Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Porcos com patas em formas de 'Pés de Galinha", são encontrados na Espirito Santo

 Quatro porcos com as patas em "formato de pés de galinha" chamaram a atenção do aposentado Afonso Carlos da Silva, morador de Vitória. Ele contou que foi até a propriedade de amigos no interior de Nova Venécia, município da região Noroeste do estado, neste domingo (10) e ficou surpreso com os bichos, que têm as unhas alongadas. Por meio do VC no G1, ele enviou fotos desses animais com características peculiares. (Continua...)


Nas imagens é possível ver quatro dedos alongados em cada pata dos animais, tanto nas dianteiras quanto nas traseiras. O aposentado não soube dizer se todos eram da mesma linhagem.

Afonso contou que foi até a casa dos amigos para ajudar na reforma de uma casa. "Fui para trabalhar e quando cheguei lá fiquei sabendo dos porcos. Fui para os fundos da casa e tirei foto dos animais. É uma coisa muito diferente", contou o aposentado. 
Segundo o Portal G1 A médica veterinária Luciana Caldas Zetun, da Seção de Epidemiologia e Análise de Risco do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), analisou as fotos. Ela explicou que o crescimento parece ser das unhas. "O ambiente em que os animais vivem, seu manejo e alimentação podem propiciar a formação de deformações na pisadura ou deformações ortopédicas que propiciam o crescimento exacerbado das unhas", pontuou a veterinária. Ainda segundo Luciana, o fato de ter mais animais com a mesma deformação pode indicar problemas hereditários.

A bióloga Thatiane Corona Borlini, que também analisou as imagens, foi outra profissional que esclareceu sobre o hiper crescimento dos cascos dos porcos. "Os porcos apresentam casco e se enquadram na ordem Artiodactyla, na qual se encaixam os que têm número pares de dedos. Esse animais estão com o número normal de dedos, mas as 'unhas' acabaram crescendo mais. Isso tem a ver também com a quantidade de queratina", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário