Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Queda da população de Cumaru, no Agreste do Estado, preocupa administração municipal





A cidade de Cumaru, localizada a 110 km da capital Recife, localizada no Agreste do Estado, está entre os 140 municípios do Brasil que podem ter o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) reduzido pelo Governo Federal.

Isso porque na pesquisa do senso do IBGE de 2012 ficou constatada a diminuição de cerca de 15% da população local. Um novo senso realizado este ano, registrou uma queda de 2.655 pessoas, restando um número de 14.875 habitantes. O motivo da diminuição pode estar ligada à vontade de crescimento e desenvolvimento profissional das pessoas que moram em Cumaru.

O fato tem preocupada a administração municipal em relação ao FPM, que é uma verba mensal do Governo Federal enviada à cidade, da qual depende a população local. Cumaru recebe por mês cerca de R$ 800 mil e pode perder até R$ 250 mil, já que a medida que perde habitantes a verba também diminui.

Por esse motivo, uma equipe jurídica da prefeitura municipal protocolou no mês passado uma ação judicial, que contesta os dados do IBGE, com o objetivo de evitar a redução o orçamento de 2014.

A secretária de Administração de Cumaru, Fátima Silva, discorda dos números pois não houve calamidade pública e não há informações dessa diminuição de moradores.


Rádio Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário