Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Toritama tem a pré-campanha mais movimentada entre as cidades do polo das confecções



O município de Toritama segue liderando de ponta a ponta as movimentações que antecedem as eleições municipais de outubro. A poucos dias para o início das convenções e a largada oficial das campanhas, a Capital do Jeans já antecedeu todo repertório que tradicionalmente é utilizado pelos grupos políticos da região que comporta o polo das confecções do Agreste.

Diferente de cidades como Vertentes, que por enquanto não há candidato da oposição e algumas que correm para definir os grupos e, até mesmo o nome do vice em cada chapa. Toritama tem seus pré-candidatos bem definidos e com as chapas formadas. O município foi o primeiro a apresentar listas de pré-candidatos, lançamentos de nomes, rompimento e novas alianças. Ambos os grupos já realizaram carreatas, eventos políticos e até a tradicional caixa de água cheia de latas de cerveja já foi vista nessa pré-campanha, assim como o sopão, a feijoada e os encontros de jovens militantes de cada partido acompanhados do potente som dos reboques. Alguns até ensaiam músicas alusivas ao seu candidato.

A colocação de adesivos em carros e motos alusivos a candidatos e partidos começaram ainda mais cedo, iniciando em meados de 2014 o marketing político para as eleições desse ano. Embora não seja hora, Toritama vive um completo clima de campanha política. Semanalmente, alguém realiza um novo evento na cidade, é festa o mês inteiro e fica quase impossível desatrelar essas festas que não se via em anos anteriores a partidos e grupos, que buscam a conquista de votos para o dia 2 de outubro. O foguetório quase que diário é outra característica da política local, além da já tradicional ‘baixaria’ em que políticos protagonizam nas emissoras de rádio local, que se manifestam em atrito com os adversários.

Tanto o prefeito Odon Ferreira (PSB), quanto os pré-candidatos da oposição adotaram frases que rapidamente se multiplicaram nas redes sócias, adesivos de automóveis e tornaram-se palavras utilizadas rotineiramente para cada eleitor expressar sua preferência partidária, uma espécie de slogans com frases que identificam cada grupo político da Capital do Jeans.

Por Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama. Blog Ney Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário