Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Restaurantes e academias reabrem em 20 de julho e futebol retorna dia 19, sem público, anuncia governo de PE


Estado anuncia reabertura de restaurantes, academias e a volta do futebol, mas sem público

O governo de Pernambuco vai liberar o atendimento presencial em serviços de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, e em academias de ginástica, no dia 20 de julho, no Plano de Convivência com a Covid-19. Os jogos profissionais de futebol, por sua vez, retornarão no dia 19, ainda sem torcida. As partidas ocorrerão na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, para evitar aglomerações nos clubes.

Os restaurantes e academias que retornam as atividades, segundo o governo, terão horário reduzido, permanecendo fechados das 20h às 6h. Eles deverão funcionar com metade da capacidade e seguindo uma série de protocolos, que serão divulgados pelo governo, na internet.

Podem funcionar, inclusive, bares que vendem comida. A medida alcança os municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

Pela manhã, empresários e funcionários de bares e restaurantes fizeram uma carreata pela reabertura do setor, há quase quatro meses parado devido à pandemia. Os locais estão fechados desde o dia 21 de março.

A implementação da sexta fase do Plano de Convivência com a Covid-19 foi postergada pelo governo, no Grande Recife e Sertão. Nesta semana, a única região a avançar é o Agreste, já que Caruaru e Bezerros, que estavam em quarentena, reduziram os casos e, com isso, se igualam ao restante do estado.


Governo de Pernambuco detalhou retorno de restaurantes e academias de ginástica — Foto: Pedro Menezes/Governo de Pernambuco/Divulgação

"Não teremos avanço no Grande Recife e Sertão, por enquanto. Somente no Agreste, que vem apresentando uma melhoria mais expressiva nos indicadores e vão avançar para a fase 4. Prevemos, no dia 20, o avanço para a etapa 6, com abertura de serviços de alimentação e academias de ginástica", declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O Plano de Convivência com a Covid-19 tem 11 etapas e leva em conta a relevância dos setores econômicos, mas, também, o risco de contaminação e aglomerações de pessoas. Em acordo firmado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou definido que as duas partidas finais do Campeonato Estadual serão realizadas na Arena de Pernambuco.

Segundo o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a decisão de transferir os jogos para a Arena de Pernambuco é um dos itens de uma série de protocolos definidos para o setor.

"Temos uma série de medidas e restrições e um protocolo bastante rígido para a retomada, isso inclui as equipes, profissionais de imprensa, etc. As rodadas acontecerão na Arena de Pernambuco, porque fica mais distante e não é sede de nenhum clube, evitando aglomerações", declarou Novaes.

Interior

A partir da segunda-feira (13), municípios do Agreste, que estavam na etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, avançam para a etapa 4. O que permitirá o funcionamento das lojas de varejo de rua, os salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial.

As cidades do Sertão pernambucano permanecem nesta mesma fase. Os dados de saúde desses municípios, no momento, não permitem o avanço dessa região no plano, segundo o governo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach, houve um retardamento do retorno de avanço do plano devido aos números da epidemia no estado.

"Esses estabelecimentos poderão funcionar com 50% da capacidade, para evitar contaminação. É muito importante saber que algumas atividades como essa precisam voltar, para dar emprego e renda às pessoas, mas devemos ter um olhar sobre os dados da saúde. Passamos por um pico alto, começamos a ter uma descida e uma estabilização dessa descida, por isso postergamos a etapa seis", declarou.

Veja o que poderá funcionar dia 20 de julho

Restaurantes e outros serviços de alimentação (com 50% da capacidade)

Futebol, sem público

No caso dos shoppings, os horários foram flexibilizados. Os centros de compras podem abrir das 11h às 19h ou das 12h às 20h, de acordo com medida divulgada no domingo (5) pelo governo estadual.


Fonte: G1 PE

Comerciantes reclamam de horário estabelecido pela prefeitura de Jataúba



Alguns comerciantes entraram em contato com a nossa equipe, para reclamar das normas adotadas pelo o prefeito do município o Sr. Antônio de Roque, com relação ao horário que os comércios essenciais tem que ser fechados. 

De acordo com as normas do município, todos os comércios apitos a funcionarem tem que ser fechados às quatro horas da tarde, segundo os proprietários está ficando muito corrido, devido a volta após o almoço quando do nada já é quatro da tarde, ai ficam atendendo todos nas carreiras, sem falar que muitos fecham as portas e ficam com seus clientes dentro do estabelecimento. 

“Assim fica muito difícil de trabalhar, afinal qual é a real do prefeito? Uma hora ele fala vai abrir tudo, outra hora ele toma uma atitude que não da para entender. A população de Jataúba pede um esclarecimento melhor, pois, estamos todos sem entender e sem saber o que fazer.” Disse um comerciante em um áudio via WhatsApp   

“Nós não estamos aguentando, pois e muito corrido fechamos o estabelecimento perto de uma hora, no mesmo instante temos que abrir, em pouco tempo da quatro horas e a turma vai embora agente fica trancado atendendo o povo isso não da certo.” Disse o comerciante 



Logo após ser procurado por alguns comerciantes, entramos em contato com as equipes responsáveis pelos os devidos horários determinados em nosso município, foi nos passado a seguinte nota. 

A prefeitura informa que a nova medida tomada em relação ao fechamento do comércio mais cedo as 16h, tem surtido efeito, pois anteriormente foi verificado que entre 17h e 18h havia aglomerações, principalmente nos estabelecimentos de venda de alimentos, com a nova medida as pessoas começaram a frequentar esses estabelecimentos de forma distribuída ao longo do dia e atualmente não se vê mais tantas aglomerações e nos finais de tarde a cidade consegue ter um número significativo de isolamento social, o que melhora a incidência de novas infecções.

Collar Blog Jataúba News Imagens de França

Coluna - De Olho na Política Jataubense - Por Diógenes Ramos


Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos representantes políticos da população, como vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidente. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto.

Em um ano atípico, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe um leque de incertezas em todos os setores da sociedade. Dentro deste contexto, as eleições municipais que estavam marcadas para acontecer em outubro, tiveram que ser adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (1º e 2º turno, respectivamente), além disso, outras datas do calendário eleitoral sofreram alterações. A única coisa que não mudou, foi o interesse da população pela política.

As movimentações nos bastidores da política de Jataúba tem deixado o eleitor com várias pulgas atrás da orelha. As incertezas quanto as chapas majoritárias dos dois principais grupos político, afloram ainda mais os ânimos dos simpatizantes e correligionários. Até o momento, a única chapa majoritária definida é a do grupo denominado ‘Nova Frente’, com Euzébio Sena e Diogenis Freitas, enquanto isso, o eleitor vai tentando montar o quebra-cabeça político.

Anteriormente, a data limite para desincompatibilização era 04/07, porém, com o adiamento das eleições os prazos eleitorais também foram prorrogados por mais 42 dias. Com isso, alguns funcionários públicos que desejam concorrer nas eleições desse ano, ganharam mais alguns dias para se desincompatibilizarem das suas funções. Inclusive, poderemos ter secretários entre outros funcionários, concorrendo a cargo eletivo.

Aproveitando a pandemia e desrespeitando qualquer tipo recomendação das autoridades sanitárias, políticos e pré-candidatos tem aproveitado os finais de semana para realizarem visitas nas comunidades rurais, fortalecendo suas bases e ganhando adeptos. Na corrida por uma cadeira na Câmara Municipal e para ocupar a cadeira do poder executivo, as tradicionais ‘malas políticas’ começam a ganhar forças e chamando atenção dos eleitores. Em um período reduzido de campanha, quanto antes começar as visitas, mais chances terão de alcançar o objetivo. Outro fator que tem chamado a atenção do eleitorado jataubense, é a postura dos pré-candidatos novatos, fato que vem gerando ciúmes e incomodando alguns caciques políticos.

Falando em prazos, o dia 04 de abril de 2020 foi à data limite para que aquelas pessoas que desejassem concorrer nas eleições municipais de 2020, estivesse filiada a algum partido político. Como o brasileiro tem a mania de deixar tudo para a última hora, alguns pré-candidatos podem ter problemas com suas respectivas filiações, outros, porém, se filiaram e nem se quer sairão candidatos levaram o que chamamos de ‘drible da vaca’. Até as convenções, muita coisa ainda pode acontecer.

Pra encerrar, trazemos para nossos leitores as presidências dos partidos políticos dos principais grupos políticos da cidade. As informações aqui apresentadas constam no Tribunal Superior Eleitoral – TSE.






Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Nota da Secretaria Municipal de Saúde


A prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta nota, esclarecer a população jataubenses sobre a falta do medicamento azitromicina e alguns outros medicamentos. Devido à grande procura por alguns tipos de medicamentos que são utilizados para o tratamento da covid-19 alguns fornecedores estão com dificuldade pela escassez destes medicamentos e alguns estão se aproveitando do momento para superfaturar o valor.

A secretária municipal de saúde, Anne Gabrielle, explicou a situação, “estamos vivendo uma situação geral, as empresas as quais temos licitações não estão encontrando esses medicamentos, e na maioria das vezes quando se tem os valores estão superfaturados, chegando a um único comprimido ser cobrando entre R$ 5,00 e R$ 7,00, muitos município já estão respondendo processos por realizarem compra de medicamentos superfaturados. Devido a essa situação estamos fazendo cotações o que prolonga um pouco a chegada dos medicamentos, mas, realmente não estamos encontrando todas as medicações que estão em falta, continuamos realizando os pedidos e aguardando” concluiu a secretária.

Alguns estados brasileiros já relatam escassez de medicamentos e aumentos impraticáveis nos valores que chegam a 300%. A secretaria municipal de saúde segue trabalhando e buscando a solução mais breve possível para seguir assistindo a população jataubense.



Secretaria Municipal de Saúde

Em Jataúba nas últimas 24 horas foram 08 curas e 04 novos casos


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta sexta-feira (10-07), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 04 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 03 mulheres (15, 53 e 70 anos de idade) e 01 homem (25 anos de idade), 08 pacientes tiveram a cura confirmada e 06 casos suspeitos foram descartados.

O município tem atualmente 50 pacientes com a covid-19; Destes, 44 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar e 04 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 02 pacientes internados no anexo covid (leitos de retaguarda no município).

O Município confirmou até hoje, 157 casos da doença, com 102 recuperados e 05 óbitos; 

Em relação às Síndromes Gripais, 03 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 62 pessoas já concluíram o monitoramento das síndromes gripais.


Secretaria Municipal de Saúde

Com base no aumento de casos de COVID-19 na Zona rural, secretaria de saúde realiza reunião com om alguns representantes do conselho de Desenvolvimento Rural para apresentar a atual situação e desenvolvimento de estratégias de prevenção.


Nesta quinta-feira (9), de julho, representantes da equipe da secretaria municipal de saúde, juntamente com a secretários de agricultura e governo realizaram reunião com alguns representantes do conselho de desenvolvimento rural do município, com objetivo de apresentação das ações desenvolvidas no município e com intuito de planejar ações a serem desenvolvidas na zona rural, para prevenção do aumento de casos na zona rural. 


Uma vez que houve um aumento significativo de casos na zona rural nas últimas semanas. Esse representantes servirão de multiplicadores de informações em suas localidades. 


Como primeiras estratégias tomadas serão a desinfecção nos distritos, notas de esclarecimento para comunidade em carro de som, difusoras de localidades rurais, fiscalização em bares e locais com aglomeração, desde já ações mais rígidas serão tomadas. 

Solicitamos a colaboração de todos no enfrentamento da COVID.

Da Assessoria