Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Histórico da Banda de pífano do jacu


Histórico da Banda de pífano do jacu santo Antônio Distrito do jacu A data de fundação da Banda de Pífano Santo Antônio do distrito do Jacu município de Jataúba não se sabe com precisão, mas segundo o Senhor Amaro Camilo que nos meados de 1949,quando ele chegou na vila do Jacu já havia a Banda composta por seis integrantes que na memoria são esses , Manoel Pereira, João Marques, Titiu, Amaro Guilherme, Antônio Inácio e Epifânio, a mesma na época era liderada por Manoel Pereira que o mesmo percebendo os dotes do senhor Amaro José da Silva mas conhecido popularmente como Amaro Camilo, para toca na festa de Santo Antônio do Jacu, a parti daquela festa de 1949 o Senhor Manoel Pereira percebeu o grande talento do senhor Amaro Camilo E passa a liderança da Banda de Pífano para ele, esta é a composição mais antiga mas com o passar do tempo tivemos o falecimento desses componentes aos poucos foram surgindo outros nomes como, Zé Inácio, Antônio Miúdo, Antônio mas conhecido por cachete Zé Sidronildo conhecido por baixinho e Antônio Chico a mesma foi sempre liderado por Amaro Camilo.



Desde daquele tempo. Até hoje os dias de hoje a Banda de Pífano Santo Antônio anima as festas e eventos em varias cidades do nosso estado tais como Recife, Pesqueira, Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Poção, Garanhuns, Alagoinha, Jataúba etc. Em quase todos os sítios e Distrito do nosso município, o grande marco da Banda foi viajar e divulgar sua marca em outros estados como Ceará ( Juazeiro ), em cidades do estado da Paraíba como Congo , Serra Branca, São João do Tigre, Prata , Caraúbas e o distrito das barreiras etc. A Banda já tocou em vario eventos como Aniversários, Festas de Padroeiros, Casamentos, Sindicatos, Comércios, Novenas etc. tendo em seu currículo um repertorio bastante amplo toca desde Macha , xote e Baião de Luiz Gonzaga, Até mesmo valsa ,tango, choro, forro samba etc. Diante desse amplo repertorio quando chegar em diversos eventos o mais pedidas pelo o publico são cachorro na onça a mais pedida e vassourinha asa branca etc.



Nos dias de hoje segue sempre elevando o nome de jataúba e o do Distrito do Jacu nos mais diferentes regiões do nosso estado e dos estados vizinhos, composta atualmente por (Amara Camilo “líder desde do ano de 1949” Erivonaldo Neves mais conhecido por Nô do pífano esse já esta sendo preparado por senhor Amaro Camilo com seu sucessor de quando ele não poder mais exercer sua liderança Acelino Epifânio , Domiciano, Genival e Fortunato). Com muito orgulho e simplicidade os novos integrantes não medem esforços para manter sempre acesa essa chama chamada Banda de Pífano do Jacu levando sempre essa cultura do nosso município seguindo a essa antiga Tradição da Banda de Pífano Santo Antônio do Jacu mais de 64 anos com muito sucesso.



Matéria de Ruy Siqueira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário