Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Patrimônio Público é depositado em banheiro no SAMU de Santa Cruz do Capibaribe-PE




A nossa reportagem, em visita a base do SAMU de Santa Cruz do Capibaribe, presenciou um amontoado de material médico-hospitalar dentro de um banheiro, sujeitos a contaminação. Esse tipo de material guardado dessa forma, poderá causar sérios riscos à vida de pacientes que venham utilizá-los.

Dentre esses materiais encontram-se; Cadeiras de rodas, macas infláveis e aspiradores, além de material eletrônico usado para monitoramento de pacientes graves, bem como de verificação de pressão. Encontramos também, jogados no chão; dois respiradores para pacientes entubados, um desfibrilador externo automático e um cardioversor.

Esses equipamentos, que foram adquiridos através do Ministério da Saúde, e que poderiam estar sendo usados para salvar vidas, estão irresponsavelmente jogados no chão de um banheiro.

Apuramos ainda, que há uma motolância (moto ambulância) que nunca foi usada, e que está se acabando com o tempo e a poeira, além de está faltando algumas de suas peças. Nas dependências da base, existem duas ambulâncias quebradas.

Essas duas ambulâncias, ao invés de está se acabando no tempo, não poderiam estar sendo usadas em favor da população?

Fica aqui a sugestão, uma delas como suporte do SAMU, e a outra poderia ser doada para o Hospital Municipal para ser usada como uma UTI Móvel, já que o Desfibrilador e o Respirador e vários outros materiais se encontram jogados e se estragando no chão de um banheiro correndo o risco de contaminação.


Enquanto isso, a população de Santa Cruz do Capibaribe tem que se submeter a ser transferida em viaturas que às vezes não tem se quer o oxigênio.

Outro fato gravíssimo, que chamou a atenção foi o de que uma das ambulâncias do SAMU que está em atividade, sai para ocorrências sem o material adequado que pode salvar vidas, uma vez que, o desfibrilador não estar em uso por falta de uma peça que é para ser descartável e para ter outras peças na reserva, este equipamento é fundamental para salvar a vida de pacientes em parada cardio respiratória, pois esse equipamento serve para dar um choque no coração do paciente.

Se a ambulância tivesse com esse equipamento, no dia 30 de setembro desse ano, poderia ter salvado a vida da Senhora Florentina Joaquina da Conceição, que teve uma parada cardíaca, o SAMU foi acionado, mas não tinha o equipamento necessário para a ocorrência, tendo que solicitar a outra ambulância com o médico e o material adequado para a situação, como o caso era grave e levou muito tempo para que isso acontecesse, a Senhora não resistiu e foi a óbito.

Faz-se necessário que o poder público municipal tome providência em caráter de urgência, para que outros casos, iguais ou semelhantes a esse, não venha acontecer, e outras vidas que poderiam ser salvas, sejam perdidas por conta do descaso em que se encontra na unidade do SAMU, ou pela incompetência de quem o coordena, que é quem deveria ter tomado providência.

Por Fernandes Emílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário