Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Um dos cinemas mais antigos do Brasil completa 99 anos em Palmares,PE

O primeiro cinema Teatro do interior de Pernambuco surgiu em uma fase de efervescência cultural e prosperidade econômica.


O Cine-Teatro Apollo foi inaugurado em 1914, construído com o propósito deatender às atividades culturais, que na época eram desenvolvidas e ganhavam espaço
na sociedade local, vindo a representar para a região um bem cultural que poucas cidades do interior possuíam. Em 1932, Miguel Jasseli fundou a Sociedade de Cultura de Palmares, formada por um grupo de teatro amador no qual se integrou Hermilo Borba Filho, então com 15 anos.

O Cine-Teatro Apollo, situado no centro da cidade de Palmares, é uma construção de estilo eclético, apresentando características de gosto popular, aliadas a elementos híbridos de influência predominantemente clássica. A planta baixa do prédio desenvolve-se de forma simples, praticamente dentro de um retângulo, formando uma platéia com 460 cadeiras ladeada por dois corredores laterais, originalmente sem cobertura. “As pessoas vinham para cá não necessariamente para ver filme, claro que também, mas o lance era o social, era ir bem vestido, com a melhor roupa, o melhor terno, o melhor vestido, para chegar e ver e ser visto. Por isso que a arquitetura do cinema é muito curiosa, a entrada do cinema é pela frente da tela”, diz Dona Amara Nascimento de 74 anos

As transformações no tempo mudaram a cara por dentro do Cinema Apolo do, mas as lembranças permanecem. “Naquela época a gente não tinha direito de namorar, o pai não deixava, a mãe não deixava, e que a gente fazia? Olha, você vai na frente, entra no Cinema , te senta lá, quando eu entrar tu me chamas. Daí quando a gente entrava, ela já enxergava a gente entrando e aí chamava”, contou o aposentado Antônio Ferreira.É de se orgulhar. Em quase um século de existência, o Cine Teatro Apolo nunca mudou de nome, nem de endereço, e sempre funcionou para o povo Palmarense.


Hoje, o Cine Teatro Apolo é um espaço cultural que recebe festivais palestras , seminários, apresentações e produções regionais, sem cobrar ingresso.''É um herói da resistência porque está completando 99 anos e cumprindo a sua função, de cinema. Para todas as gerações, isso é que é bacana”, avalia a funcionária pública Aparecida Santos.





Portal PE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário