terça-feira, 28 de julho de 2015

Desta árvore originou o nome de nossa cidade.


Esta foto é do pé de “Jatobá” que foi plantada na antiga Praça Nivaldo de Sousa, da Rua São Sebastião nesta cidade de Jataúba, a mesma foi plantada pelo então secretario de agricultura na época o Sr Cícero Marques Sobrinho. 

Hoje esta árvore que retrata a origem do nome Jataúba se encontra como se ver na foto, entre a vida e a morte, totalmente desprezada pelo poder Público Municipal, que ainda não sabe ou talvez não queira preservar as origens da minha, da sua, da nossa Jataúba. 

Vemos que estamos perdendo a essência de nossa cultura, tantas e tantas coisas foram perdidas pelo tempo, e nada foi feito para que as origens se mantivessem intactas, pois estamos falando de uma cidade, cidade esta que reside bons cidadãos, onde no decorrer destes 53 anos construiu um nome que veio através de uma simples planta que hoje pede socorro para se manter viva juntamente com a nossa história. 

Jatobá do Brejo era carinhosamente conhecida a nossa cidade, que antes era distrito do Brejo da Madre de Deus, que nos anos 60 passou a ser independente politicamente, e teve este nome de Jataúba através do velho Pé de Jatobá. 


Texto Petrônio Siqueira e Collar Blog Jataúba News.





Org: Josemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário