segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Diagnosticado com glaucoma, José Augusto Maia tem parte da visão comprometida

José Augusto Maia está com parte da visão comprometida. Diagnosticado com glaucoma, o ex-deputado perdeu 40% da visão do olho direito e 10% do olho esquerdo. O dano ocorrido é considerado irreversível, mas o avanço pode ser contido com tratamento cirúrgico.

A doença foi descoberta após realizar uma cirurgia contra catarata. Até então José Augusto não sabia que sofria de glaucoma. O ex-deputado tem históricos da doença na família.

Entenda o glaucoma

O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

Tipos

Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.

Glaucoma de ângulo aberto (crônico)

O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

Glaucoma congênito

O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.

Glaucoma secundário

Por último, o glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas

Blog Ney Lima 



O melhor pra sua Moto é aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário