Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mendonça Filho comemora audiência sobre espionagem da Abin




Tauan Saturnino
Da equipe do blog

O deputado federal Mendonça Filho (DEM) comemorou a decisão tomada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6), de realizar uma audiência pública para tratar das denúncias de espionagem feitas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra diplomatas estrangeiros no Brasil. Segundo reportagem publicada pela Folha de São Paulo, a Abin teria realizado cerca de dez operações secretas monitorando diplomatas de países como Rússia e Irã.

Mendonça Filho, autor do requerimento que deu origem à audiência, disse ser no mínimo estranho que a Abin tenha este tipo de atitude mas disse não querer se aprofundar no tema antes da audiência. Apesar disso, o democrata ironizou a explicação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que disse que tudo se trata de ações de contraespionagem. “É a resposta dele, mas todos os países que espionam dizem que é uma ação de defesa. Não quero fazer juízo antecipado mas é no mínimo estranho que se monitore diplomatas estrangeiros. Precisamos saber até onde vai a ação de defesa e onde começa a de espionagem”, falou.

A audiência na Câmara dos Deputados está marcada para o dia 20 de novembro. Os ministros convocados pelo órgão foram José Eduardo Cardozo (Justiça), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e José Elito (Gabinete de Segurança Institucional). Além destes, está prevista a participação do diretor-geral da Abin, Wison Trezza.

Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário