Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mais de 8,5 mil pessoas morrem na Paraíba vítimas de doenças do aparelho circulatório; Confira



O Sistema de Informações sobre Mortalidade na Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), notificou ano passado 7.819 mortes por Doenças do Aparelho Circulatório. Este ano, até o mês de março, já foram notificados 885 óbitos.

De acordo com os dados, dentro do grupo das doenças do aparelho circulatório, o Infarto aparece como a que mais mata, seguido do AVC. Entre 2013 a 2014, foram notificadas 3.553 mortes por Infarto Agudo do Miocárdio e AVC. Em 2013 foram 2. 144 óbitos por infarto e 247 até março desse ano. Com relação ao AVC foram 1.062 mortes em 2013 e 100 de janeiro a março desse ano.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, para alertar sobre essas doenças, a SES trabalha a prevenção desses agravos por meio do incentivo á adoção de hábitos de vida saudáveis e diminuição de riscos. “Hábitos como comer alimentos com excesso de gorduras, de açúcares e de sal, além de fumar e consumir abusivamente bebidas alcoólicas potencializa o risco de uma pessoa ter um quadro de doença circulatória, como o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio”, alerta Gerlane Carvalho.

Ela lembrou que o Ministério da Saúde incentiva a prática de atividades físicas para a prevenção das Doenças e Agravos Não Transmissíveis e por isso apoia os municípios na implantação do “Programa Academia da Saúde” ,que tem o objetivo de promover saúde e contribuir para melhoria da qualidade de vida da população.

Gerlane Carvalho explicou que antes do início das aulas, os usuários passam por uma avaliação física com um profissional de Educação Física para que o mesmo seja direcionado ao treinamento mais adequado, pois as atividades são realizadas de acordo com a necessidade e condições físicas de cada pessoa.

“As atividades realizadas visam à melhora do condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade, força e coordenação motora geral, através dos conteúdos da Educação Física, como ginásticas, danças, jogos, esportes, lutas e caminhada orientada. A atenção à saúde também é válida para outros temas, como alimentação e tabagismo”, explica.

Mais informações - As doenças do sistema circulatório são as que estão ligadas a todo o mecanismo do coração envolvendo veias, artérias, alguns órgãos que são responsáveis por: filtrar, bombear,oxigena e distribuir o sangue para todo o corpo.

A maioria tem um longo tratamento com remédios, mudanças no estilo de vida, reeducação alimentar e até mesmo por cirurgias. Muitas delas são de origem hereditária, outras a pessoa já nasce com algum tipo de anomalia no sistema e algumas por bactéria como, por exemplo, o caso da doença de chagas.

Mais na maioria dos casos dessas doenças podem ser prevenidos tendo uma boa alimentação, cuidados com a higiene, praticando exercícios, ou seja, tendo uma vida mais saudável.

A maioria das doenças do sistema circulatório tem a obesidade com um dos principais fatores de risco, muitas das doenças podem ser tratadas com medicamento, porém tratadas não quer dizer curadas.

O sistema circulatório inclui o coração, veias e artérias, ou seja, as doenças que afetam essa área são muito perigosas para a saúde das pessoas, podendo deixar marcas pro resto da vida ou algumas até mesmo, levar a morte.

Pessoas de idade mais avançada devem tomar o máximo de cuidado com a alimentação, evitarem a obesidade ou a vida sedentária.

Com Folha do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário