Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Posto de Atendimento ao eleitor continuará atendendo normalmente no Fórum de Jataúba

O Juízo da 54ª Zona Eleitoral de Pernambuco informa que o Posto de Atendimento ao eleitor, situado no Fórum de Jataúba, permanecerá ativo. Assim o eleitorado de Jataúba não precisa se deslocar a cidade de Brejo da Madre de Deus para emissão dos títulos eleitorais (alistamento, transferência, revisão).

Diogo Moraes propõe projeto para garantir formulação de estatísticas em casos de automutilação em Pernambuco


Diante do aumento envolvendo jovens e adolescentes em casos de automutilação, constatado através de pesquisas internacionais, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) apresentou proposta na Assembleia Legislativa de Pernambuco com o objetivo garantir a elaboração de estatísticas desses casos no âmbito estadual. Após aprovado e sancionado, o projeto de Lei Ordinária Nº 1634/2017 poderá dar subsídio à formulação de políticas públicas de prevenção da automutilação.

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta o grande número de casos estimados no país. Os dados são alarmantes. A estimativa, baseada em dados internacionais, é que a automutilação, ou Cutting, atinja 20% dos jovens brasileiros. Ou seja, dos 52 milhões de jovens, entre 14 e 24 anos, 10,2 milhões podem estar cometendo este tipo de autoagressão. Nestes levantamentos, foi percebido que a prática tem aumentado na última década, sendo, portanto, um problema “recente".

"De acordo com o Ministério da Saúde, não existem estudos epidemiológicos para estes problemas. Apurando com a Secretaria de Saúde, também identificamos que este dado não é de notificação compulsória para o órgão. Desta forma, a identificação de casos é dificultada. É primordial que tenhamos dados concretos para a formulação de políticas que possam solucionar esse mal", afirmou o autor da proposta, Diogo Moraes.

A automutilação é caracterizada por qualquer comportamento intencional que envolva agressão direta ao próprio corpo, sem que haja intenção consciente de suicídio. Durante pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa, o parlamentar citou a iniciativa da Escola Estadual Maria Gayão, localizada em Araçoiaba, que realiza um trabalho educativo e de conscientização para ajudar os jovens estudantes, com peças teatrais e orientações sobre o tema. A ação foi iniciada depois que uma professora da unidade identificou cinco casos de automutilação entre alunos da escola.

“O tema elencado pela escola pernambucana traz à tona a necessidade de expandir este tipo de atenção dentro das escolas do nosso Estado, locais onde os jovens e adolescentes passam a maior parte do seu tempo, tornando mais fácil e rápida a descoberta”, complementou Diogo Moraes. O deputado também solicitou à presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputada Roberta Arraes, a inclusão do assunto na pauta de discussões do colegiado. 

Da assessoria parlamentar

Suspeito que residia em Santa Cruz é preso por planejar sequestro de gerente de banco na Paraíba


Fotos: Portal Correio/PB

Nesta última terça-feira (03), João Paulo Alves de Souza (18 anos) foi preso, após perseguição policial. Ele é suspeito de planejar o sequestro de um gerente de banco em João Pessoa. Segundo a polícia, o jovem que afirmou ser de Santa Cruz do Capibaribe, já vinha sendo monitorado por suspeita de envolvimento com explosões a bancos no estado.

A perseguição aconteceu após ele ter sido surpreendido por uma viatura do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) nas proximidades do Centro Administrativo do Estado no Bairro Jaguaribe. Na ocasião, o elemento estava dirigindo uma caminhonete branca e acelerou ao perceber a aproximação da polícia. Porém, o suspeito perdeu o controle do carro ao tentar fazer uma curva, e acabou batendo contra a parede de uma residência.


Dentro do carro, foi encontrado um revólver calibre 38 com munições. João Paulo teve ferimentos pelo corpo, foi preso e encaminhado a um hospital da Capital. Ainda segundo a polícia, um outro suspeito conseguiu fugir em um carro antes do início da perseguição.

João Paulo revelou aos policiais que teria roubado o carro em Campina Grande e que estaria planejando juntamente com o outro suspeito, o sequestro de um gerente em João Pessoa. O efetivo afirmou que João Paulo residia no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe, e que já tinha passagens pela policia quando era adolescente.

Blog Ney Lima informações do Portal Correio/PB

Arma de fogo é apreendida após confusão durante bebedeira em Jataúba


Na residência de Fabiano foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira. Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite desta quarta-feira (04) três pessoas foram conduzidas para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, após se envolverem em uma confusão no município de Jataúba.

Segundo informações da polícia, três pessoas estariam se divertindo em uma residência na conhecida ‘Rua do Matadouro’, onde faziam usos de bebidas alcoólicas, porém durante a bebedeira, houve um principio de discussão entre eles por motivo fútil.


Na ocasião, um jovem de 20 anos de idade foi esfaqueado no braço esquerdo e em seguida apedrejado nas costas pelos acusados, José Erivan da Silva Nascimento (20 anos) e Fabiano Cláudio da Silva (38 anos).

A Polícia Militar foi acionada e na residência de Fabiano foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira (tipo soca-soca). Os envolvidos e arma foram conduzidos para a delegacia de Santa Cruz
Blog do Ney Lima