Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Resumão da Câmara de Vereadores de Jataúba



Nesta quinta-feira 12 aconteceu mais uma reunião na câmara de vereadores de Jataúba, com o plenário mais uma vez lotado e a presença de todos os 11 vereadores, o clima ficou quente durante as falas dos vereadores e o tratamento que até então vinha sendo cordial entre os parlamentares deu lugar a denuncias, trocas de farpas e teve até vereador dando murro na tribuna. O vereador Paulo Floriano (PMDB) presidente da casa conduziu a seção que teve inicio com a leitura da ata seguida da apresentação de um requerimento do vereador oposicionista Luzimário (PTB) e em seguida facultando a palavra aos vereadores.


LUZUMÁRIO (PTB) – Falou sobre o requerimento apresentado que pede a pavimentação da Rua Marechal Castelo Branco e agradeceu aos vereadores por terem aprovado e criticou o prefeito que segundo ele nas vésperas das eleições fez um bueiro na rua citada, no entanto pediu que a pavimentação fosse feita. Luzimário disse que Jataúba é uma cidade que não tem saúde pública de qualidade, pois, as pessoas ficam internadas no hospital local e não se pede um exame e quando pede o médico não olha, segundo o vereador se não for em clinicas particulares as pessoas não tem um bom atendimento e concluiu dizendo que ficou internado e o médico o transferiu de uma emergência pra outra quando deveria tê-lo encaminhado para um especialista.


Zuza (PTB) – Mais uma vez o vereador Zuza fez críticas à saúde do município, e em seguida fez críticas com relação à segurança, o vereador lamentou o fato do prefeito do município não ter participado da última audiência pública e disse que ouviu o mesmo dizer em uma entrevista que não foi porque não tinha o que falar. Em resposta ao vereador Veinho Zuza disse que a obrigação do vereador é de fiscalizar o dinheiro público e que no caso dos pacientes que necessitam de transporte o prefeito tem a obrigação de providenciar, pois, a verba para esse serviço vem para a prefeitura.
E disse: “Eu fazia muito isso, tinha mês de pagar mais de R$1 mil reais de transporte enquanto um camarada ganha dois mil pra fazer esse transporte, agora mando as pessoas procurar ele, porque ele é quem recebe”, e disse que em Caruaru a prefeita descobriu 90 parasitas que ganhavam sem trabalhar e disse acreditar que outros municípios não é diferente, Zuza ainda cobrou explicações sobre o atraso no salário dos aposentados que segundo ele não receberam o mês de dezembro.


VEINHO (PMDB) – Veinho falou da felicidade de ver mais uma vez a galeria da câmara lotada e disse ter conhecimento de muitos que ouvem através da rádio Jataúba FM, disse ao vereador Zuza que o prefeito tem o dever de prestar os serviços ao povo, mas, que imprevistos podem acontecer ainda falando sobre a polêmica do transporte do TFD e disse: “Se fosse em época de eleição o senhor tinha alugado um carro pra levar o pessoal ao médico em troca de votos”, disparou veinho.
Após o vereador Maviael dizer que Veinho tava sendo um vereador coroca que balança a cabeça pra defender o prefeito e falar que o mesmo tinha um carro agregado a prefeitura o vereador voltou à tribuna Veinho deu um murro na tribuna e rebateu: “Eu não sou vereador coroca não, eu vim aqui pra defender o povo, agora o senhor defende seu partido e eu defendo o meu, e o senhor veio do nosso grupo e bem sujinho”, e concluiu dizendo que o seu carro é para carregar estudantes e não pode entrar em Recife transportando pacientes.


MAVIAEL (PSD) – Lamentou o fato de segundo ele o vereador Veinho só usar a tribuna para defender o prefeito e cobrou do mesmo uma postura diferente, segundo o vereador Veinho não tá cumprindo o que disse em campanha que iria defender o povo e que o mesmo estava sendo um vereador coroca que só balança a cabeça. Mais uma vez o vereador disse que a cidade não tem saúde digna, falta médicos pediatras, ginecologistas, raio-x quebrado e insegurança e perguntou como defender um prefeito como esse? E ainda citou a delegacia fechada, atraso no salário dos aposentados, 20 anos sem concurso público, e afirmou que nesses últimos 20 anos Jataúba não teve nenhum avanço.

O vereador ainda falou sobre a denuncia feita pelo mesmo quanto a academia da saúde que segundo ele a obra está atrasada em mais de dois anos, e disse: “O dinheiro veio, a obra tá lá parada e nós vamos denunciar isso ao tribunal de contas, para que tome as providências”, ele ainda falou que as coisas não podem ser maquiadas e a bancada de oposição será uma bancada atuante, segundo o vereador disse que já recebeu ameaças por conta das suas denuncias, no entanto não vai baixar a cabeça, ele ainda fez criticas quanto a ajuda da prefeitura para a guarda comunitária e disse que a ajuda de dois comerciantes da cidade ultrapassa o valor repassado pelo município o que considerou uma vergonha.

Maviael ainda questionou se as explicações do vereador Jackson teriam convencido a população e disse que a teoria é uma coisa, mas, na prática é outra, e disse que muito se cobra porque alguns deputados não mandam emendas para o município, e disse que como é que os deputados vão mandar emendas sabendo que alguém é incompetente para concluir uma obra? Ele disse estranhar o fato do prefeito elogiar o governador enquanto Jackson sendo seu filho o critica, por fim ele disse ao vereador Veinho que bater forte na tribuna não intimida ninguém e aconselhou o mesmo a ler o regimento e a lei orgânica do município, e disse: “Vá se inteirar das leis pra falar conteúdo que chame a atenção do povo e não de alguém subordinado que só tá aí na galeria pra gritar e dizer alguma coisa porque se não fizer isso pode ser cortado o suborno que tem” finalizou o vereador. 


JACKSON GALEGO (PSB) – Galego discordou do vereador Luzimário e disse que os atendimentos médicos no município são de boa qualidade, tanto no hospital quanto nos PSF’s, fez críticas a audiência pública e disse que as mesmas não trazem muita coisa e que a única coisa que foi conseguida foi um reforço policial nas sextas-feiras e não se sabe se vai continuar. Ele ainda discordou do vereador Zuza e disse que o papel do vereador não é só de fiscalizar e que os vereadores não podem tirar o seu compromisso e jogar tudo nas costas do prefeito.

Jackson ainda salientou que o prefeito do município tem buscado as melhorias e feito às cobranças, porém, o governo do estado tem deixado muito a desejar na questão de segurança pública não só em Jataúba, mas, em todo o estado de Pernambuco. Quanto aos aposentados Jackson disse que o município passa por dificuldades e que se não chegar uma verba que tem sido esperada o IPSEJA irá quebrar e conseguirá se manter até no máximo o ano de 2022 e culpou uma lei aprovada pela câmara no governo Sinaldo. O vereador desafiou qualquer matemático a fazer a conta fechar. Quanto às cobranças do vereador Maviael ele disse que o município não tem condições de realizar um concurso público no momento.

Quanto à insegurança Galego disse que a solução é todo mundo se trancar dentro de casa por conta da audácia dos bandidos e disse que o código penal tem que ser rasgado, pois, bandido tem é que trabalhar e acrescentou que esse descaso vem de muito tempo, e sugeriu que se juntem todos s vereadores e junto com o prefeito cobrem soluções dos deputados que representam o município. Fez críticas ao aumento dos combustíveis e disse que os políticos no Brasil fazem farra com o dinheiro público. Quanto as cobranças do vereador Zuza no tocante aos cortes do Bolsa Família foi enfático.

“Em muitos casos tem que cortar mesmo, porque tem gente que recebe e não precisa” e disse que mesmo sendo vereador e ganhando quase 5 mil reais a esposa do vereador Zuza teria passado dois anos recendo o benefício. Na polêmica sobre a academia da saúde disse que a obra está paralisada porque faltam ainda dois repasses do governo federal que gira em torno de 60% do valor da obra e pediu que o vereador buscasse no portal de transparência se os recursos vieram, por fim Jackson criticou a postura de Maviael que segundo ele tá muito fraco pra aparecer na mídia e disse: “Como é que o senhor tem a coragem de procurar um blog e um blogueiro que denegriu, a sua imagem, da sua esposa e da sua família pra fazer uma matéria e postar nas redes sociais?”, disparou Jackson.


FIROCA (PTB) – Agradeceu as pessoas que acompanham as reuniões através da rádio e disse que quem tiver problemas nas ruas ou bairros da cidade pode procurar os vereadores, ainda sobre a polêmica do TFD disse que o Vereador Veinho errou em atribuir ao prefeito à responsabilidade de resolver tudo quando o mesmo tem os secretários para fazer isso. E cobrou que seja feito um esforço junto ao Ministro das cidades Bruno Araújo para a construção de casas populares no município que segundo ele só foram construídas 14 casas nos últimos 20 anos. Firoca ainda fez cobranças quanto às providências com o matadouro, pois, segundo ele em dias de feira o trânsito fica praticamente fechado causando riscos de acidentes.

Os demais vereadores não se pronunciaram e a próxima reunião ficou marcada para o próximo dia 26/01 às 20 horas.


J. Silva / Agreste No Ar


Aqui seu corpo sempre está em forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário