segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mágoa e revolta - Galego de Mourinha desabafa, acusa José Augusto de ter mentido e revela bastidores dos Taboquinhas

Imagem: Direto ao Ponto

O vereador Galego de Mourinha é a nova “fera ferida” da novela Taboquinha. Decepcionado com a forma como seu nome foi rifado da conjuntura para a formação da chapa majoritária que concorrerá às eleições de 2016, Galego decidiu se isolar nos últimos dias, não compareceu a entrevista coletiva promovida da residência de José Augusto Maia e resolveu permanecer na cidade do Recife, onde recebeu a visita de alguns correligionários e contatos de políticos.

Na manhã deste sábado (22), o vereador conversou com o editor deste blog, Ney Lima, e revelou detalhes dos bastidores do grupo político de oposição de Santa Cruz do Capibaribe.

José Augusto prometeu a Galego: “Você só não vai ser vice se não quiser” -A principal queixa do vereador Galego de Mourinha é que nos últimos meses o ex-deputado José Augusto Maia sustentou que ele seria o candidato a vice-prefeito do grupo Taboquinha, tendo afirmado em vários momentos que Galego só não seria vice se não quisesse.

A articulação teria sido definida, inclusive, em uma reunião política com o Ministro do Desenvolvimento Econômico, Armando Monteiro (PTB), onde José Augusto teria afirmado que “a população queria Galego na vice” e que ele seria o candidato natural. A promessa fez com que Galego se posicionasse em favor de uma candidatura de Cleiton Barbosa para prefeito, conforme eram os planos de José Augusto.

Promessas de José Augusto fez Galego abrir mão de bases de Poço Fundo para Carlinhos da Cohab - Outra revelação importante feita por Galego de Mourinha foi sobre uma suposta negociação para convencer Carlinhos da Cohab a anunciar apoio ao nome de Cleiton Barbosa para prefeito e deixar de lado as articulações em prol de Fernando Aragão.

Segundo Galego, alguns apoios de associações e votos de populares do distrito de Poço Fundo, que até então eram redutos de Galego, foram prometidos ao vereador Carlinhos. Galego afirmou que foi convencido por José Augusto a abrir mão dessas bases com a promessa que seria o candidato de vice-prefeito.

Bases eleitorais da Vila do Pará foram ofertadas a Ernesto Maia - Galego de Mourinha revelou também que José Augusto Maia ainda tentou articular uma adesão do vereador Ernesto Maia a candidatura de Cleiton Barbosa, para isolar o projeto de Fernando Aragão.

A oferta teria sido as bases eleitorais de Galego na Vila do Pará, também com a promessa de que Galego seria o candidato a vice-prefeito. De acordo com Galego, o vereador Ernesto Maia não teria aceitado a proposta.

“Quando o grupo estava desunido eu servia, agora eu não sirvo mais”, dispara Galego - Ao optar pela formação de uma “conjuntura de união”, José Augusto Maia teria deixado de lado as promessas feitas a Galego de Mourinha, mesmo parte de suas bases eleitorais para vereador tendo sido repassadas.

Conversa fiada? - Galego explicou que José Augusto conversou com a família, acertou-se com Fernando, conversou com vários outros componentes do grupo e apenas na noite anterior ao anúncio da chapa conversou com ele.

José Augusto teria dito que haveria impasses para a indicação do candidato a vice, afirmando que o empresário Flávio Pontes agora estaria postulando a vaga. Outro ponto questionado por Galego foi que José Augusto teria afirmado que Cleiton Barbosa só abria mão da vaga de vice-prefeito se o candidato indicado fosse Tallys Maia. Galego afirmou que posteriormente percebeu que a afirmação de José Augusto era mentirosa e que Cleiton nunca chegou a fazer tal imposição.

Deu na pedra - Sem espaço para qualquer outra articulação e deixando de lado as promessas feitas a Galego de Mourinha, José Augusto taxou que o candidato a vice-prefeito será o seu filho, Tallys Maia e que o outro filho, Augusto Maia, será candidato a vereador.

Uma justificativa defendida por José Augusto teria sido que Tallys Maia é uma pessoa de sua confiança. Galego então questionou: “E eu não sou?” -“Ele falou comigo já com o resultado na mão. Zé acha que os votos são dele. Quando o grupo estava desunido eu servia, agora eu não sirvo mais”, disparou Galego durante as revelações feitas ao Blog.

Pesquisa que indicou favoritismo de Zé Elias para vice em 2004 foi forjada, revela Galego de Mourinha - Em meio às revelações feitas por Galego de Mourinha está a formação do processo eleitoral da eleição de 2004, quando José Augusto Maia foi eleito para o segundo mandato de prefeito.

Galego de Mourinha era pré-candidato do grupo a vice-prefeito, mas teve seus planos interrompidos com a adesão de Zé Elias. Uma pesquisa foi encomendada para decidir quem seria o candidato, indicando maior popularidade para Zé Elias.

De acordo com Galego, logo após a definição foi descoberto que a pesquisa encomendada por José Augusto teria sido fraudada. Galego apontou o ex-chefe de gabinete Carlos Lisboa como sendo a pessoa que revelou a falsificação da pesquisa.

A solidariedade de Edson Vieira e Diogo Moraes - Após o anúncio oficial da chapa composta por Fernando e Tallys, Galego de Mourinha recebeu ligações telefônicas do prefeito Edson Vieira (PSDB) e do deputado estadual Diogo Moraes (PSB). De acordo com Galego, Edson teria dito que Galego poderia contar sempre com ele, sinalizando uma possível abertura para uma mudança de ala política.

Solidariedade de mais de 100 eleitores Taboquinhas - A exclusão do nome de Galego de Mourinha da chapa majoritária também rendeu a solidariedade de mais de 100 eleitores do grupo Taboquinha, segundo Galego. 

Alguns sugeriram que Galego formasse uma terceira via, junto com Dimas Dantas (PP), indicando que apoiariam o projeto. “Não quero tomar decisões precipitadas, ainda quero ouvir o meu grupo”, afirma Galego

O futuro - Sobre os planos futuros, Galego afirmou que prefere ainda ouvir seu grupo político e que não pretende tomar nenhuma decisão precipitada. 

Galego reconheceu a solidariedade e amizade de muitas pessoas da sua ala e disse que nos próximos dias vai definir sua posição.

Dom Blog César Melo com informações do Blog do Ney Lima





Aqui seu corpo sempre está em forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário