terça-feira, 15 de março de 2016

Raquel Lyra deve deixar o PSB nesta semana para disputar a prefeitura de Caruaru pelo PSDB


Foto: reprodução do Facebook

Como antecipou o Blog de Jamildo, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB) deve deixar a legenda socialista, nesta semana, para ingressar no PSDB visando disputar a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Apesar de comandar o PSB na cidade, a direção estadual da legenda decidiu que não apoiará o nome da deputada na corrida municipal, mas sim o do vice-prefeito Jorge Gomes (PSB).

Em nota, o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Antônio Morais, disse que estará se reunindo com o PSDB de Caruaru nesta quarta-feira (16) para debater o assunto e, somente após isso, ele se pronunciará. A ideia é evitar traumas na legenda, já que o PSDB apresentou Raffiê Dellon como pré-candidato do PSDB à prefeitura. Mais detalhes ainda hoje.

Em 2015, o ex-governador João Lyra visitou o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, para tratar da situação de Caruaru, onde ele esperava o apoio do partido para a candidatura de Raquel Lyra. Na oportunidade, Paulo Câmara pediu um tempo para voltar a falar sobre o assunto, até o final do mês, tempo que discutiria no partido um encaminhamento.

Também no ano passado, durante ato de filiação de Joaquim Francisco, líderes da legenda como o deputado federal Daniel Coelho referiam-se a Raquel e o ex-governador João Lyra como “futuros tucanos”. A mudança deve ocorrer até o próximo sábado (19), quando encerra o período da janela partidária.

Vale ressaltar que o gesto se dá no momento em que o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), aguardava o apoio do PSB à candidatura de seu vice, Jorge Gomes (PSB). Desde que a comissão provisória do PSB, na capital do Agreste, foi entregue ao comando da deputada estadual Raquel Lyra, adversária de Queiroz, a tensão entre PDT e PSB é latente.

No Recife, no entanto, o apoio dos pedetistas a Geraldo Julio é considerado de grande importância pela cúpula estadual socialista. O comando em Caruaru foi dado a Raquel no momento em que ela cogitava deixar o partido e não só ela – o pai e ex-governador, João Lyra, também. Sendo assim, Raquel no PSDB ajudaria o deputado federal Daniel Coelho na disputa pela Prefeitura do Recife.

A decisão foi vista como uma vitória para o prefeito José Queiroz na briga particular que trava com o ex-governador João Lyra. Junto ao filho, o deputado federal e presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, trouxeram a Caruaru o ministro das Comunicações André Figueiredo, que é do PDT e tiveram no Recife, uma reunião com o prefeito Geraldo Júlio (PSB), para praticamente definir o apoio do PDT a reeleição do socialista, tendo a cidade de Caruaru, com o nome de Jorge Gomes, sendo confirmado e colocando a possibilidade do PSB governar também o principal município do interior do Estado.

O prefeito José Queiroz abriu mão da cabeça da chapa e o nome de Jorge saiu fortalecido para a escolha do PSB. Além disso, pesou também a história dos Gomes dentro do PSB, que por várias vezes foram para o sacrifício dentro da legenda socialista.

Blog do Jamildo 



Apoio Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário