Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fim do voto secreto deve ser votado até julho



O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta quarta-feira (5) que vai colocar em votação até julho uma Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o voto secreto no Congresso. "Ponderei aos líderes que não pode ser questão emocional, discurso fácil. Pedi que cada um analisasse o mérito a proposta, porque na próxima terça-feira, cada bancada se decidindo, vamos pautar até o inicio do recesso parlamentar [17 de julho]".

O líder do PSOL, Ivan Valente (SP), comemorou. "O fim do voto secreto está próximo aqui no Congresso Nacional. Nós pessoalmente adotamos a ideia de que a autonomia e a soberania do mandato manda que hoje o voto seja aberto em todos os níveis em nome da democracia e da transparência."

O peemedebista, porém, reconheceu que há dificuldades para avançar com a proposta, pois existem fortes resistências na Casa quanto ao fim do voto secreto. O alcance do projeto ainda não está definido. Eduardo Alves pediu que os líderes partidários discutam com suas bancadas as propostas.

Tramitam na Casa diferentes propostas para acabar com o voto secreto - por exemplo, a que coloca o fim do sigilo somente nas análises de cassações ou a que versa sobre todas as votações. No ano passado, o fim do voto secreto para as cassações de mandato de deputados e senadores foi aprovado pelo Senado. Agora, é um dos que está na Câmara.

Ao todo, o Congresso conta com 28 votações. Além da perda do mandato, são secretas votações para indicação de autoridades do Governo Federal, autarquias, embaixadores ou tribunais superiores, vetos presidenciais e casos como exoneração do procurador-geral da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário