Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Falando de política com José Sebastião

Em tempos de crise em todos os aspectos que está relacionado a poítica lhe convido a uma reflexão: o que é política, pra que serve mesmo?

O termo Política geralmente é utilizado para caracterizar escândalos protagonizados por figuras públicas, corrupção, jogo de interesses e fisiologismo. É natural que esse termo, assim como qualquer outro que sai das paredes positivistas da academia e se torna de uso corriqueiro, ganha uma nova amplitude semântica e se esvazia do seu verdadeiro significado. Entretanto é necessário buscar as origens para não perder de vista o verdadeiro valor da Política.

Desde a antiguidade existe a preocupação de organizar a população sob a tutela de um governo, arrecadar e gerir os recursos e garantir o bem comum. Filósofos como Platão e Aristóteles dedicaram boa parte dos seus escritos ao estudo da Política; definiram formas ideais e degeneradas de governo e exaltaram as virtudes que não só o homem público, mas todo cidadão deveria exercer (vide Ética, de Aristóteles). No entanto a gerência dos recursos do Estado não constitui por si só o objetivo geral da Política.

Não é possível comparar as formas antigas de governo com as atuais, são contextos em grande parte distintos. Mas o objetivo é o mesmo enquanto houver Política: a felicidade e o bem-estar geral. Evidentemente há implicações e nem sempre tão nobres para se chegar a esse fim, discussões bem mais amplas e dezenas de outros conceitos. Mas ao se falar de Política, não se pode esquecer dessas palavras: felicidade e bem-estar geral. Será que é isso que estamos vendo ou os conceitos foram totalmente distorcidos? REFLITA...


Colunista José Sebastião blog Jataúba News. 




Seu Gás acabou ligue (81) 8131-7065

Nenhum comentário:

Postar um comentário