Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Homenagens marcam cerimônia de entrega dos certificados do CIDATEC


Aconteceu na noite desta quinta-feira (08) a entrega dos certificados para os 122 alunos que concluíram os cursos de informática básica, avançada e da melhor idade, promovidos pelo CIDATEC (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania), uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.


A noite foi especial, além das entregas dos certificados houveram apresentações do grupo da melhor idade e uma homenagem ao jornalista Emanoel Glicério (in memoriam), pois num reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos à comunicação digital em Santa Cruz, a Câmara resolveu denominar o espaço de qualificação de “CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério”. Os pais do jornalista e familiares prestigiaram a cerimônia e ficaram agradecidos com a homenagem. “Onde ele estiver, está feliz em dar nome a um projeto voltado a informática, pois ele foi um dos primeiros a investir no jornalismo digital em nossa cidade”, disse Laércio Glicério, irmão do jornalista.


O presidente da Câmara Júnior Gomes (PSB) avaliou a cerimônia “A noite foi especial, pois além das entregas dos certificados pudemos homenagear o jornalista Emanoel Glicério. Recebemos os familiares do jornalista, que muito nos honra em dar seu nome ao CIDATEC, um projeto que está crescendo a cada dia e tem proporcionado o acesso a informática por parte de todos os cidadãos santa-cruzenses”, afirmou Junior.

As matrículas para as próximas turmas do CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério acontecerão do próximo dia 12 até o dia 30 deste mês. “Continuaremos ampliando o CIDATEC, na próxima etapa teremos mais uma inovação, que será a oferta de aulas no período da noite, para que assim, mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos dos cursos”, finalizou Junior Gomes.


Também participaram da cerimônia, os vereadores Dida de Nan (PSDB), Professor Afrânio (PDT), Pipoca (PMN), Jéssyca Cavalcanti (PTC), Carlinhos da COHAB (PSL), Zé Elias (PTB), Zezin Buxin (PSDB) e Narah Leandro (PSB).

Santa Cruz do Capibaribe terá novo binário na PE-160


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está implantando um novo binário como alternativa para melhorar a mobilidade do município, na PE-160, na altura dos bairros Bela Vista e Cruz Alta.

O binário eixo norte/sul contará com uma via exclusiva que vai da passagem molhada de São Domingos até a estrada da Vila do Pará, com acesso pela Rua Amaro Manoel das Chagas. Outra via exclusiva da Estrada do Pará até o final do Bairro Cruz Alta.
Para complementar serão instalados semáforos na PE-160, na altura dos bairros Bela Vista e Cruz Alta.

O trânsito será modificado nas ruas Josefa Maria de Jesus e José Chagas, no bairro Cruz Alta, Pedro e Paulo Alves da Rocha e João Glicério do Nascimento, no Bela Vista. Também serão instalados semáforos para controle do fluxo e segurança dos pedestres.

“É uma ação que visa melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida da população e evitar acidentes naquele trecho”, diz o secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra.

O binário é um sistema em que há divisão de vias principais, no qual cada uma segue em um sentido. De acordo com o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, essa era uma cobrança antiga dos santa-cruzenses que agora está sendo viabilizada.

A ação da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana e Secretaria de Planejamento e Gestão tem previsão de estar concluída até o final de maio.

Resenha do dia: Too voando baixo.

Ontem em uma roda de amigos encontrei um popular mais alegre que pinto no lixo, tratasse de Jefferson Monteiro conhecido por (Finha), ao sentar em nossa mesa Finha já chegou falando de futebol, é quê em Jataúba jogador da sua categoria está difícil de encontrar, e que sua especialidade é a velocidade, num tem para ninguém nessa Região, agora veja a baixo o porte do atleta, já que fizeram a campanha somos todos macacos só resta fazer nossa parte se é que ainda da tempo 

#Finhanaseleção. 

veja a foto do atleta em forma.



Collar Blog Jataúba News

Resumo da Câmara

 

Mais uma vez a vereadora Vanessa iniciou os discursos da câmara de vereadores, fez um pedido ao presidente da câmara para que fosse trocada a bandeira de Pernambuco pois a mesma já está sem cor. E também pediu que o vereador, Antônio Biliosa na hora em que estivesse lendo a ata falasse mais alto, por que ninguém consegue ouvir. Mais uma vez a vereadora tocou na questão segurança, onde já foi feito um movimento, chamando a imprensa e que os vereadores da oposição todos estavam presentes, e nem um vereador da situação compareceu na época, mas continuam do mesmo jeito, os assaltos a falta de segurança, deixando a população a mercê dos bandidos. “Já que estão ao lado do governador, agora faça este pedido a ele, tanto para segurança como para saúde, sabemos que no nosso país está difícil tanto saúde como segurança, mais num custa fazer este pedido”. A vereadora parabeniza a Fabio Jr e Gagá, pelo trabalho que vem fazendo dentro do esporte de Jataúba. “ Venho também parabenizar o prefeito que ontem mais uma vez apresentou os carros que foram adquiridos pela prefeitura, espero que estes sirvam para o povo não para os políticos e aliados do prefeito como é de costume”. Para finalizar a vereadora desejou um feliz dia das Mães, a todas as Mães jataubense.  

O Vereador Chico de Irineu agradeceu aos vereadores pelos seus requerimentos terem sido aprovados, um dos requerimentos feitos pelo vereador foi quê, o prefeito tomassem as devidas providencias, locando um carro para fazer uma Blitz Animal ”ou seja,” retirar estes jumentos que estão pondo em risco a vida das pessoas que trafega nas PE 160 e 145. Segundo o vereador como tem muitos recebendo da prefeitura sem fazerem nada, deviria pegar esta turma e fazer um mutirão para tirarem estes animais das margens das PE. O outro requerimento feito pelo o vereador foi sobre um prédio que se encontra quase abandonado, é a conhecida garagem da maquina, onde poderia ser destinada a uma fábrica que pudesse fazer um comodato e trazer suas confecções para gerar empregos em nossa cidade, umas das fábricas que foram citadas foram a Rota do Mar, Gang Off,  segundo o vereador fazendo um comodato de 5 anos, isso irá gerar em tono de 500 empregos para nossa região. Para terminar o vereador pediu que fossem tirados o lixo que está sendo jogado na entrada da vila do Riacho do Meio, que é uma vergonha e queria que o vereador Didi estivesse presente na reunião, para que ele desta vez falasse e desse uma posição sobre o lixo que segundo o vereador Chico não está sendo retirado dali porque são pessoas que não votam em Didi e nem no Prefeito (ou seja fazendo politicagem).  E ainda falou que os carros que estão sendo destinado a população para transportarem  a Recife ou onde quer que sejam, não é bondade do prefeito e sim lei, ele tem que fazer isso porque a verba vem, não porque é bonzinho e sim por obrigação. Para finalizar o vereador desejou a todas as Mães de Jataúba um feliz, dias das Mães. 


O vereador Zuza do Jacu usou a tribuna para agradecer os vereadores por terem também aprovados seus requerimentos onde nele consta um posto de saúde para a região do mimoso, onde a população é grande e esta faltando este benefício naquela região. Mais uma vez o vereador pediu transparência sobre os gatos, que já há um ano e quatro meses que pede e não é atendido, e espera que com esse requerimento que foi aprovado seja desta vez que seu pedido seja  concretizado e se em trinta dias isso não for feito irá tomar as medidas cabíveis. Outra parte que foi abordada pelo vereador foi às vacinas dos animais que segundo o vereador os responsáveis por este departamento são o secretário Aldo Santos e o Secretario Zainha que está deixando a desejar, que na época em que ele o (vereador) fazia parte deste departamento, já estavam quase erradicando este problema de febre aftosa, e que hoje está tudo ao contrário. E também desejou um feliz dia das Mães.

Em seguida o vereador Firoca foi à tribuna e iniciou seu discurso falando sobre o esporte, e que queria saber quem é o secretario de esporte desta cidade que ainda não foi nomeado, e neste contexto ele parabenizou Fabio Jr e Gagá, por esta grande iniciativa que estão tendo, em se preocupar com as crianças e jovens de nossa cidade. E já de antemão, o vereador deixou que esteve em reunião com o dono da Auto Escola de Santa Cruz o senhor Aloizio, e que ele se prontificou em ajudar com matériais de esportes para a garotada, e que o preparador físico do Ypiranga também se prontificou em ajudar, e que este projeto irá começar em julho. Em questão a saúde o vereador voltou a um assunto que foi iniciado a semana passada, quando tinha pedido uma parte ao presidente mais não concedida, é que o vereador Zito Lopes tinha falado que a saúde daqui estava boa e comparou Jataúba com outras cidades, então o vereador aproveitou seu tempo e falou sobre o caso, “É o seguinte senhor presidente, não podemos copiar as coisas ruins das outras cidades não, temos que se preocupar com a nossa cidade e o nosso município, e ter que fazer o melhor por nossa população, e sobre a falta de médico saiba o senhor quê, em um minuto podemos salvar uma vida ou perdê-la”. E para terminar o vereador Firoca também desejou um feliz dia das Mães para as Mães de nossa Jataúba.


O vereador Jackson falou sobre o Programa Mais Médico que Jataúba não teve a sorte de ter sido contemplada, se tivesse vindo este quadro médico para nossa cidade com certeza teríamos um médico para suprir a falta do outro, segundo o vereador Galego está aguardando este programa Mais Médico chegar a nossa cidade, e quê com certeza irá suprir as necessidades do povo. O vereador também falou sobre o assunto dos carros que envolveram os vereadores Chico de Irineu e Zito Lopes, para o Galego o vereador Zito se equivocou na resposta dada ao vereador Chico, “sabemos que esta verba vem e é obrigação do prefeito executá-la, por isso eu digo que o vereador Zito não entendeu direito a pergunta feita pelo vereador Chico”.   E para finalizar seu discurso, Galego desejou um feliz dia das Mães.

O ultimo que usou a tribuna foi o vereador Zito Lopes, o vereador iniciou seu discurso se justificando sobre os agradecimentos que tinha feito ao prefeito, para o vereador muito simples, todo esse agradecimento foi porque antes não tinha isto aqui em nossa cidade,  mais hoje está ai a realidade, nada mais louvável agradecer pelo que está sendo feito, (se referindo dos carros que levam as pessoas para Recife ou qualquer lugar que seja preciso), e falou também dos peixes que o vereador Chico tinha cobrado o valor pagos pelo os mesmos, segundo o vereador Zito por sinal os peixes eram muito bons, e que até ele foi beneficiado com os mesmos, e mais uma vez batêu o esquecimento no vereador Zito, (ele falou que no passado isso não tinha em nossa cidade). 

Collar Blog Jataúba News

Datafolha: Dilma tem 35% de rejeição e Aécio 31%



Estadão Conteúdo.

Levantamento do Datafolha divulgado nesta sexta-feira (9) mostra que o nível de rejeição da presidente Dilma Rousseff (PT) subiu de 33%, índice registrado pelo instituto no mês passado, para 35%. O pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves, registrou queda de dois pontos percentuais, caindo de 33% para 31%. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) manteve o índice de rejeição de 33%.

A rejeição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso fosse candidato, ainda seria a menor entre os principais concorrentes avaliados. Lula aparece no levantamento de hoje com apenas 17% de rejeição, uma queda de 2% diante do levantamento feito em abril, quando 19% do eleitorado disse não votar no petista em hipótese alguma.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 7 e 8 de maio de 2014 com 2.844 pessoas em 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00104/2014.

Câmara aprova piso de R$ 1.014 para agentes de saúde



Agentes comunitários de saúde e endemias comemoraram a aprovação, na última quarta-feira (7), do projeto de lei que garante aos profissionais um piso salarial de R$ 1.014. A matéria, em tramitação na Câmara dos Deputados há pelo menos oito anos, havia sido bloqueada pela base governista por ser considerada uma “pauta bomba”, denominação dada aos textos que implicam em aumento de despesas para a União.

O projeto segue agora para apreciação no Senado Federal e, se for aprovado sem alterações, vai para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

De acordo com o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que esteve envolvido na tramitação da matéria, mais da metade das prefeituras do país não repassam esse valor integralmente aos profissionais, porque, segundo ele, os prefeitos utilizam parte desse dinheiro para pagar encargos trabalhistas.

Gonzaga disse ainda que o impacto financeiro para os municípios vai ser de cerca de R$ 700 milhões no primeiro ano, no entanto, o próprio projeto, afirmou o parlamentar, prevê autorização para que o Governo Federal conceda um “incentivo extra” para os municípios usarem no “fortalecimento de políticas” relacionadas à atuação dos agentes comunitários.

Caruaru sedia 7º Encontro Estadual do MTST


Ana Rebeca Passos
De Caruaru

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) promove até domingo (11), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o 7º Encontro Estadual do Movimento. Os manifestantes estarão reunidos em um hotel da cidade para discutir e avaliar as últimas ações e planejar o cronograma de atividades da entidade para os próximos dois anos.

“Vamos fazer um debate também sobre questões conjunturais e atuais como mobilidade, acessibilidade, transporte público, trânsito e moradia no ponto de vista da sua qualidade. O governo tem avançado muito com projetos habitacionais, mas nós entendemos que ainda precisa melhorar muito mais a questão da qualidade da casa. O MTST não pensa apenas na moradia pela moradia, nós temos quer pensar fazendo essa ponte com os temas que mencionei”, explicou Marcos Cosmo, coordenador estadual do MTST.

“Por ser um ano eleitoral, teremos também uma análise de conjuntura política até diante dos projetos políticos que estão se colocando, o movimento vai ter um momento muito rico que é de fazermos esse debate e para onde nós vamos”, completou o coordenador.

Na manhã de hoje (9), foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do centro de Caruaru em direção à Câmara Municipal para um ato político. “É uma caminhada comemorativa, onde estamos pela primeira vez, em quatorze anos de existência, realizando o sétimo encontro estadual na Capital do Agreste”, disse Marcos, ao ressaltar a presença de cerca de trezentos filiados no ato desta sexta-feira.

Uma chance pelo futebol


O baluarte desportista Fábio Júnior, filho natural do distrito Jacu, ao longo de um tempo vem desenvolvendo um elogiável trabalho com crianças e adolescentes na prática do futebol. Desta feita, contando com o amigo conhecido por Gagá, o trabalho oportuniza taletos sonhadores a partir dos 10 até 15 anos. O primeiro treino aconteceu na última quarta feira a tarde no Estádio Municipal São Sebastião.


Os interessados procurem falar com Gagá ou Fábio Jr. para terem a chance de iniciar um trabalho pautado de muita determinação e vontade de vencer. 

Para os dois destemidos, sinceros votos de aplauso e muita fé em Deus para vencer mais este desafio.Contem comigo.

Geraldo Silva 

Cadeia Pública será reformada.


O Capitão PM Josevaldo, comandante da companhia que abrange Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Fazenda Nova esteve hoje no gabinete do prefeito de Jataúba, acompanhado do Sargento Ismael que comanda o destacamento local e do coordenador da Cadeia Local, o agente Felipe, onde o Capitão fez solicitação ao prefeito para que fossem feitas algumas melhorias na estrutura do prédio da Cadeia local, para que concertos sejam realizados para melhorar a aparência do antigo prédio que apresenta várias deficiências.


A visita veio estreitar as relações entre a Instituição PM e o poder Executivo. As dificuldades enfrentadas pelas autoridades e os poderes para combater a criminalidade, tendo Jataúba com um alto grau de dificuldade por ser uma Cidade de fronteira com o Estado da Paraíba e ter uma área territorial superior a 600 km quadrados e de regiões montanhosas e de difícil acesso.

Em entrevista concedida à rádio Jataúba FM, o Capitão falou que os índices de violência ainda estão aceitáveis em nosso Município, mas é necessário manter as ações de combate a criminalidade para que a população se sinta protegida e segura.


O prefeito Antônio de roque assumiu o compromisso de já na segunda feira mandar uma equipe para iniciar os trabalhos de recuperação do prédio da Cadeia Pública local, obedecendo uma escala até aonde o município puder legalmente justificar os gastos, sabendo que com esta ação estará sendo posto em prática o eslogam usado por ele: É PRECISO CUIDAR BEM DAS PESSOAS e mesmo sendo detentos, eles são seres humanos e pertencem a uma família.

Geraldo Silva.

Campos, Finalmente, começa a avança contra PSDB



Do Pernambuco 247

O ex-governador e pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, rompeu a prática de não atacar o senador e também presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), em prol da aliança com a ex-ministra e vice na chapa socialista, Marina Silva (PSB). Ao comentar a declaração de Marina, de que o PSDB de Aécio teria “cheiro de derrota”, Campos classificou a afirmação como sendo “um fato”. Tanto Campos quanto Aécio devem disputar a Presidência da República contra a presidente Dilma Rousseff (PT), e evitavam se atacar com o objetivo de desgastar a imagem de Dilma.

“A análise de Marina é a visão de muitas pessoas”, afirmou o ex-governador de Pernambuco, durante visita à Expozebu, feira pecuária em Uberaba (MG). “É um fato das últimas três eleições”, complementou Campos, remetendo às três últimas eleições presidenciais, quando o PSDB perdeu para o PT no segundo turno.

Durante uma entrevista, Marina afirmou que Campos possui ideias “mais progressistas” do que as defendidas por Aécio, e afirmou que o companheiro de chapa é o único que pode impedir a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). “O PSB sabe que já tem cheiro de derrota no segundo turno, e o PT já aprendeu que a melhor forma de ganhar é contra o PSDB”, afirmou a ex-ministra.

Campos ainda comentou acerca da polarização entre o PSDB e o PT, e reforçou a ideia de uma “terceira via” trazida pela postulação do PSB. “Precisamos sair dessa briga entre ‘nós e eles’. Isso não é mais suficiente para um debate político. A sociedade não quer mais este debate, quer alguém que apresente caminhos, não fique só apontando erros”, declarou Campos.

O presidenciável ainda saiu em defesa de Marina, ao minimizar a relação da ex-ministra com o agronegócio. “O problema do setor não é Marina. É um segmento que precisa de um olhar mais efetivo do governo, mas é natural que tenha alguns que apoiem nossa candidatura e outros que apoiam outras”, declarou Campos. Marina, que foi ministra do meio ambiente, é alvo constante de críticas por parte do setor do agronegócio.

Caminhão é tomado de assalto na PE 160 entre Jataúba e Congo-PB

Um caminhão de modelo Mercedes baú 710 de placa (MEY 5057-Maceio),o mesmo foi levado por assalto na PE 160 que liga as cidades de Jataúba e Congo no estado da Paraíba.

 
O veículo estaria com cerca de 70 mil reais em mercadorias compradas no centro de compras Moda Center Santa Cruz em Santa Cruz do Capibaribe (PE).
Segundo o condutor do caminhão ele estaria trasportando a mercadoria para a cidade de São Bento no estado da Paraíba, ele e mais o amigo foram abordados por elementos fortementes armados que fizeram as duas vítimas de refém deixando os mesmo na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, o assalto aconteceu por volta das 19:30 hs, da ultima segunda-feira. 

Beto Melo

Armando: “Apoio à pequena empresa beneficia consumidor”



Após realizar articulação para garantir mais benefícios aos micro e pequenos empresários que estavam sendo prejudicados pelo pagamento antecipado de impostos, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) comemorou a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto que limita o uso da substituição tributária para as empresas que estão no Simples Nacional.

A matéria foi encaminhada pelo Senado Federal na tarde de ontem (7) e aprovada pela Câmara dos Deputados no final da noite. Como havia sido negociado, o relator da matéria na Câmara Federal, deputado Cláudio Puty (PT-PA), acolheu o relatório de Armando, que já tinha sido aprovado pelo Senado.

Armando diz que a agilidade na aprovação da matéria foi possível graças ao diálogo permanente com representantes do setor e das secretarias estaduais da Fazenda, uma vez que o projeto reduz o poder dos estados de utilizar o mecanismo da substituição tributária, por meio do qual empresas de alguns segmentos recolhem impostos antecipadamente, antes mesmo de vender seus produtos.

Este mecanismo tem provocado aumento dos impostos para as micro e pequenas empresas, com prejuízo também para o consumidor.

Armando lembra que os benefícios se estendem ao bolso do cidadão por contemplar cerca de 80% das microempresas de vários setores, como os de material de limpeza, material de construção, eletroeletrônicos e massas alimentícias. “Ganham as pequenas empresas, que passam a operar com menor carga tributária, e os consumidores brasileiros, porque ao desonerar as empresas, nós estaremos abrindo a possibilidade de redução no preço de bens e serviços oferecidos à população”, afirma Armando.

Aos que ficarão sob o regime da substituição tributária, Armando garantiu prazo maior de recolhimento do ICMS e da antecipação tributária - o mínimo agora passaria a ser de 60 dias. Além disso, foi aprovada proposta do petebista que garante um modelo de recolhimento simplificado para os micro e pequenos empresários, que atualmente são obrigados a gastar tempo e recursos para cumprir as obrigações para o cálculo do imposto.

O projeto ainda passará por nova votação na Câmara dos Deputados, para a apreciação de destaques, mas o texto base, com as medidas apresentadas por Armando, já foi aprovado na sessão de ontem.
Escrito por Magno Martins

Vende-se Tornado 2007 Contado (81) 8220-8000



Setores da indústria reagem às críticas de Aécio ao PSI


Valor.

Representantes da indústria reagiram mal aos comentários do senador Aécio Neves (PSDB-MG), principal candidato da oposição à Presidência da República, sobre a política de crédito ao setor praticada pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Armínio Fraga, coordenador econômico da campanha, e o próprio Aécio Neves fizeram críticas ao crédito subsidiado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empresas, considerado "exagerado" por eles, e apontaram o que veem como erros do governo no Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

O programa garante crédito barato e prazo longo para quem compra bens de capital (máquinas industriais, turbinas, caminhões e outros itens) que tenham um mínimo de 60% de conteúdo nacional.

"Nossa opinião aqui na Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) é que quem vê esse subsídio do PSI como equivocado e exagerado tem uma visão extremamente equivocada", disse Lourival Júnior Franklin, chefe de gabinete da presidência da Abimaq. "O PSI é o único instrumento eficaz de política industrial nesse país. O nosso faturamento vem caindo, o investimento vem caindo. Mas não fosse o PSI, o nosso setor estaria muito pior", completou.

Em entrevista ao Valor Econômico, Armínio e Aécio criticaram a forma como o crédito a custo abaixo do mercado do BNDES vem sendo concedido a empresas.

"A concessão de subsídio deve ser exceção e não regra, tem que beneficiar a sociedade como um todo. No governo atual, subsídio passou a ser regra. O governo autorizou que mais de R$ 300 bilhões de empréstimos do BNDES fossem subsidiados via PSI, que pouco aumentou o investimento. Esse tipo de programa não é sustentável. É válido quando é uma resposta temporária a uma forte crise, mas depois o programa passou a ser recorrente, servindo apenas para aumentar, artificialmente, a rentabilidade de projetos privados", disse o tucano.

Em outro momento, o pré-candidato e sua assessoria disse que há "um crescimento excessivo dos subsídios do Tesouro Nacional a vários setores" e que "no caso dos bancos públicos, o governo também aumentou, exageradamente, os subsídios dos programas de empréstimos do BNDES”. Segundo eles, "não é normal em uma economia com taxa de inflação média de 6% ao ano, um banco público emprestar dinheiro para grandes empresas a 3,5% a ano. Enquanto isso o consumidor paga dez vezes mais no seu crediário".

O BNDES, por sua vez, disse que a taxa de 3,5% chegou a ser praticada para algumas linhas do PSI e por um tempo, mas que hoje variam de 4% a 6%. Ainda de acordo com a instituição financeira, o desembolso total até agora é de R$ 272,5 bilhões - 51,5% para micro, pequenas e médias empresas.

Um executivo do setor automotivo, que pediu para não ter seu nome publicado, também recebeu com reservas a avaliação dos tucanos. "O Brasil tem grande problemas de competitividade, gerados, inclusive, pelo custo de capital e pela falta de um mercado de capitais forte e dinâmico. Neste caso, é justificável que o governo supra a necessidade dos investidores incentivando os investimentos comprovados", apontou ele.

O BNDES, por meio de sua assessoria, disse que o PSI "permitiu que o impacto da crise internacional no Brasil fosse muito mais ameno do que em outras partes do mundo" e que tem ajudado a manter e gerar empregos, a ampliar investimentos da empresa e a gerar receitas e tributos.