Apoio do Blog

Apoio do Blog

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Número de roubos cai 21,94% em Pernambuco no primeiro semestre de 2018, diz SDS


Aumento do efetivo policial foi a razão apontada pelo governo para a diminuição nos índices (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O primeiro semestre de 2018 terminou com uma queda de 21,94% no número de roubos em Pernambuco, segundo a Secretaria de Defesa Social. Os dados divulgados nesta quinta (12) mostram que o estado registrou 49.824 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), o que corresponde a uma redução de 14.003 casos em comparação ao mesmo período em 2017.

A diminuição foi identificada em todas as regiões do estado: 21,55% na Zona da Mata, 19,44% no Agreste e 13,22% no Sertão. Na Região Metropolitana do Recife, a redução registrada foi de 23,84%, já que foram contabilizados 19.211 roubos no primeiro semestre de 2017 contra 14.631 na metade inicial de 2018.

Em relação a junho deste ano, foi identificada uma redução de 20,39% no número de roubos no comparativo com o mesmo mês no ano passado, que caiu de 10.256 para 8.165 casos. Também na comparação entre os meses de junho em 2017 e 2018, houve queda de 30,66% no Sertão; 22,53% no Grande Recife; 21,54% no Agreste; e 15,16% na Zona da Mata.

A secretaria atribui o resultado positivo ao aumento do efetivo policial iniciado em setembro de 2017. Desde então, o estado colocou mais 2,8 mil policiais nas ruas, 1,3 mil novos profissionais nas polícias Civil e Científica e 278 novos bombeiros militares.

Outros dados do levantamento

O número de pessoas autuadas em flagrante subiu 41% no primeiro semestre deste ano, com 15.706 prisões contra 11.115 no mesmo período de 2017.

O número de assaltos a ônibus caiu 48%: de janeiro a junho do ano passado, foram registradas 844 ocorrências contra 439 no primeiro semestre de 2018.

O programa Alerta Celular, lançado no ano passado, recuperou 2.406 aparelhos de celulares roubados no primeiro semestre deste ano em Pernambuco, número 610% superior ao registrado no mesmo período de 2017.

O estado também apontou uma queda de 27% no número de roubos de celulares neste ano em comparação com a metade inicial de 2017.

No comparativo entre os meses de janeiro e junho de 2017 e 2018, foi registrada uma diminuição de 19,6% em roubos de carros em Pernambuco.

O número de roubos de cargas teve uma queda de 16% entre janeiro e junho deste ano no estado.

Houve a diminuição de 33% de crimes contra instituições financeiras (bancos, carros-fortes e caixas eletrônicos) em Pernambuco: foram 52 ocorrências no primeiro semestre de 2017 contra 35 na metade inicial deste ano.

G1/Caruaru e região

Possível ida de Bruno Araújo para o senado mudará cenário político em cidades como Jataúba e Santa Cruz

Foto: Divulgação

Apesar do senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) ter afirmado que cabe a ele definir os nomes da chapa majoritária que disputar as eleições de outubro pela oposição no estado, informações dão conta de que a cúpula do PSDB Nacional já bateu o martelo e definiu que o deputado federal Bruno Araújo disputará uma das vagas ao senado junto com Mendonça Filho do (DEM) que já oficializou a sua pré-candidatura, isso no intuito de dar sustentabilidade à pré-candidatura de Geraldo Alkimin à presidência da República, a noticia mexeu com as estruturas do grupo que recentemente recebeu a adesão da família Ferreira (PSC) e há quem diga que os Ferreiras desejam indicar um nome ao senado.

Logo após o anuncio Armando logo enviou nota dizendo que essa é uma decisão que cabe a ele(Armando) tomar, fato que na prática todos sabem que não existe já que se trata de uma conjuntura de grupo e perder o PSDB seria um desastre para as pretensões do senador que perderia principalmente tempo de TV e Rádio no guia eleitoral.

Caso se confirme a informação o cenário político em algumas cidades do Polo de Confecções seria modificado uma vez que Bruno tem o apoio irrestrito de alguns prefeitos como Edson Vieira em Santa Cruz do Capibaribe e Antônio de Roque na cidade de Jataúba. Segundo informações caso Bruno dispute o senado o prefeito de Jataúba poderá apoiar para federal Ricardo Teobaldo (PODE) que é irmão do deputado Zé Humberto (PTB) que tem uma parceria há anos com o gestor, outro nome ventilado tem sido do jovem João Campos (PSB) filho do saudoso governador Eduardo Campos, já em Santa Cruz até o momento não foi ventilado nenhum nome, no entanto a decisão do prefeito poderá passar por uma indicação de Bruno, fala-se, no entanto no nome de João Lira Neto ex-governador do estado e pai da prefeita Raquel Lira de Caruaru ambos do PSDB que teria o seu nome lançado para disputar uma vaga na câmara federal.

A partir do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto data prevista para as convenções poderemos obter essas definições, o certo é que muitas peças ainda poderão mudar de lugar nesse tabuleiro político.


Jota Silva / Agreste No Ar

Domingo no sítio com o líder político Fábio Mamão.


Neste último final de semana, o líder político Fábio Mamão participou de mais uma quadrilha junina em nosso município. 


Desta feita a festa foi realizada no Sítio Manuel Antônio, e teve a organização de Vando, Preto, Neves e Márcio, a quadrilha foi marcada pela professora Fátima Guimarães, após a quadrilha Zezo fez a festa para o público presente.


O líder político Fábio Mamão não ficou para trás, caiu no passo do forró, e foi um dos dançarinos da quadrilha.



Collar Blog Jataúba News

Postagem em destaque

Corrida de argolinha termina em facada na Zona Rural de Toritama

Na noite do último domingo (06), um crime violento foi registrado no sítio Oncinha, localizado na zona rural de Toritama. Durante uma corrid...