Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Santa Cruz a um empate do tri





Dênis Marques e Raul comemoram o gol solitário da partida (Foto: Jedson Nobre)

Um dos chavões mais antigos do futebol serviu para resumir o primeiro tempo do clássico. O Sport teve as melhores chances de abrir o placar – numa delas, Marcos Aurélio perdeu um gol de cego, dentro da pequena área –, mas não fez. O castigo veio com uma pintura de gol de Dênis Marques, aos 38 minutos.

A semelhança dos esquemas táticos justificou um certo equilíbrio na primeira metade do primeiro tempo. Ambos jogavam com um atacante mais avançado e cinco jogadores fechando o meio de campo.

Mas depois dos 20, Renatinho e Raul passaram a não fazer a reposição com a velocidade devida e o Sport passou a quebrar a marcação coral no meio de campo, especialmente porque Rithely passou a sair mais para o jogo e encontrou muito espaço.

Ofensivamente, o maior pecado do Santa foi a saída de bola. Os erros de passe fizeram com que várias tentativas de contra-ataque fossem frustradas.

No Leão, as jogadas fluíram bem, tanto que Tiago Cardoso foi melhor jogador do time tricolor. O problema dos rubro-negros foi realmente a pontaria.

No segundo tempo, o grande erro foi do técnico Sérgio Guedes. O Santa Cruz voltou muito melhor defensivamente, com uma marcação mais consistente e sem dar espaços, como havia dado no primeiro.

Cabia ao treinador rubro-negro tentar uma mexida que pudesse desarticular o esquema tricolor. Ele demorou muito para fazer isso. O Tricolor foi cozinhando o jogo, prendendo a bola no ataque e deixando o tempo passar.

Guedes esperou mais de vinte minutos para fazer as alterações e quando fez errou a mão. Tirou Marcos Aurélio, um dos melhores da partida, e deixou Felipe Menezes, que pouco acrescentava.

As mexidas não surtiram efeito. Mas não foi apenas por causa do técnico do Leão. O Santa teve todos os méritos que faltaram no primeiro tempo. A defesa coral esteve impecável no segundo e Tiago Cardoso quase não apareceu. Seu trabalho se restringiu a sair para cortar cruzamentos na sua área.

Bem equilibrado, os tricolores souberam explorar os contra-ataques, especialmente pelo lado esquerdo. E foi de lá que surgiu a maior oportunidade de gol do segundo tempo. De um cruzamento de Tiago Costa, nasceu o pênalti de Reinaldo em Raul.

A defesa de Magrão na cobrança de Dênis Marques até que deu um ânimo novo ao Sport, mas o time não conseguiu penetrar na bem postada defesa coral e se limitou a fazer chuveirinho na área.




Sport conseguiu criar boas chances de gol, mas não as aproveitou (Foto: Jedson Nobre)

ATUAÇÕES

SANTA CRUZ

DEFESA – Tiago Cardoso fez grandes defesas no primeiro tempo e foi fundamental para o resultado do jogo.

Os laterais jogaram com muito. Marcaram com muita eficiência e ainda deram sua contribuição ofensiva. Destaque maior para Everton Sena, que depois foi para a zaga e manteve o nível.

A dupla de zaga, apesar de umas bobeiras de Renan, no primeiro tempo, abusou da eficiência. William esteve muito bem.

Nininho entrou o segundo tempo e novamente cumpriu bem o seu papel.

MEIO DE CAMPO

Anderson Pedra esteve no mesmo padrão de eficiência dos outros defensores. Luciano Sorriso oscilou menos que de costume e também ajudou o time. Já a dupla de meias não esteve bem. Renatinho ainda buscou o jogo no começo, mas caiu drasticamente, errando passe em excesso. Raul foi o inverso. Começou mal, um pouco ausente do jogo. Melhorou no segundo.

Sandro Manoel entrou bem e ajudou a fechar o meio. Caio esteve pouco tempo em casa.

ATAQUE

Caça-rato foi muito eficiente. Jogou para o time, com muita garra e aplicação tática. Dênis Marques fez o que se espera dele. Além de decisivo, o gol foi muito bonito.

SPORT

DEFESA

Magrão continua como um dos principais jogadores da equipe. Pego pênalti e não teve culpa no gol, além de outras boas defesas.

Na zaga, Gabriel segue muito fraco. No lance do gol, a dupla de defensores saiu para marcar Flávio Caça-rato e deixou Dênis Marques livre para a conclusão.

Já Cicinho mostrou a inteligência de sempre no apoio, enquanto Reinaldo abusou da infantilidade no lance do pênalti marcado a favor do Santa Cruz.

MEIO DE CAMPO

Tobi, truculento em excesso, poderia ser prejudicial à equipe caso tivesse sido expulso, já que abusou das entradas violentas.

O mesmo não se pode dizer de Rithely, um dos melhore do jogo e que quase marcou um golaço. Já Lucas Lima não foi efetivo como de costume e Érico Júnior não teve tanto tempo de jogo.

ATAQUE

Marcos Aurélio foi, ao mesmo tempo, o mais perigoso homem de frente e o menos eficiente. Foi quem obrigou Tiago Cardoso a fazer as melhores defesas, mas também perdeu uma chance clara de gol.

Felipe Menezes, jogando no ataque, tentou aparecer para o jogo, mas a sua lentidão impede um maior progresso neste setor. Enquanto Felipe Azevedo correu muito, mas foi irregular na produção de jogadas.



1 – Caça-rato cruzou da esquerda, Renatinho, de costa para o gol, matou no peito e deu uma puxada. Magrão estava atento e segurou o primeiro chute perigoso da partida, aos cinco minutos.

2 – Nove minutos depois, o Sport respondeu com um chute de Marcos Aurélio da entrada da área que Tiago Cardoso defendeu sem maiores problemas.

3 – A primeira grande jogada do clássico aconteceu aos 15 minutos. Rithely pegou uma sobra de bola quase na intermediária e saiu enfileirando os tricolores até dentro da área, de onde soltou uma bomba. Tiago espalmou.


Flávio Caça-rato foi determinante para a vitória ao participar da jogada do primeiro gol (Foto: Jedson Nobre)

4 – Aos 21, a boa chance foi coral. Caça-rato deu um belo corte em Rithely e Maurício, na entrada da área, e bateu de canhota. A bola passou perto da trave de Magrão.

5 – Tiago Cardoso voltou a trabalhar bonito aos 28 minutos. Marcos Aurélio cobrou uma falta perto da meia lua e o goleiro do Santa tocou com a ponta dos dedos para escanteio.

6 - Aos 35, Marcos Aurélio perdeu um gol feito. Felipe Menezes fez o papel de pivô e escorou um cruzamento para a entrada da pequena área. Livre de marcação, o atacante do Sport colocou para fora.

7 – E quem não faz, leva. Aos 38 minutos um golaço do Santa. Dênis Marques recebeu na intermediária, enfiou para Caça-rato, que devolveu de calcanhar para o camisa 9, que bateu com primor. A bola bateu na trave e foi morrer no fundo da rede de Magrão. 1×0.

8 – O primeiro lance de perigo do segundo tempo só aconteceu aos 14 minutos. Marcos Aurélio cobrou uma falta quase no bico da grande área e acertou o travessão de Tiago.


Rithely divide com Luciano Sorriso. Volante rubro-negro foi um dos melhores do Sport (Foto: Jedson Nobre)

9 –Aos 17, foi a vez de Cicinho ficar no quase. O camisa 12 do Sport deu uma cruzada e assustou o goleiro do Santa.

10 – O Santa Cruz teve a chance de matar a partida aos 34 minutos. Reinaldo fez pênalti em Raul. Dênis Marques cobrou, mas Magrão fez uma grande defesa e evitou o segundo gol tricolor.



SANTA CRUZ

Tiago Cardoso; Everton Sena, William Alves, Renan Fonseca (Nininho) e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Raul e Renatinho (Sandro Manoel); Caça-rato (Caio Tavera) e Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte

SPORT

Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi, Rithely e Lucas Lima; Marcos Aurélio (Érico Jr), Felipe Azevedo e Felipe Menezes (Sandrinho). Técnico: Sérgio Guedes

LOCAL: Arruda

ÁRBITRO: Nielson Nogueira Dias

ASSISTENTES: Elan Vieira e Marlon Rafael

CARTÃO AMARELO: William (SC); Tobi, Reinaldo (S)

GOL: Dênis Marques (38/1º)

RENDA e PÚBLICO: Não divulgados

Nenhum comentário:

Postar um comentário