Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Nacional: Imagens de abuso sexual infantil online crescem 70% no Brasil em 2023




No Brasil, a quantidade de imagens de abuso e exploração sexual infantil encontradas na internet cresceu 70% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com 2022, sendo a maior alta desde 2020. Segundo a organização não governamental SaferNet, no período sua central recebeu 23.777 denúncias, remetidas para apuração ao Ministério Público Federal, com o qual mantém convênio.

Nos primeiros quatro meses de 2022, o total de casos encaminhados às autoridades foi de 14.005. No intervalo entre 2019 e 2022, o aumento tem sido uma constante. Em 2022, chegaram à central mais de 100 mil denúncias pelo segundo ano consecutivo, fenômeno que não ocorria desde 2011.

E não foram somente as denúncias que se multiplicaram. O número de links únicos compartilhados, que dão acesso a imagens de abuso, também cresceu desde 2019, nos primeiros quatro meses do ano, quando se comparam os registros de um ano para o outro. Há apenas uma exceção quanto à tendência, a de 2022.

A central existe desde 2006 e, dois anos depois, já atingia 289.707 denúncias, marca recorde, o que demonstra a necessidade de se encarar com seriedade esse tipo de crime. Outro dado importante que indica a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em relação a tais práticas é o aumento de 102,24% em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19.

Fonte: Agência Brasil

Mulher acusada em envolvimento na morte do próprio tio em Jataúba é absolvida, mas permanecerá presa devido a acusação de ter participação na morte do delegado Anderson Liberato



Fotos: Arquivo/Blog do Ney Lima.

Nesta quinta-feira (18) foi realizado o julgamento no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe, de Elisângela Almeida Alves Santana, acusada de ter envolvimento no homicídio que vitimou o seu tio, José Edielson de Almeida Ramos, conhecido por “Inácio de Ananias”, que foi morto por disparos de arma de fogo na cidade de Jataúba em abril de 2021.

Durante o julgamento desta quinta, o representante do Ministério Público sustentou a absolvição do delito de homicídio devido a ausência de provas robustas que liguem Elisângela ao crime de morte. No mesmo sentido, a Defesa Técnica da acusada sustentou como tese defensiva a negativa de autoria.




Já a assistência da acusação sustentou a condenação de Elisângela pelo delito de homicídio duplamente qualificado, pelo motivo fútil e o recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Ao final do julgamento e por maioria de votos, o Conselho de Sentença votou negativo para os quesitos de autoria e acabou absolvendo Elisângela nesse caso em que vitimou o seu tio.


De acordo com o juiz que presidiu o júri, apesar de ser absolvida nesse crime, Elisângela deverá permanecer presa em virtude de outro mandado de prisão que há contra ela, sobre a acusação de também de ter participação na morte do delegado de polícia Anderson Liberato, que ocorreu poucos dias após da morte do tio de Elisângela.




No dia da morte do delegado, as Polícias Militar e Civil cercaram o apartamento onde estava Elisângela e o seu ex-companheiro, José Carlos de Santana, para cumprirem mandados de prisão. Durante esta ação, o delegado de polícia, Anderson Liberato foi alvejado por três disparos de arma de fogo, vindo à óbito.




Na troca de tiros com o delegado, o suspeito José Carlos foi baleado na perna, sendo morto durante transferência para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, onde no trajeto na BR-232, próximo ao Sítio Juriti, um veículo interceptou a ambulância e pessoas desconhecidas assassinaram o José Carlos.


O julgamento de Elisângela em relação a acusação no envolvimento na morte do delegado está previsto para ocorrer no próximo mês de julho

Informações do Blog Jataúba News