Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Produto impede o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue

Uma tecnologia fotoquímica, de baixo custo, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promete contribuir com outras tecnologias para pôr fim, ou pelo menos reduzir de forma efetiva, na proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O invento, em contato com a água e a luz solar, impede a eclosão dos ovos do mosquito e mata as larvas recém-nascidas. 

Os cientistas testaram a ideia em dois meios: um tijolo de concreto autoclavado e uma manta. Ambos são encontrados no mercado, o que torna a proposta bastante acessível. Um dos segredos da tecnologia está no líquido que é aplicado, tanto no tijolo como na manta e, por questão de sigilo pelo pedido da patente, não pode ser revelado, ainda. “Posso garantir que a mistura usou água como solvente e produtos naturais, que não causam danos ao meio ambiente e, depois da ação, se neutraliza, sendo atóxica”, afirma o professor do Departamento de Química da UFMG e coordenador da pesquisa, Jadson Cláudio Belchior.

A ideia de testar o tijolo nesse experimento surgiu de outras pesquisas que o grupo coordenado por Belchior desenvolvia usando o material. Segundo o professor, foi interessante adotá-lo nesse projeto da dengue porque o tijolo é poroso e de baixa densidade, por isso, flutua na água. “Como a larva necessita ir até a superfície ou fica encostada nas paredes dos recipientes, tínhamos de encontrar algo cuja ação se desse no mesmo nível. E a larva do Aedes, para sobreviver, vai à superfície e mergulha; ela faz isso repetidas vezes”.

A larva irrompe o processo quando o ovo encontra um local propício para se desenvolver. Além de água limpa, ela precisa de material orgânico e oxigênio. Um dos fatores que mais dificultam o combate ao Aedes aegypti é que os ovos, mesmo sem eclodir, têm uma vida longa demais, sem contato com a água: cerca de 400 dias. Então, um punhado de ovos, contaminados com a dengue, ficam em local seco por mais de um ano e, ao menor contato com a água, se tornam uma real ameaça, já que a larva vai seguir seu ciclo normal e se transformar no mosquito. A proposta da equipe da química da UFMG foi criar um mecanismo que não deixasse a larva eclodir ou não permitisse o desenvolvimento das larvas já formadas, matando-as por asfixia ou por falta de alimentação, uma vez que exterminar o mosquito é mais difícil.

Em Santa Cruz Junior Gomes visita obras do Centro de Artes e Esportes Unificados


O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Junior Gomes (PSB) realizou uma visita às obras do Centro de Artes e Esportes Unificados que está sendo construído no Loteamento Santa Filomena, Bairro Bela Vista. 


O equipamento público é orçado em mais de R$1,6 milhões e contará com quadra poliesportiva, pista de skate, espaço para apresentações culturais e estacionamento. 



Quando concluída a obra será um importante espaço de lazer não só para os moradores do bairro, mas de toda a cidade. “Pela grandiosidade da obra, esse centro atenderá vários jovens de nossa cidade que poderão praticar esportes e desenvolver atividades culturais”. Pontuou Junior que vem realizando uma série de visitas às obras do município.

Assessoria 

Jéssyca dispara "Em 2015 só teremos Diogo como estadual"



A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) participou nesta terça-feira (03) do programa “Super Manhã”, que vai ao ar na Rádio Vale do Capibaribe. Bem ao seu estilo, ela foi enfática, ao afirmar que o único nome santa-cruzense que reúne chances reais de ser eleito deputado estadual na eleição de outubro é Diogo Moraes (PSB).


Jéssyca afirmou que as pré-candidaturas de Dimas Dantas (PP), Toinho do Pará (PHS) e Ernesto Maia (PSL) têm como real objetivo, projeção política local. “São candidaturas que só têm o objetivo de projeção municipal. A única candidatura concreta de Santa Cruz é a de Diogo Moraes. Ele tem sido um parceiro importantíssimo para o excelente desempenho da gestão de Edson Vieira. Diogo Moraes é um político jovem, atuante e que tem sido persistente na busca por benefícios para a nossa cidade, a exemplo do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, uma das maiores e mais importantes obras da história de Santa Cruz”.

Na volta ao Arruda, Santa Cruz vence terceiro jogo seguido na Série B de 2014



No reencontro com a torcida no Arruda, o Santa Cruz não decepcionou e venceu por 2 a 1 a Ponte Preta na noite desta terça-feira (3). Esta é a terceira vitória consecutiva do Tricolor pernambucano na Série B de 2014. A partida é válida pela 10ª rodada da competição nacional.

Os gols do Santa saíram na primeira etapa. Aos oito minutos, o lateral Renatinho recebeu um cruzamento de Sandro Manoel da direita e mandou de letra para as redes adversárias.

Ouça a narração de Roberto Queiroz:

 

O segundo gol Coral foi marcado aos 32 minutos com Pingo, que, em bela jogada, fintou o goleiro Roberto e chutou livre.


A Macaca diminuiu aos 46 minutos do segundo tempo, já nos acréscimos com Jonathan Cafu. Com muita categoria, o atacante colocou a bola no ângulo do goleiro Tiago Cardoso. Era tarde demais. A vitória do Santa estava consolidada.

O placar leva o time pernambucano ao sexto lugar com 16 pontos e vivo na briga pelo acesso à Primeira Divisão do futebol brasileiro em 2015.

Prefeitos do PSB e PDT reforçam palanque de Armando


Integrante de um grupo histórico vinculado ao PSB e ao ex-governador Miguel Arraes, o prefeito de Lagoa de Itaenga, Lamartine Mendes, declarou, ontem (2), seu apoio à pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) ao Governo de Pernambuco. O ingresso no palanque petebista foi seguido pelo prefeito de Granito, Antônio de Zuíta (PDT), que esteve reunido com o trabalhista para consolidar o apoio.

Lamartine Mendes levou consigo todo o seu grupo político para o palanque de Armando, formado por cinco vereadores do PSB - incluindo a presidente da Câmara Municipal - e um vereador do PT. 

“Armando está preparado para dar continuidade ao desenvolvimento de nosso estado, principalmente com essa parceria que vem sendo feita com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-presidente Lula. [...] Armando vem construindo uma candidatura natural e está preparado para os desafios de Pernambuco”, ressaltou.

“O apoio do nosso grupo se dá em decorrência do histórico de Armando Monteiro. [...] Após ter sido eleito prefeito, sempre tive uma receptividade muito boa no gabinete dele, em Brasília, e sempre em todos os momentos que a gente se encontra ele vem demonstrando essa vontade de trabalhar pelo estado e pelo município de Lagoa de Itaenga”, completou Lamartine.

Escrito por Magno Martins

Alberes Xavier lidera emancipacionistas rumo a Brasília



Mais uma vez a expectativa em torno da aprovação do projeto de emancipação de municípios toma conta do país. Diversas caravanas desembarcarão até a terça-feira (03), na capital federal, e entre elas estará a do Distrito pernambucano de Pão de Açúcar. 

Alberes Xavier liderando alguns abnegados cobrará empenho dos parlamentares para que a votação aconteça, e enfim possam trazer boas notícias aos que ficaram esperando um bom desfecho que, diga-se de passagem, já deveria ter acontecido.

Desde que Zé Augusto assumiu seu mandato como deputado federal que a sua luta é constante para que a união devolva a prerrogativa de criar municípios aos estados. Os embates entre os parlamentares favoráveis ao projeto e os contra foram travados quase que diariamente. Depois de várias reuniões o projeto foi aprovado, mas a presidenta Dilma Rousseff vetou. Agora com um substitutivo os parlamentares esperam que a aprovação aconteça neste 03 de junho. 

A esperança se renova, pois há sinais de consenso quanto a aprovação da PLP 397-14. Que Alberes Xavier traga a notícia que tudo deu certo e que o Distrito de Pão de Açúcar possa enfim sonhar com a sua independência.

Diogo Moraes desafia pré-candidatos estaduais de Santa Cruz na divulgação de seus apoios



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou por telefone na manhã desta segunda-feira (02) do Programa Rádio Debate e, desafiou os outros três pré-candidatos de Santa Cruz do Capibaribe, Ernesto Maia (PSL) Dimas Dantas (PP) e Toinho do Pará (PHS), para que os mesmos divulguem os nomes e as lideranças que os apoiam para as eleições de outubro e endureceu afirmando que as candidaturas colocadas seriam trampolins para as eleições municipais de 2016.

“Eu mostro minha viabilidade de candidatura e mostro meus apoios. Eu tenho votos fora de Santa Cruz que vão me colocar como um dos deputados mais bem votados do estado. Esses três que estão aí, podem mostrar um prefeito que eu mostro outro, mostre uma oposição que eu também mostro outra. O que esses três estão fazendo é subestimar a inteligência do povo, querer fazer do povo de Santa Cruz um bando de tolos e o povo não é idiota e nem tolo, por que a população vota em quem tem ação, trabalho e projeto para representar o município na assembleia, e não usar a candidatura para ser trampolim para a eleições municipais de Santa Cruz”. Destacou.

Blog Ney Lima

Farmácia do trabalhador mais uma vez foi alvo de bandidos.


Mais uma vez a farmácia do trabalhador de Jataúba foi alvo de bandidos, a vendedora não sabe se este arrombamento foi na manhã de sábado para domingo, ou de domingo para segunda, foi passado a nossa equipe que os meliantes subiram por traz destelharam e quebraram o gesso, adentraram no estabelecimento e subtraíram 1.000 Reais em espécie.


“Ao chegar no meu trabalho as 7:30 da manhã desta segunda-feira, quando abro a porta me deparo com uma cena na qual não sou acostumada a ver, estava o gesso todo quebrado, tinha documento espalhado por todo canto, me veio aquele susto tremendo, nunca tinha visto uma cena desta, estou até agora com um pouco de medo” Relatou a vendedora. 












Collar Blog Jataúba News. 

Popular morre afogado em Barragem na Vila do Jundiá


Popular morre afogado em uma barragem na Vila do Jundiá neste domingo 02/06/14, trata-se do senhor Luiz Manoel de Paiva de 58 anos de idade, Luiz Quirino como era mais conhecido, estava bebendo com amigos neste domingo e como de costume foi para a barragem tomar um banho, desta feita ele mergulhou para não mais voltar. 


Este afogamento ocorreu por volta do meio dia deste domingo, populares tentaram tirar o corpo da Barragem mais não tiveram êxito, nesta segunda pela manhã foi acionado o corpo de bombeiro para que o corpo do senhor Luiz Quirino fosse encontrado, quase 24 horas depois do seu afogamento os bombeiros localizaram a vítima.


A polícia Civil fez o levantamento cadavérico, e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. 


Bombeiros do Segundo 2 G B Caruaru, Cb: Kennedy, Cb: Quaresma, e Sd Rafael,






Muitos curiosos estavam no local.