 2013 e cinco partidas da Copa do Mundo da Fifa 2014. O fim das obras civis foi comemorado também por dar mais segurança, já que nem a possibilidade de um inverno mais rigoroso poderá comprometer o avanço das obras na Arena.

Com a conclusão do equipamento, tem inicio a etapa de "eventos-teste" para verificar itens como as estações elétricas e hidráulicas, o sistema de bilheteria, além de serviços de alimentação, bebida e segurança. A bola vai rolar no estádio nesta segunda, antes de um jogo do Náutico.

Orçada inicialmente em R$ 532 milhões, não se sabe ainda quanto caberá ao Governo do Estado desembolsar. Este mês deve ter início o processo de auditoria, avaliação das solicitações de acréscimentos e, até o fim de maio, a conta será fechada e saberemos quanto dinheiro público será destinado à Arena.

A Arena Pernambuco terá capacidade para receber 46 mil pessoas. Desse total, 4.700 assentos premium e outros 15 mil lugares exclusivos do Programa Todos com a Nota. O estádio multiuso conta com seis pavimentos, 102 camarotes e mais uma megaestrutura conta com 13 escadas rolantes, 9 elevadores, 8 rampas de acesso no térreo, 84 sanitários femininos e masculinos, além de 32 cabines para pessoas com necessidades especiais. O conforto dos visitantes também está garantido com 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas, 42 quiosques de alimentação, dois restaurantes. Além disso, a Arena conta com espaços de convivência, como lounges e restaurantes e dois telões de LED em alta resolução com 77 m² que tem como fonte a usina de energia solar.

Novo Nome

O estádio deve ser rebatizado. A Arena Pernambuco muda de nome antes mesmo de abrir as portas. Após batizar a Fonte Nova em Salvador, o Grupo Petrópolis, dono da cerveja Itaipava, fechou contrato com o Governo e dará nome também ao recinto pernambucano. O anúncio oficial ocorre nesta segunda-feira.

Para garantir a segurança dos torcedores, todos os espaços da Arena Pernambuco serão monitoras por 271 câmeras de segurança, sendo 34 em HD. Na operação, o estádio multiuso contará com cerca de 1000 integrantes a cada evento com capacidade total, 9 áreas de primeiros socorros e um posto médico, além de 5 ambulâncias, cada uma composta por uma equipe de médico.



Zumbi dos Palmares

O navio petroleiro suezmax Zumbi dos Palmare é a quinta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) entregue à Transpetro em um período de 18 meses.

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris - metade da produção diária brasileira - o Zumbi dos Palmares vai operar no transporte de petróleo bruto.

A encomenda de 49 embarcações, feita pelo Promef, garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil tem hoje a terceira maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje 54 mil pessoas.

Graças às encomendas do programa, um novo polo naval está sendo erguido em Pernambuco. Além do Estaleiro Atlântico Sul, o Promef encomendou oito navios gaseiros ao Estaleiro Promar, também no Porto de Suape

Nenhum comentário:

Postar um comentário