Apoio do Blog

Apoio do Blog

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Promoção imperdível


Vereadores de Jataúba decidem assinar numa sessão e na outra realizar os trabalhos até que esta pandemia da Covid-19 seja normalizada


Após a sessão da câmara de vereadores de Jataúba que ocorreu na manhã desta quinta-feira (16), onde varias polemicas foram abordadas depois que os vereadores foram cobrados por alguns comunicadores da impressa do município, devido o aumento de salários e só estarem vindo assinar suas presenças sem ter as sessões. 

Ao termino da sessão os vereadores se reuniram e decidiram que uma sessão será apenas para assinar suas presenças e na outra prosseguiram com os trabalhos normais, ou seja, uma semana terá sessão e na outra apenas assinatura, e que será desta forma, até que esta pandemia seja resolvida.

Depois da reunião os vereadores Zuza do Jacu, Firoca e Maviael falou com nossa equipe e relataram sobre as decisões e que todos estão coesos com esta situação. Ambos citaram que, quanto mais se protegerem será a melhor situação, pois eles estão fazendo o melhor para ajudar a população.

Sobre as polemicas os vereadores não comentaram e viram tal repercussão como normalidade, apenas falaram que sobre ajudar a população eles estão fazendo isso, pois segundo eles mil reais não resolverá o problema das famílias do município não, e finalizando eles fazem mais que o povo imagina, ou seja, os que criticam sobre o caso. 

Ainda segundo as informações o blog Jataúba conversou com presidente Paulo Floriano e o mesmo falou que ele tinha acordado tudo isso com os vereadores, devido o CIVID-19 o NOVO CORONAVÍRUS. 

Vale salientar que nesta reunião não estiveram presente os vereadores Zito Lopes e Luzimário. 




Collar Blog Jataúba News. 

Prefeito Antônio de Roque e Secretára de Saúde Anne Gabrielle, falando sobre as ações de combate ao Covid-19 no município de Jataúba.

Brasil tem 14 mil pacientes curados do coronavírus: 55% dos casos confirmados

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (14), pela primeira vez, o número de pacientes recuperados da infecção pelo novo coronavírus no Brasil: 14.026, o que representa 55% dos casos confirmados no País. Ou seja, pelos cálculos da pasta, atualmente há mais pessoas curadas do que infectadas em território brasileiro.

Até o momento, o País tem 25.262 registros de pessoas que já foram diagnosticadas com covid-19. Desse total, 1.532 foram a óbito, segundo o Ministério da Saúde, e 9.704 pacientes estão internados.

Do total de casos, 6.043 estão em estado grave, necessitando de internação em hospitais de referência em todo o Brasil. Atualmente, dos 1.532 óbitos confirmados, 73% ocorreram em pessoas com mais de 60 anos e 73% do total das vítimas apresentavam pelo menos um fator de risco. Fonte: 

Jc Online

Deputada pernambucana quer multa para quem divulgar notícias falsas no estado

Foto: Divulgação

Durante a crise do coronavírus, muitas informações que são compartilhadas nas redes sociais e até mesmo em alguns sites não possuem procedência e isso acaba acarretando em uma série de problemas. Pensando nisso, a deputada Fabíola Cabral (PP) criou o Projeto de Lei 1070/2020 que visa a punição por meio de multa para quem divulgar notícias falsas sobre epidemias e pandemias em Pernambuco.

“Considero o projeto como necessário e urgente para atravessar essa fase que estamos enfrentando. Qualquer Fake News pode colocar em risco muitas vidas e essas informações falsas acabam causando somente pânico e um desserviço para a sociedade, agravando ainda mais a nossa situação”, disse Fabíola Cabral. 

O PL deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente, caso seja aceito, será aprovado em plenário.

Blog do Bruno Muniz

Ao Vivo: Sessão: Câmara de Vereadores de Jataúba

terça-feira, 14 de abril de 2020

Juízes podem assumir prefeituras se eleições de 2020 forem adiadas


A possibilidade de adiar as eleições deste ano por causa da pandemia de covid-19 no País pode levar juízes ao comando das prefeituras do País. A disputa está marcada para outubro, mas a falta de perspectiva de quando a crise se encerrará preocupa políticos e magistrados, que já discutem cenários para o caso de não ser possível a população ir às urnas neste ano.

Entre as alternativas cogitadas nos bastidores estão postergar as eleições até dezembro, unificá-las com as disputas de 2022 ou realizá-las no início do ano que vem, mas sem prorrogar mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, o que poderia gerar contestações de adversários políticos.

Nestes dois últimos cenários, a linha sucessória prevê que o juiz responsável pela comarca da cidade assuma a administração local provisoriamente em caso de ausências de prefeito, do vice e do presidente de Câmara Municipal.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), chegou a mencionar a hipótese durante uma palestra, há duas semanas. Mas a manifestação foi vista por aliados apenas como maneira de posicionar-se contra a ideia de prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores.

No meio jurídico, a possibilidade também é vista com ressalvas. Isso porque comarcas enfrentam déficit de magistrados e excesso de processos. "Não vislumbro esse cenário", afirmou a presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Renata Gil de Alcantara Videira.Propostas para alterar a data das eleições por causa do novo coronavírus já foram protocoladas no Congresso Nacional. A cúpula do Legislativo, porém, só pretende abrir algum debate a respeito em meados de maio ou junho.

Cabe ao Legislativo alterar a Constituição."Temos somente duas opções. A melhor é que esteja tudo normal em outubro. A pior é termos que aprender a viver dentro da normalidade, descobrir como praticar os atos do calendário eleitoral nessas novas condições", afirmou Henrique Neves, jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contrário ao adiamento.Ainda que parlamentares promovam uma emenda constitucional, ela deverá ser judicializada porque a alteração ocorreria a menos de um ano até o domingo de votações.

Portanto, é possível que o Supremo Tribunal Federal (STF) seja instado a se manifestar.Enquanto isso, os atuais prefeitos fazem pressão. Preocupados em não serem politicamente afetados na reta final dos mandatos, eles desejam postergar os pleitos - com a prorrogação de seus mandatos - e colocam como contrapartida a chance de destinar o dinheiro do fundo eleitoral deste ano para ações de contenção. Os R$ 2 bilhões previstos no Orçamento estão reservados para gastos de candidatos como viagens, cabos eleitorais e publicidade.

"A suspensão, neste momento, me parece adequada. Para quando? Teremos que avaliar, mas me parece que em outubro não tem como. Suspendendo, poderíamos usar o dinheiro do Fundo Eleitoral para combater a pandemia", afirmou Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, entidade que representa os prefeitos.Os políticos mergulhados nas conversas sobre a postergação argumentam que etapas importantes do calendário eleitoral concorrem com uma fase ainda aguda da doença, e ações de assistência social necessárias poderão ser interpretadas como manobras eleitorais.

Citam, como exemplo, as convenções partidárias, quando as candidaturas são oficializadas, previstas para julho e início de agosto.Além disso, prefeitos reclamam que encerrarão os mandatos em um cenário de queda na arrecadação, por conta dos impactos da redução das atividades econômicas, e de elevação de despesas, acarretada pelas medidas necessárias à contenção do vírus.

"Prefeitos vão ter que tomar medidas, principalmente nas médias e pequenas cidades, onde a epidemia não está ainda com grau muito alto. Fecham comércios e existe uma pressão forte por causa disso.
Estou com pena dos gestores municipais, tenho rezado por eles", afirmou Aroldi.O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, manifestou-se sobre o assunto no dia 3 de abril. Prestes a assumir o TSE, defendeu a manutenção do atual calendário, mas admitiu um adiamento no máximo até dezembro.

A atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber, também rejeita qualquer mudança de data por enquanto, mas, por via das dúvidas, criou um grupo de trabalho formado por técnicos da pasta para avaliar, semanalmente, os impactos da crise no calendário eleitoral.
A primeira reunião do colegiado está prevista para esta terça-feira, 14.A Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é contra unificar as datas das eleições.

Para o presidente do colegiado, Eduardo Damian, o debate deveria ser restrito a estratégias para viabilizar as convenções partidárias em ambientes virtuais e para oferecer mais segurança aos eleitores, como ampliando horários de votação."Os prazos que hoje vigoram podem, mesmo que precariamente, ser cumpridos por meio do trabalho remoto. Se, porventura, a situação da pandemia não se controlar daqui a um ou dois meses discutimos uma solução razoável", disse.

Informações Época Negócios

sábado, 11 de abril de 2020

Santa Cruz tem primeiro caso de Covid-19 confirmado

Foto: Bruno Muniz

Foi confirmado neste sábado (11), o primeiro caso de pessoa com coronavírus em Santa Cruz do Capibaribe. A paciente é uma mulher.

De acordo com informações do prefeito da cidade, Edson Vieira (PSDB), a mulher está em isolamento domiciliar e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde local e pela Secretaria de Saúde Estadual.

A gestão municipal sustentou que novas informações sobre o caso serão dadas ainda hoje.

Blog do Bruno Muniz

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Ministério da Saúde destina R$ 226 milhões para Pernambuco contra coronavírus; confira quanto recebeu sua cidade

A covid-19 já fez milhares de vítimas ao redor do mundo - FOTO: PIXABAY
Leitura: 5min

Pernambuco vai receber aproximadamente R$ 226 milhões da União para ações de combate ao novo coronavírus (covid-19). O total consta em três portarias publicadas em uma edição extra do Diário Oficial, nesta quinta-feira (9).

Uma das portarias, a de número 774, trata da liberação de R$ 4 bilhões para todos os estados e municípios de todo o País. O valor é um adicional ao que já recebem para custeio de ações e serviços relacionados à saúde. A gestão estadual receberá R$ 107.328.017,27, enquanto municípios pernambucanos ficaram com R$ 79.469.953,08.

Com os recursos, estados e municípios brasileiros terão mais fôlego financeiro em caixa para aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos, de acordo com a necessidade local, para enfrentamento específico ao coronavírus.

O valor destinado corresponde a uma parcela mensal do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária. De acordo com a portaria, municípios que recebem recursos para média e alta complexidade terão direito a uma parcela mensal extra, em igual valor. Os que não recebem, terão direito ao valor repassado para a atenção primária, também em igual quantia.

As outras duas portarias trazem recursos das emendas parlamentares. Na primeira, nº 759, que habilita localidades a receberem recursos financeiros de capital destinados à execução de obras de construção na área de saúde, Pernambuco surge com um aporte de R$ 1,404 milhão, que será repartido entre 12 cidades.

A segunda, nº 762, habilita municípios a receberem recursos referentes ao incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB). Nela, Pernambuco recebe aproximadamente R$ 39 milhões para dividir entre quase 90 cidades.
Veja as cidades pernambucanas que vão receber recursos 

Abaixo, estão as cidades que receberam verba da União para combater o coronavírus, de acordo com cada uma das três portarias.

Portaria 759 - recursos destinados à execução de obras na área de saúde

BREJO DA MADRE DE DEUS R$ 138.000,00 

CEDRO R$ 90.000,00

EXU R$ 90.000,00

FLORES R$ 370.000,00

GLORIA DO GOITÁ R$ 138.000,00

IGUARACY R$ 138.000,00

ITAÍBA R$ 90.000,00

SÃO BENTO DO UNA R$ 138.000,00

SÃO JOSÉ DO EGITO R$ 90.000,00

SERRITA R$ 90.000,00

TRIUNFO R$ 90.000,00

TUPARETAMA R$ 90.000,00

Portaria 762 - custeio do Piso de Atenção Básica (PAB)

AFOGADOS DA INGAZEIRA R$ 500.000,00

ARCOVERDE R$ 320.000,00

BELO JARDIM R$ 1.000.000,00

BEZERROS R$ 300.000,00

BOM CONSELHO R$ 1.215.415,00

BREJÃO R$ 405.651,00

BREJINHO R$ 100.000,00

CAMUTANGA R$ 100.000,00

CARNAUBEIRA DA PENHA R$ 300.000,00

CHÃ DE ALEGRIA R$ 344.000,00

CONDADO R$ 1.500.000,00

FLORESTA R$ 200.000,00

GAMELEIRA R$ 500.000,00

IGARASSU R$ 400.000,00

IGUARACY R$ 700.000,00

IPUBI R$ 2.000.000,00

JABOATÃO R$ 4.370.227,00

JUPI R$ 400.000,00

JUREMA R$ R$150.000,00

LAJEDO R$ 400.000,00

LAJEDO R$ 550.000,00

LIMOEIRO R$ 500.000,00

MACAPARANA R$ 800.000,00

MIRANDIBA R$ 300.000,00

MIRANDIBA R$ 300.000,00

MOREILÂNDIA R$ 170.000,00

MORENO R$ 100.000,00

OROBÓ R$ 900.000,00

OROCÓ R$ 350.000,00

PALMEIRINA R$ 300.000,00

PARNAMIRIM R$ 170.227,00

PASSIRA R$ 1.300.000,00

PEDRA R$ 400.000,00

PETROLINA R$ 2.485.114,00

QUIXABA R$ 250.000,00

RIACHO DAS ALMAS R$ 100.000,00

RIBEIRÃO R$ 100.000,00

RIO FORMOSO R$ 150.000,00

SAIRÉ R$ 500.000,00

SALOÁ R$ 300.000,00

SANTA CRUZ R$ 200.000,00

SANTA FILOMENA R$ 900.000,00

SANTA FILOMENA R$ 100.000,00

SANTA MARIA DA BOA VISTA R$ 200.000,00

SANTA TEREZINHA R$ 300.000,00

SÃO BENEDITO DO SUL R$ 450.000,00

SÃO BENTO DO UNA R$ 750.000,00

SÃO JOAQUIM DO MONTE R$ 800.000,00

SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE R$ 150.000,00

SÃO JOSÉ DO BELMONTE R$ 400.000,00

SÃO JOSÉ DO EGITO R$ 350.000,00

SÃO VICENTE FERRER R$ 400.000,00

SERRA TALHADA R$ 6.100.000,00

SERTANIA R$ 250.000,00

SURUBIM R$ 600.454,00

TACAIMBÓ R$ 100.000,00

TAMANDARÉ R$ 100.000,00

TAQUARITINGA DO NORTE R$ 100.000,00

TEREZINHA R$ 400.000,00

TIMBAÚBA R$ 150.000,00

TRACUNHAÉM R$ 400.000,00

VENTUROSA R$ 150.000,00

VERTENTES R$ 1.000.000,00

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO R$ 500.000,00

XEXÉU R$ 300.000,00
Portaria 774 - verba extra do Ministério da Saúde e Jataúba também foi contemplada com 78.281,24 

Blog Jornal do Commercio

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Secretaria municipal de saúde de Jataúba realiza Capacitações sobre Covid-19 e uso de EPIS para profissionais da UMAAC


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (06) de abril a uma série de capacitações para os profissionais da saúde sobre o uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), na prevenção e combate à pandemia do Covid-19 no município. 


As formações estão sendo realizadas no próprio Hospital, durante toda a semana os profissionais de saúde do município foram treinados. Na pauta, fluxograma, paramentação e desparamentação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e discussão de notas técnicas.Esses treinamentos são voltados tanto para os médicos, quanto para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e os Auxiliares de Serviços Gerais, recepcionista que trabalham no hospital. O objetivo é evitar que os próprios profissionais sejam infectados com o vírus enquanto tratarem de possíveis pacientes que possam surgir na cidade, através do uso correto dos EPI’s. 


Portanto, a intenção é proteger nossas equipes. Durante a formação, ensinamos a eles todo o processo de paramentação e desparamentação, que correspondem às formas certas de vestir e retirar os equipamentos, que são a máscara, o macacão, os óculos, a toca e a sapatilha pro-pé.

 

A retirada desses materiais é a etapa principal para evitar o contágio. Hoje, o maior índice de contaminação de profissionais da saúde nos países europeus tem sido justamente nesta etapa da desparamentação. É preciso instrumentalizar, preparar e cuidar daqueles que estão na linha de frente nessa luta contra o Coronavírus”.


O treinamento é uma recomendação OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde. As formações ainda envolvem o processo correto da higienização das mãos durante o manuseio de todo o material usado pelos profissionais. Todos esses equipamentos, caso sejam utilizados durante atendimento a pacientes com suspeita ou com confirmação do contágio do vírus.


Da Assessoria.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Ao Vivo. Entrevista no programa Papo Reto

Nota de esclarecimento.


O Município de Jataúba publicou no dia 31 de março de 2020 o Decreto Municipal de nº 011/2020, referido decreto dar ao Chefe do Poder Executivo a possibilidade de suspender os contratos temporários EM CASO DE NECESSIDADE. 

Pois bem, ocorre que com a crise instalada em decorrência do coronavírus, a tendência é que a receita do Município poderá sofrer uma queda brusca na arrecadação e tornar-se-á impossível sustentar alguns contratos vinculados ao Município. 

No entanto, o Fundo de Participação dos Municípios conhecido como FPM, principal fonte de arrecadação do Município, não sofreu nenhuma alteração em relação a 2019, embora o ano de 2020 tenha havido aumento de salários, o Município de Jataúba busca continuar gerindo a máquina pública sem nenhuma alteração no momento. 

Informamos ainda que esta Administração Pública está se esforçando para combater todas as necessidades que a população enfrenta com a crise econômica e com o enfrentamento ao COVID-19, envidando esforços para que todos os jataubenses se sintam abraçados e satisfeitos com os serviços públicos prestados à população. 

Por fim, deixamos claro que a medida manifestada no Decreto Municipal nº 011/2020, só será adotada em caso de extrema necessidade, informamos também que referida norma apenas foi editada para resguardar o Chefe do Executivo diante dos Órgão de Controle.

Até o momento todos os contratos permanecem!

Jataúba, 08 de abril de 2020

domingo, 5 de abril de 2020

Nota de resultado de exames sobre COVID-19


A prefeitura de Jataúba através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no início da noite deste domingo (05), recebeu da Secretaria Estadual de Saúde o resultado do exame do paciente de 75 anos da zona rural de Jataúba, que faleceu na última sexta-feira (03) no Hospital Mestre Vitalino, com suspeita de coronavírus (covid-19), o resultado do exame apresentou não detectável para o covid-19, ou seja, NEGATIVO. Assim o município segue sem nenhum caso confirmado para a doença. 

A Secretaria de Saúde do município segue orientando e alertando a população sobre os cuidados de combate ao coronavírus, a questão da quarentena e higienização.


Secretaria Municipal de Saúde 

Postagem em destaque

Edson Vieira amplia base política em Altinho e recebe apoio dos vereadores Novinho e Naninho

O deputado estadual Edson Vieira (Podemos) segue ampliando sua base de apoios pelo Agreste pernambucano. Desta vez, o parlamentar recebeu a ...