Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

E o porquê aqui na minha cidade não poder haver essa tradição.



84 ANOS DE TRADIÇÃO Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró e Magníficos estão entre as atrações da Festa de São José na cidade de Vertentes.
O governo do município de Vertentes já oficializou a programação CULTURAL da Festa de São José agora em 2014. O evento acontece de 10 a 19 de março e entre as atrações estão Elba Ramalho, Gabriel Diniz, Cavaleiros do Forró, banda Magníficos e artistas locais. “Nosso objetivo é garantir diversão para todos os públicos, por isso estamos trabalhando para realizar uma grande festa”, disse o prefeito Allan Kardec. Além das atrações musicais, serão instalados parques de diversões e barracas de comidas e bebidas. Na programação religiosa, serão celebradas missas e procissões com a participação de padres convidados pelo administrador da paróquia, padre Antônio Lucena. A nossa cidade não tem mais essa tradição por causar de umas mentes pequenas, que não sabem distinguir a relação entre o Sagrado e Profano na Festa do Padroeiro São Sebastião no município de Jataúba PE.
O assunto proposto resulta de certa identificação no meu conhecimento e resgatar a história da origem da religiosidade local.
Sabe-se que os elementos religiosos influenciam de forma significativa o cotidiano da sociedade, portanto, percebe-se também o entendimento a cerca da formação do sentimento de pertencimento, pois uma festa de padroeiro apresenta a manifestação cultural e religiosa de uma dada localidade.
A própria Festa do Padroeiro da cidade, é vista como um espaço diverso porque é ao mesmo tempo lugar de devoção, de grande manifestação de fé e também a expressão viva da cultura do povo. Ou seja, enquanto que para algumas pessoas a festa do padroeiro é um momento de demonstração de exaltação à São Sebastião, para outras esse momento não vai além de encontros para diversão, entretenimento, é nelas que as pessoas se encontram, reveem amigos, reencontram parentes distantes. Portanto, a Festa do Padroeiro é formada por circunstâncias sagradas e profanas.
O objetivo do referido é poder mostrar justamente as práticas culturais e sociais da festa do padroeiro de Jataúba, mostrando o possível entrelaçamento entre sagrado e profano.
Assim, tentar proporcionar aos cidadãos Jataubense a ter uma compreensão da Festa do Padroeiro atrelada ao ambiente sagrado, porém composta de práticas profanas presentes o tempo todo através da experimentação do social e cultural contida no município, portanto, como residente e filho natural desta cidade não posso deixar de mostrar de alguma forma os dois lado da festa, no meu ponto de vista, a sagrada e a profana. .
Qual é a relação entre Sagrado e Profano na Festa do Padroeiro de Jataúba PE?
A festa sempre se dividiu em duas partes: primeiro é a parte religiosa, que engloba novena, celebrações, ladainha tem batizados pessoas seguindo a procissão e pagando suas promessas, se emocionando com o tempo sagrado; e a segunda se dá nas ruas, nas praças com os bingos e leilões, barracas com comidas, bebidas, show e danças é a profana. Dessa forma, temos o devoto católico que, após resolver suas contas com o sagrado, entregam-se as festa que estão ocorrendo nos quatro quantos da cidade, a parte profana é indispensável, pois ela é uma bricolagem de ritos, folguedos e festejos de devoção que resulta, na diversão dos devotos, ou seja, uma não vive sem a outra, não adianta algumas pessoas que regem a Igreja católica da minha cidade querer mudar esse conceito, muitas pessoas que vem participar da festa de São Sebastião participam tanto no sagrado como na profana, já que não pode existir um mundo totalmente absoluto, ou seja, não é possível o individuo viver somente para a religião, é necessário haver também o lado da diversão, do lazer, da animação. Nas cidades pequenas médias e grandes as festas cívicas, históricas sagradas e profanas conquistam um lugar de crescente importância cultural e econômico, e o porquê estão querendo acabar com isso na minha cidade.
Entre uma das principais características da Festa religiosas podemos destacar a relação de sagrado e profano, como afirma o sociólogo Emile Durkheim “o fenômeno religioso é constituído por crenças e ritos, caracterizados por sagrados e profanos [...]”.
A característica da necessidade das pessoas em uma festa em se manterem relacionamento sociáveis em buscar no entretenimento e no divertimento o suprimento de coisas básicas a identidade psicológica, corporal e afetiva dos cidadãos de forma conjunta, um fato histórico é as festas com os dois lados, a muito tempo os descende dos portugueses colonizadores que da Europa transportaram sua fé carregada de simbolismos e festas (danças, bebidas, apresentações culturais, folclore etc.

Não existe uma única classificação que diferencie esses dois elementos, o sagrado e profano, apenas encontramos várias formas de interpretação, variando de cultura, de espaço e tempo, Portanto, a festa do padroeiro de Jataúba é formada por um entrelaçamento entre práticas sagradas e profanas, como será as futuras festas do nosso padroeiro, com uma tradição que vem desde da formação da igreja católica ...) inclusive a própria igreja fomenta nos seus fiéis a apreciação pelo que há de belo e saudável nos momentos de ócio e descontração. Se não me engano no CIC (Catecismo da Igreja Católica) existe uma orientação oficial da igreja sobre a participação de fiéis na vivencia de sua cultura expressão popular.
Não sou eu que está querendo mudar isso não! São pessoas que estão querendo desfazer tudo aquilo que sempre existiu dês do surgimento da Igreja católica apostólica romana.



Ruy Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário