Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aécio e já acelera e aparece no retrovisor de Marina.

:

O candidato Aécio Neves, do PSDB, já se percebe despontando no retrovisor eleitoral da adversária Marina Silva, do PSB. Nos levantamentos dos dois maiores institutos de pesquisas, o Datafolha e o Ibope, o ex-governador mineiro se mostrou capaz de recuperar pontos perdidos e, melhor ainda, encurtar as distâncias que o separam de Marina.

Nos dois últimos Datafolha, divulgados num espaço de 10 dias, Aécio marcou, respectivamente, 14% e, na rodada divulgada ontem, 17% de intenções de voto. Ele reduziu, com essa performance, uma diferença que era de 20 pontos percentuais a favor de Marina para 13. No Ibope, confirmando a tendência de aceleração do mineiro para a perda de força da ex-senadora acreana, o tucano tirou cinco pontos, agora marcando 19% contra 30% da adversária.

No comando da campanha de Aécio, as curvas das pesquisas já são vistas como tendências de crescimento do candidato e desaceleração da adversária. Trabalha-se, entre os estrategistas tucanos, com uma distância, neste momento, inferior a dez pontos porcentuais. Nas contas mais ousadas, acredita-se que Aécio já pode aparecer, em razão da velocidade e extensão das mudanças verificadas até aqui, em situação e empate técnico com Marina na próxima. É o mesmo que dizer que o ex-governador estaria em situação de igualdade com ela a sete dias do pleito. Ou seja, na entrada da reta final para a bandeirada de 5 de outubro.

A estratégia do time tucano é manter a dupla frente de ataque, com Aécio e seus homens de frente alternando críticas à presidente Dilma Rousseff, para manter em alta o anti-petismo que lhes é de direito, mas também sobre Marina. Contra a pilota do PSB, a abordagem continuará sendo feita em tom crescente, mas sem radicalização agora. Na observação das constantes idas e vindas de Marina em questão de seu programa de governo e pronunciamentos dela própria ou de aliados, os tucanos concluíram que, quanto mais ela se sentir acuada por Dilma, mais Marina irá se atrapalhar. Aécio não precisará ser, ele mesmo, o algoz da ex-ministra, procurando se beneficiar, assim, da simpatia da torcida dela na segunda volta.

Pessoalmente, Aécio é o retrato em carne e osso da empolgação. Seu recuo estratégico para se fortelecer em Minas Gerais, seu berço político, foi considerado sucesso absoluto. De quebra, boas notícias chegaram dos Estados do Sul, especialmente Santa Catarina e Paraná, onde ele teria alcançado a liderança nas sondagens feitas pelo PSDB. Com a sorte de contar com o governador tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo, numa posição de liderança confortável, o senador mineiro aposta que, com um vento eleitoral um pouco melhor na região Nordeste, conseguirá o impulso que falta para fazer seu carro não apenas crescer no espelhinho de Marina, mas também para ultrapassá-la. O melhor combustível que ele dispõe para essa acelerada é o chamado voto útil, com o qual os tucanos esperam retomar de Marina a marca de quem tem melhores chances de vencer o PT.

Portal 247 –

Venha você também para..

Nenhum comentário:

Postar um comentário