Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 15 de junho de 2014

Grupo tabagismo Jataúba!


Durante anos o ato de fumar foi, equivocadamente, interpretado como um estilo de vida, e reforçado expressivamente pela propaganda. Hoje, ao contrário, existe o entendimento de que o tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina, estando classificado no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Além disso, as diversas substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco são fatores causais para cerca de 50 doenças tabaco-relacionadas.


A severa dependência provocada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, demandando tratamento específico.
O modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo-comportamental possibilita que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.

O grupo de tabagismo de Jataúba é um iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, afim de de reduzir ou minimizar os danos que o cigarro causa aos usuários e pessoas que estão em seu convívio. O Grupo de tabagismo foi idealizado pelo NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família desde do ano passado que já surtiu alguns efeitos positivos nos participantes do grupo, onde algumas pessoas já conseguiram deixar de fumar ou reduziram o número de cigarros que consumiam, o grupo dispõe equipe de multiprofissionais: Psicologo (Renato Paiva), Assistente Social (Heleno Pereira) e Fisioterapeuta (Barbara Ribeiro) e tem como objetivos atuar, com abordagens intensivas aos fumantes da comunidade que desejam parar de fumar e/ou evitar recaídas no uso do tabaco.


Datas e Horários: encontros quinzenais nas quartas às 19h às 20hh, na câmara de vereadores, são desenvolvidas atividades que integram a proposta de tratamento multidisciplinar aos pacientes fumantes. 

Os objetivos são:
Informar e esclarecer acerca da dependência e seus riscos.
Tratar a dependência da nicotina.
Realizar sessões de motivação para ajudar na cessação do tabagismo e avaliar a motivação do tabagista para o tratamento.
Avaliar o grau de dependência através de testes específicos.
Acompanhamento multiprofissional de todo o processo da cessação do tabagismo; 

No ultimo encontro que aconteceu dia 11 de junho de 2014 na câmara municipal foram distribuídos os adesivos que colaboram no processo de reposição da nicotina, diminuindo a vontade de fuma.
Os adesivos são disponibilizados apos o quinto encontro de sensibilização.

A Terapia de Reposição de Nicotina conta com os seguintes medicamentos:

MEDICAMENTOS UTILIZADOS ATUALMENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO
adesivo transdérmico, goma de mascar, pastilha, Bupropiona

FAÇA UMA ESCOLHA SAUDÁVEL, E VENHA FAZER PARTE DO GRUPO!

Collar Blog Jataúba News 


Jataúba tem Casa Frios Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário