Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SUS disponibilizará gratuitamente vacina contra HPV a partir de março de 2014


A vacina contra HPV será inclusa na rotina de vacinação de meninas de 9 a 13 anos
O Sistema Unificado de Saúde (SUS) estará disponibilizando a partir de 10 de março deste ano, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV. As doses serão oferecidas apenas para meninas de 11 a 13 anos nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, e entrará na rotina de imunização das meninas. A estratégia de vacinação é que a imunização seja disponibilizada também nas escolas públicas e privadas.

A partir de fevereiro, uma capacitação a distância será inciada para professores e profissionais de saúde. O Ministério da Saúde entrará pesado com a divulgação da vacinação, já que o HPV é um dos causadores do câncer de colo do útero, que é o terceiro maior na taxa de incidência dos cânceres que atingem mulheres, perdendo apenas para os de mama e de cólon e reto. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a faixa-etária escolhida para vacinação, de 9 a 13 anos, se deve por conta da melhor resposta a vacina, já que nesta fase, a menina pré-adolescente que receber a imunização, vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero.

Para que a menina receba a dose da vacina, basta apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. Para que a imunização seja completa, cada adolescente deverá tomar três doses, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2014, o primeiro grupo será vacinado. Já em 2015 a vacina passará a ser oferecida para crianças de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Ao longo de cinco anos, 41 milhões de doses da vacina serão compradas, gerando um investimento de R$ 1,1 bilhão. Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde adiquiriu cerca de 15 milhões de doses, cada uma delas custando R$31,02. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não inciaram a vida sexual, já que o vírus é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, além de também ser transmitido de mãe pra filho no momento do parto.


Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário