Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quase 80% dos alunos da 3º ano do ensino fundamental não sabem ler ou interpretar um texto


Quase 80% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental (antiga 2ª série) da rede pública do Estado não conseguem ler ou interpretar um texto, mesmo o município atestando a alfabetização dessas crianças. Em matemática, o quadro não é muito diferente: apenas 19,2% dos estudantes conseguem resolver contas básicas, como calcular o troco em uma conta. O desempenho na disciplina está dez pontos abaixo da média nacional(29,2%). Os dados compõem a 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, elaborada pelo Movimento Todos pela Educação. São avaliados alunos do 3º ano, porque a série é considerada limite para alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No Brasil, 54 mil estudantes de escolas públicas e privadas participaram da avaliação. As Regiões Norte e Nordeste permanecem na lanterna nas três áreas avaliadas. O vizinho Alagoas, por exemplo, apresenta o menor percentual brasileiro no desempenho em leitura, com 13,7%. Segundo o Todos pela Educação, o aluno que atinge 175 pontos na avaliação em leitura (a escala varia de 125 até 175) consegue identificar temas de uma narrativa, localizar informações claras e identificar características de personagens em lendas, contos ou fábulas.

Além do desempenho em leitura e matemática, as habilidades em escrita também foram avaliadas e não são nada boas. Os alunos fizeram uma redação, com pontuação de 0 a 100. Apenas 10,3% das crianças do Estado apresentaram o desempenho esperado, acima de 75 pontos. O quadro é preocupante porque a avaliação era bem simples. Cada aluno deveria escrever uma carta de um ou dois parágrafos convidando um amigo para passar as férias na casa dele.

Do Jornal do Commercio desta quarta-feira (03).

Nenhum comentário:

Postar um comentário