Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Diretora do Hospital de Bom Jardim morre aos 47 anos


A diretora do Hospital Municipal Miguel Arraes, no município de Bom Jardim, Agreste do Estado, a enfermeira Juliana Pedrosa Souto Borges, 47 anos, faleceu, no início da tarde desta quinta-feira (3), por complicações provocadas pela Covid-19. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. A unidade é referência para o tratamento de servidores estaduais positivos para Covid-19.

Na trajetória profissional, “Juliana de Jarbas”, como era chamada, trabalhou na Secretaria de Saúde de Orobó e no Hospital Regional José Fernandes Salsa de Limoeiro. Desde janeiro deste ano, estava na direção do Hospital de Bom Jardim, unidade que tem uma ala reservada para pacientes infectados pelo novo coronavírus. Nos últimos meses, esteve diretamente na linha de frente de combate à pandemia.

De acordo com a família, o corpo deverá chegar no início da noite desta quinta ao município de Bom Jardim, onde ela também residia. Será realizado um cortejo pelas principais ruas da cidade e seguirá para ser sepultado no cemitério local. Juliana era filha do ex-prefeito da cidade, Jarbas Borges. Ela deixa duas filhas. Nas redes sociais, centenas de pessoas lamentam a morte e deixam homenagens. 

Do Blog do Agreste

Município de Jataúba inicia vacinação dos profissionais da Educação


Na tarde desta quarta-feira, 02/06, o município de Jataúba deu início a vacinação dos profissionais da educação da rede municipal, estadual e particular. Mais de duzentos profissionais receberam a primeira dose da vacina contra o Covid-19. A vacinação ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Municipal José Higino de Sousa de forma organizada e cumprindo os protocolos de convivência como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.


A importância do retorno às aulas presenciais é um fator de contenção e reversão das defasagens de aprendizado que se acentuaram no período da pandemia. A suspensão das aulas presenciais tornou ainda mais crítico o quadro de evasão e abandono escolar no país, pois potencializou a perda de vínculo entre escola, professores e estudantes. Dessa forma o retorno às atividades presenciais nas escolas deve estar associado a um processo dialógico e articulado, visando à garantia de acesso, ao efetivo acolhimento e às plenas condições de permanência e aprendizado dos alunos, observadas todas as medidas de segurança com a implementação dos protocolos aprovados pelas autoridades sanitárias e educacionais.



Ao priorizar a vacinação dos profissionais da educação que atuam no ambiente escolar, também se está tratando de reduzir as desigualdades, ampliadas no período de fechamento das escolas, visando à plena retomada das atividades escolares, à busca pela equidade no ensino e à educação de qualidade a todas as crianças e jovens brasileiros.



_“Hoje é um marco para a educação em tempos de pandemia, poder vacinar nossos profissionais. Nós priorizamos os professores acima de 40 anos e os demais profissionais da educação básica que estão em efetivo exercício. Com o empenho da nossa prefeita, Dr.ª Cátia e a parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, foi possível proporcionar este momento aos nossos profissionais. A vacina nos trás um alento e a esperança de podermos voltar as atividades educacionais de forma presencial, mas, nossas escolas necessitam passar por um longo processo de reestruturação para nos adequarmos aos protocolos de convivência estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Mesmo de forma remota, nossa equipe está empenhada para oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade com equidade.”_ Ressaltou a Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves.


ASCOM – Secretaria Municipal de Educação