Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Aposentado sofre humilhação no ano em que o Estatuto do Idoso completa 10 anos



Apesar de o Estatuto do Idoso garantir medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, em Caruaru os direitos deles muitas vezes não são respeitados. Idosos costumam ser humilhados principalmente quando precisam do transporte público. É o caso do aposentado Edilson Soares Ferreira, 66 anos. Ele diz que prefere pagar passagem para não ser destratado.

“Tenho 66 anos, tenho o direito de não pagar passagem, mas a humilhação é muito grande, então vou voltar a pagar para não ser humilhado. Aqui no terminal a gente fica esperando até a hora que o ônibus for sair, eles enchem de passageiro, os velhos são humilhados, a multidão pede para abrir a porta, eles não abrem. Ficam todos rindo”, critica.

Eunice Albuquerque, presidente da Associação da Terceira Idade de Caruaru (ATIC), considera um desrespeito ao Estatuto do Idoso que completa 10 anos em outubro. “Isso significa um descaso e um desrespeito aos direitos de cidadania. Antes de o idoso ser idoso, ele é gente. Já fomos ao Ministério Público e no dia primeiro de outubro haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores para conscientizar ou decidir de uma vez por todas essa questão porque os idosos já estão cansados de lutar pelos seus direitos. É digno de lástima que em pleno ano em que o Estatuto do Idoso completa 10 anos a gente ainda esteja vivenciando esse descaso”.

É importante que os idosos conheçam bem o Estatuto do Idoso para saber e cobrar seus direitos. Além do Estatuto, a Constituição Federal, Constituições Estaduais e Leis Municipais também garantem benefícios aos idosos. Quem tiver seus direitos desrespeitados deve procurar o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB ou o Conselho do Idoso do município ou Estado.

Da Central de Jornalismo Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário