Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Giro pelo o Mundo: Espanha tem 769 mortes em 24h e se aproxima dos 5 mil óbitos


Profissionais de saúde transferem paciente de ambulância para hospital em Leganés, na Espanha Susana VeraFoto: Reuters

A Espanha só fica atrás da Itália no número de mortes do coronavírus em todo o mundo, e a quantidade de pessoas infectadas no país subiu de 56.188 para 64.059 de quarta para quinta-feira.
publicidade

"Hoje temos mais mortes do que o registrado ontem, mas também é verdade que, em termos percentuais, o aumento de hoje é quase equivalente àquele dos últimos três dias, no que parecemos ver uma estabilização clara", disse o chefe de emergências de saúde, Fernando Simon, em uma coletiva de imprensa.

Em termos percentuais, a elevação no número de mortes nas 24 horas anteriores foi de 19%, de acordo com um cálculo da Reuters.

A Espanha está tendo dificuldades para lidar com o surto. O estádio de futebol do Real Madrid está sendo usado como loja de suprimentos médicos e uma feira de Madri foi transformada em uma área de exames em massa.

Pacientes continuam a chegar em levas aos hospitais espanhóis, cujas equipes enfrentam a falta de equipamentos de proteção, como máscaras.
publicidade

Mais de 9 mil agentes de saúde foram diagnosticados com o vírus, disse Simon, cerca de 15% dos infectados das Espanha.

Veja também este vídeo alguns relatos pelo mundo a fora.


Fonte Terra 

Bolsonaro diz que governadores e prefeitos terão que pagar encargos


Aos apoiadores que estavam na porta do palácio contrariando as recomendações do Ministério da Saúde de isolamento social, o presidente Jair Bolsonaro comentou, nesta sexta-feira (26) uma notícia falsa que tem sido compartilhada em grupos de WhastsApp. A falsa notícia diz que o governador do DF, Ibaneis Rocha, teria determinado a reabertura do comércio e escolas a partir desta segunda-feira (30). O presidente aproveitou para provocar governadores e prefeitos.

- Ibaneis vai abrir tudo segunda-feira, é isso? Olha a minha cara de tristeza. Tem uma artigo na CLT que disse que todo empresário e comerciante que for obrigado a fechar o estabelecimento por decisão do respectivo chefe do executivo, os encargos trabalhistas quem paga é o Governador ou o Prefeito. Fecharam tudo. Era uma competição quem ia fechar mais.

R7 Noticias 

Apoio Cultural

Apoio Cultural

Defessa Civil realiza trabalho e age no foco do perigo a população de Jataúba


Após as fortes chuvas que caíram no município de Jataúba e  que causaram enchentes e açudes cheios, a Defessa Civil foi acionada para solucionar alguns problemas que acarretava perigo a população de Jataúba. 


Nossa  equipe falou com o coordenador de defesa civil do município a pessoa de Osvaldo Jeronimo, ele nos passou que vários mananciais foram notificados e o caso foi solucionado, foram varias barragens que tiveram os sangradores abertos e outras estouradas, pois realmente se houvesse mais chuvas poderiam causar rompimentos e oferecer sérios riscos a comunidade.     


Além dos voluntários do município, também vieram voluntários de Santa Cruz do Capibaribe para ajudar nos trabalhos dos mananciais que estavam causando receio a população.      









Collar Blog Jataúba News 


Apoio Cultural

Apoio Cultural

Profissionais de Saúde de Jataúba não medem esforços para vacinar a população idosa do município mesmo com o difícil acesso as fortes chuvas


Profissionais da Saúde vão a residencias de idosos para aplicar a vacina contra a gripe, além de imunizar os mesmos contra a doença eles estão evitando que os pacientes se aglomerem nos postos de saúde do município, assim evitando o contatos e assim o prevenindo contra o NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).      


"Os profissionais de saúde de Jataúba atravessando rios para chegar até idosos e fazer a administração da vacina contra a gripe. Mesmo em um cenário de crise, difícil acesso devido às fortes chuvas que atingiram nosso município, os nossos profissionais de saúde não medem esforços para cuidar de nossa população. Ressaltando que idosos que não estão em condição de saírem de seus domicílios podem ir agendar em suas unidades de saúde uma visita para vacinação". Disse Anne GAbrielle







Parabéns para todos os profissionais de saúde!

Da Assessoria de Saúde 

Apoio Cultural

Apoio Cultural

Giro pelo o Brasil: Doria sofre ameaça de morte


O governador de São Paulo, João Doria, recebeu ontem ameaças de morte. Ele também recebeu mensagens dizendo que a sua casa seria invadida, nas redes sociais e em seu celular.

Doria fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil vai abrir uma investigação. A Casa Militar do Palácio dos Bandeirantes decidiu cercar a casa do governador durante a noite. As informações foram divulgadas pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Segundo a coluna, a equipe do governador informou ter indícios de que as ameaças partem de um movimento bolsonarista e suspeita de uma articulação do chamado gabinete do ódio, liderado pelo filho do presidente, Carlos Bolsonaro.

Os ataques teriam sido iniciados devido a liderança que Doria estaria mostrando no combate ao coronavírus. Na última quarta-feira, Bolsonaro e Doria bateram boca em videoconferência que reuniu o presidente e os governadores do Sudeste. No Twitter, robôs impulsionaram campanhas de apoio a Bolsonaro e pelo impeachment de Doria, nos últimos dois dias.

Por Revista Forum

Apoio Cultural

Apoio Cultural

Estudo: registros de Covid-19 no Brasil são subestimados


Um levantamento indica que os países que conseguem testar parcela maior da população para Covid-19 estão, em média, registrando incidência maior da doença. Entre os já afetados pela transmissão comunitária da epidemia, o Brasil é um dos que menos fazem testes, o que pode levar autoridades a subestimar a presença do vírus.

O trabalho que compilou dados nacionais mescla relatórios oficiais com fontes de informação alternativa, e é um termômetro ainda impreciso da situação global, mas é a primeira iniciativa do tipo feita no mundo. Os dados foram agregados pelo projeto Our World in Data, baseado na Universidade de Oxford e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, além de outros.

Como países só são obrigados a relatar casos positivos, ainda não há dados oficiais para estimar as diferenças, por isso o grupo britânico buscou uma maneira alternativa. Entre 59 países que relataram o número de testes sendo realizado por habitante, o Brasil ficou na 53ª posição: apenas 13,7 pessoas por milhão de habitantes haviam sido testadas até o meio de março — cerca de 3 mil testes, número que o governo relatou à imprensa na época.

A lista não pode ser considerada um ranking, porque não existem dados em muitos países que abrigam o novo coronavírus, mas o número brasileiro é baixo. O Reino Unido, por exemplo, testou 960 pessoas por milhão de habitantes até aquela data. A Coreia do Sul testou 6.148.

— O fato de a gente estar, no momento, fazendo exame só para casos moderados a graves mascara a realidade da infecção aqui no país — afirma a infectologista Raquel Stucchi, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Em sua opinião, é possível tentar melhorar a capacidade de testagem do país, que é o que está forçando autoridades de saúde a adotarem critérios mais restritivos para economizar o número de testes. Mas fatores como escassez global de insumos para os diagnósticos, como reagentes de laboratório, podem atrapalhar.

O Ministério da Saúde anunciou que pretende ampliar de 32 mil para 22,9 milhões o número de kits de testagem no Brasil nas próximas semanas. Muitos dos quais (cerca de 8 milhões) serão exames sorológicos, sem muita utilidade clínica, mas úteis para estimar a incidência do vírus.

Por O Globo



Apoio Cultural

Apoio Cultural

Sobe para três o número de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco


Subiu para três o número de mortes em decorrência do novo coronavírus em Pernambuco. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (26), pela Secretaria Estadual de Saúde. Uma das vítimas é um canadense de 79 anos, que chegou ao Recife através do navio bahamenho atracada no porto da cidade. Ele estava internado no Real Hospital Português (RHP), no bairro de Paissandu, área central do Recife. O outro paciente que foi a óbito é um morador do Recife, que também estava no RHP. Ambos foram notificados no dia 12 de março.

FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Durante o desembarque, o canadense passou mal, e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o mesmo apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), encaixando-se como um caso suspeito para covid-19. O paciente era ex-fumante e tinha problema cardíaco. Ao chegar ao RHP, ele foi entubado e levado à unidade de terapia intensiva (UTI).

O canadense foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos, como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. O paciente faleceu na madrugada desta quinta-feira (26).

O outro paciente que foi a óbito também é um idoso, 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália. Ele havia retornado ao Estado em 10 de março. Dois dias depois, ele foi atendido em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Após receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19 de março, o paciente de 69 anos buscou outra emergência de um serviço privado (Real Hospital Português) com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No último dia 21, iniciou diálise. Na segunda (23), apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas. Na última quarta (25), ele teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também foi a óbito na madrugada desta quinta-feira (26).

Fonte: JC

Apoio Cultural

Apoio Cultural

Jovem de 22 anos é transferida de São Domingos para o Recife com suspeita de coronavírus


Uma jovem de 22 anos de idade, que mora no distrito de São Domingo no Brejo da Madre de Deus, deu entrada na Policlínica local por volta das 11h da manhã desta quarta-feira dia (25), com dificuldade para respirar e febre, principais sintomas do Covid-19 (coronavírus). Ela já estava com os sintoma há alguns dias.

Segundo informações colhidas pela equipe do Blog Divulga, com o Assessor Especial da Secretária de Saúde do Brejo Frailan Mota, a paciente esteve na última feira do Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe, que aconteceu antes do fechamento do local. Ela não possui históricos de viagens, o que indica que, se o exame que sai em aproximadamente 10 dias der positivo, ela contraiu o vírus de forma local, ou seja, uma contaminação comunitária.

Ainda segundo Frailan, ela foi transferida para o Hospital Oswaldo Cruz na capital pernambucana, que é referência no atendimento a pacientes com o Covide-19. As pessoas que tiveram contato com a jovem estão sendo acompanhadas.



Blog Divulga Brejo 

Apoio Cultural

Apoio Cultural