Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Hoje tem rodízio na Pizzaria 2 irmãos


Secretaria de Educação de Jataúba recebe o prêmio 'gigantes da educação municipal'


A Prefeitura Municipal de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer conquistou o Prêmio “Gigantes da Educação Municipal” com o projeto “FAMÍLIA E ESCOLA DE MÃOS DADAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”. 


Estiveram presente nesta premiação a Secretária de Educação, Severina Farias; A Supervisora de ensino, Gesilda Batista; Joana Souza; O secretário de finanças, Anderson Avelino; O presidente do fórum municipal de educação, Carlos Silva e o diretor de Turismo, Carlos Xavier.


Esse projeto foi desenvolvido em toda rede municipal de ensino com a coordenação da professora Maria Janete, com reuniões mensais que contam com a presença e participação de País, professores e coordenadores em busca de elaborar melhorias educacionais para o município, bem como inserir a família no processo de aprendizagem dos alunos.


O reflexo dessa parceria é notada através dos índices conquistados pelas escolas do município nas provas externas como, por exemplo, o SAEPE onde algumas escolas de Jataúba tem alcançado médias superiores a média estadual, além de diminuir drasticamente a evasão escolar.


Coincidentemente, no dia em que o município de Jataúba recebia o prêmio pelo projeto “Família e Escola de Mãos Dadas Por Uma Educação de Qualidade”, deu-se início aos encontros do referido projeto. A equipe de coordenadores da secretaria de educação: Carol, Thays, Ayslan, José de Quitério e a professora Edna estiveram nas escolas Rafael da Costa e Sebastião Gomes, localizadas nas comunidades do Serrote Apertado e Impoeiras, Zona Rural de Jataúba. 


Desta forma, na pessoa da secretária de Educação Drª Severina Farias parabenizamos a todos os profissionais que vem desempenhando um excelente trabalho na rede municipal de ensino. Bem como parabenizar o prefeito Antônio de Roque e o Vice-prefeito Jackson Buraco que não medem esforços para garantir que todos os Jataubenses tenham acesso a uma educação de qualidade.

“Uma equipe forte e determinada é aquela em que todos se empenham e dão o seu melhor para alcançar um grande resultado em conjunto”

Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Garota de seis anos é vítima de estupro no Agreste de Pernambuco

Imagem meramente ilustrativa

Um caso de estupro está endo investigado pela polícia de Iati, cidade situada no Agreste de Pernambuco. Na ocasião, uma garotinha de apenas seis anos foi alvo de abuso sexual por parte de um homem que invadiu a residência onde ela estava.

O fato aconteceu no domingo (02). A criança passou por atendimento médico e o caso foi registrado na delegacia de Garanhuns. Até o fechamento dessa reportagem o acusado do crime ainda não havia sido preso.

Blog do Bruno Muniz

Festas juninas: barulho dos fogos de artifício pode causar perda auditiva, especialmente em bebês e crianças pequenas


Foto: Divulgação
Para evitar danos à audição, um adulto deve ficar pelo menos a 20 metros da explosão dos fogos, enquanto as crianças devem ser mantidas a uma distância de 50 a 60 metros.

Junho é o mês de aproveitar as tradicionais festas de São João, Santo Antônio e São Pedro. Quem não gosta? Em meio a guloseimas irresistíveis, outra tradição se destaca: os fogos de artifício e os rojões, que dão um colorido ao festejo. Mas embora lindos no céu, o barulho desses artefatos causa incômodos e traz sérios riscos à audição, especialmente dos bebês e crianças pequenas.

É que o som forte produzido durante a queima dos fogos pode causar danos irreparáveis ao sistema auditivo, como perda de audição severa, uni ou bilateral, temporária ou – nos casos mais graves – definitiva e irreversível. O principal sintoma de que algo está errado é o aparecimento imediato de um zumbido. Já as crianças podem manifestar, no choro, o que estão sentido. O pior é que na maioria das vezes os pais não se dão conta do estrago que os fogos podem ter acarretado ao sistema auditivo de seus filhos.

"Nesta época de festas juninas há muitos casos de perda de audição unilateral, em apenas um dos ouvidos. O maior problema é a intensidade de som dos fogos em um curto espaço de tempo. O prejuízo é imediato, se estivermos muito perto. O sintoma mais recorrente é o zumbido, transtorno que atinge milhões de pessoas no mundo. Se depois do estampido dos fogos houver zumbido ou sensação de ouvido tampado é preciso procurar logo um médico otorrinolaringologista para avaliar a extensão e gravidade do dano auditivo", explica a fonoaudióloga Marcella Vidal.

Por isso é tão importante manter as crianças longe dos fogos, uma vez que o ruído – principalmente dos rojões – pode atingir mais de 120 decibéis, mesmo a uma distância superior a três metros de onde o artefato está sendo aceso. O limite seguro de exposição aos sons é de 85 decibéis, de acordo com os especialistas.

"A imaturidade auditiva dos primeiros 18 meses de idade pode fazer com que haja lesão na cóclea – órgão localizado na orelha interna – se a criança for exposta a sons muito altos ou passar muito tempo em ambiente barulhento. Essa lesão pode passar despercebida no momento da festa. No entanto, pode dar início a um processo de perda de audição, uma vez que as células auditivas, quando morrem, não são repostas pelo organismo", ressalta Marcella.

A fonoaudióloga lembra também que na empolgação da festa é comum os pais ficarem com bebês e crianças pequenas no meio do barulho. É preciso ficar atento aos sinais.

"Irritação e choro são os principais sintomas de que o bebê não está confortável. Deve-se então procurar locais mais tranquilos e manter a voz sempre em baixo volume, para que o bebê fique calmo, estimulando assim a plasticidade do nervo auditivo, que é importante nos primeiros meses de vida", explica a fonoaudióloga.
Recomendações:

Para diminuir o risco de perda auditiva como resultado do intenso ruído, a fonoaudióloga Marcella Vidal recomenda algumas precauções:

- Distância da fonte do som. Quanto mais distante você estiver da explosão dos fogos de artifícios, mais você e sua família estarão protegidas. Se um adulto está vendo uma explosão sucessiva de fogos, cujo ruído atinge 170 decibéis, por exemplo, precisa ficar a uma distância de 20 metros, enquanto que para as crianças, a distância segura é de 50 a 60 metros;

- Uso de protetores auriculares durante a explosão dos fogos. Se estiver acompanhando um show pirotécnico, é indispensável colocar protetores nos ouvidos;

- O ideal é não levar bebês e crianças a locais de queima de fogos e festas barulhentas; porém, se for inevitável, ficar o mais afastado possível do ruído.

Blog do Bruno Muniz

Pastor evangélico é morto a tiros em Brejo da Madre de Deus


Um pastor evangélico foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (05) no Trevo que dá entrada ao município de Brejo da Madre de Deus. A vítima foi Aluciano Santos, que estava se dirigindo até a Rádio Colinas FM, onde apresentava um programa das 22 às 00h.

Segundo informações obtidas por nossa equipe de reportagem, a vítima teria sido surpreendida e atingida com disparos na nuca e nas costas, que veio a falecer no local antes mesmo da chegada do socorro.

Ao ser executado, a bíblia do pastor ficou jogada há alguns metros do corpo. Ele havia aberto uma congregação no Bairro Boa Esperança há algumas semanas.

Em seus testemunhos, ele afirmava que já teria cumprido pena de oito anos de prisão, após ser acusado de ter cometido três homicídios na região. Apesar das acusações, ele frisava que era inocente e que teria conhecido o evangelho dentro da unidade prisional.

Blog do Ney Lima