Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A feira de gado nas lentes do Jataúba News.


Jataúba é um município Brasileiro do estado de Pernambuco Localizado a 222 km da capital de Pernambuco Recife. Sua população segundo o IBGE em 2012 é de 16.219 habitantes. Com uma área de 672 km² e seu Bioma é a Caatinga. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Passagem do Tó, Jacu, Jundiá e Riacho do Meio. Consta que os primeiros núcleos populacionais do local onde hoje fica o município de Jataúba surgiram em meados do Século XIX. Localizada às margens do Riacho Jundiá (cujas enchentes acabariam fazendo com que a cidade fosse edificada em local mais elevado), inicialmente a povoação era denominada Jatobá, por conta da existência de uma árvore desse nome.


A antiga povoação de Jatobá estava localizada nas proximidades das áreas de criação de gado do sertão paraibano e ali era realizada, semanalmente, uma movimentada feira de gado. Por isso, o povoado ficou conhecido como "Boca do Sertão". Foi, também, essa feira de gado que impulsionou o crescimento do lugar. Entre os primeiros habitantes da região estava a família do major Vicente Nário que chegou ali em 1855. A feira de Jataúba é considerada a terceira maior feira livre do País, perdendo somente para feira de Currais Novos, no Rio Grande do Norte e a feira da cidade de Feira de Santana, na Bahia (Levando em consideração, é claro, a quantidade de habitantes de cada lugar). Também devido à proximidade com as áreas de criação de gado dos sertões da Paraíba, realizando-se semanalmente a feira de bovinos caprinos e suínos , segundo a história, maior razão do crescimento do lugar, a qual se realiza de manhãzinha no bairro do Matadouro. 


Vendo a feira de hoje me deparei com alguns profissionais da ADG que fiscalizam as entradas e saídas dos animais no Município que representam a secretaria de agricultura e Reforma Agraria do estado de Pernambuco que são eles Joselito Silva, José Ivan e Valdir José Pereira esse que se encontra afastado por está doente, junto com a vigilância sanitária do município, Ermírio Siqueira Filho e Aldo Cordeiro da Silva ondem esses cobram um imposto dos proprietário de animais que utilizam o curral municipal, todo proprietário de animal por lei tem que tirar o GTA (guia de transito animal) na entrada e na saída de cada animal, existe dois formulário de GTA o manual e o digital. 


Me deparei com a feira de suínos, caprinos e ovinos em um lugar próximo demais a PE 160, ficando muito ariscado tanto para o vendedor quanto para o comprador de acontecer um acidente grave com eles na oportunidade que a nossa equipe estava fazendo a reportagem mim deparei com o prefeito do município Antônio de Roque onde eu indaguei pra ele o risco que todos os vendedores e compradores corriam por está bem próximo a PE, ele mim relatou que vai cerca um local ao lado do matadouro com uma contagem eletrônica que tanto os bovinos quantos os suínos, caprinos e os ovinos terão que pagar taxas por utilizarem os currais municipais, e que tem o projeto, e esta pronto mais ainda não deu tempo ser feito, atualmente só quem paga taxas é os bovinos 3,00 Reais por cada cabaça e que com a construção os outros animais terão que pagar 2,00 Reais. 


Conversando com o pessoal da vigilância sanitária, por feira entram no curral municipal entre 90 e 120 cabeças de bovinos, isso da uma soma de 380,00 reais por semana e 1,520 Reais por mês, se for cobrado nos outros animais umas 80 cabeças de suínos por semana a 2,00 Reais dá em torno de 160,00 Reais por semana, e 640,00 Reais por mês, nos ovinos e caprinos entram no municípios uns 750 dos dois, se cada um pagar 2,00 reais dará em torno de 1,500 por semana e 6,000,00 Reais por mês, somando tudo o município arrecadará por mês de imposto no curral municipal 7,990,00 Reais, segundo o prefeito onde esse dinheiro seria destinado a conservação dos local e os funcionários. 

Ruy Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário