Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

"Esses recursos de 1 milhão e 600 mil não são exclusivos para o combate ao coronavírus" esclarece prefeito Antônio de Roque em Jataúba


Nesta segunda-feira (04) o prefeito da cidade de Jataúba Antônio de Roque (MDB) entrou em contato com a redação do Blog Folha de Jataúba para fazer alguns esclarecimentos sobre uma matéria veiculada no blog neste final de semana que tratava da (PLP 39/2020), que prestará auxílio financeiro de R$ 125 bilhões a estados e municípios para combate à pandemia da covid-19, votada e aprovada pelo Senado federal no último sábado dia 02/05, onde o município receberá R$ 1.636.872,13.

O título da matéria tratava que esse valor seria destinado para ações de combate a pandemia do COVID-19, no entanto, o prefeito explicou a origem e finalidade dos recursos para os municípios. “Esses recursos não são exclusivos para ações de combate ao coronavírus, é na verdade um socorro para os estados e municípios que pela situação econômica que o país enfrenta irão sofrer uma redução nos repasses federais e esse dinheiro vem para complementar essa diferença”, destacou Roque.

Segundo ele o município de Jataúba, por exemplo, terá repasses do FUNDEB, infraestrutura, dentre outras áreas reduzidos e a medida aprovada pelo senado visa exatamente dar autonomia ao Governo Federal de liberar os recursos proporcionais às percas para que os gestores não tenham que demitir ou mesmo deixar de pagar a folha de salários alegando falta de recursos.

O prefeito ressaltou que dentro esse montante vem recursos também para a saúde, porém, a maior parte dos valores não são direcionados exclusivamente para essa finalidade. “Os recursos que vieram para o combate ao COVID-19 foram quase 79 mil de uma vez e depois veio mais 17 mil, esses sim foram para ser investidos no combate a doença”, completou Antônio de Roque.

Roque disse que a medida foi muito importante uma vez que os estados e municípios não podem parar e com a queda nos repasses dos recursos federais ficaria muito difícil para os gestores, segundo ele, só nos repasses do FUNDEB o município de Jataúba irá ter uma redução em torno de 400 mil reais e parte dos pouco mais de 1 milhão e 600 mil será exatamente para cobrir essa diferença, além de outras áreas da administração pública.

Jota Silva / Folha de Jataúba