Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 26 de março de 2014

CCJ da Câmara aprova cotas para negros em concursos

Proposta reserva aos negros, por um período de 10 anos, 20% do total de vagas oferecidas em concursos públicos


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) uma proposta que reserva aos negros, por um período de 10 anos, 20% do total de vagas oferecidas em concursos públicos da administração pública federal e das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

O relator na CCJ, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), aprovou a proposta com três emendas apresentadas por deputados. Uma das emendas aprovadas, do deputado Luiz Alberto (PT-BA), estende a reserva de vagas para nomeação de negros aos cargos em comissão. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público havia aprovado sugestão no mesmo sentido.

Segundo o relator, os negros continuam com acesso reduzido às oportunidades de obter aprovação nos concursos públicos, em decorrência de uma dívida histórica. "Essa dívida remonta aos tempos da escravidão e sua posterior exclusão dos meios de educação formal, que levaram à condição de pobreza a maioria dos negros do País", ressaltou Picciani. "Segundo IBGE, apesar de os negros representarem mais de 50% da população, eles ocupam hoje menos de 30% dos cargos na administração pública", completou o relator. O texto segue agora para análise do Plenário, que deverá decidir se aprova a reserva de 20% das vagas prevista na peça original ou de 30%, conforme emenda.

Da Agência Estado

A expressão do amor de Deus através de Cristo


A maior descrição de amor já vista no universo encontra-se descrita no evangelho de João 3:16; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, a expressão do amor de Deus foi demonstrada através de Jesus Cristo filho de Deus o qual o Pai o entregou para morrer na cruz do calvário por amor a humanidade, isso porque quando o texto Sagrado fala em mundo significa a humanidade que através do pecado de Adão lá no Jardim do Édem herdou essa natureza e consequentemente passou a viver distante de Deus.

Por outro lado, apesar de ser espetacular o amor de Deus é difícil de ser entendido, pois é um tipo de amor que homem algum jamais pode praticar, o amor ÁGAPE, ou seja, o amor que o homem não consegue amar, pois, é um amor incondicional, Deus nos amou sendo nós pecadores, injustos, infiéis para co Ele e hoje temos através da morte de Cristo o privilégio de nos aproximarmos de Deus.

Quando damos uma volta no passado lá no Antigo Testamento observamos que Deus mandou construir um tabernáculo para que Ele pudesse se aproximar do seu povo, porém naquela época os sacerdotes levavam até Deus as petições e os sacrifícios do povo, Cristo por sua morte e agora através da nova aliança nos dar o privilégio de levarmos diretamente a Deus as nossas necessidades, hoje temos acesso livre ao Pai basta tão somente nos dirigirmos a Ele em oração.

É o amor de Deus que muitas das vezes confunde as nossas mentes e passamos a nos questionar: como pode Deus amar um assassino, como pode Deus amar uma prostituta, como pode Deus aqueles que praticam a maldade, como pode Deus amar aquele que não tem compaixão pelo seu próximo, como pode Deus amar aquele que rouba, enfim, olhando superficialmente não é fácil compreender o amor de Deus, mas quando olhamos para a Bíblia Sagrada logo passamos a entender que Ele ama a todos do mesmo jeito que Ele ama a mim e a você sendo nós mentirosos, idolatras, caluniadores, beberrões, pois , pra Deus não existe classificação de pecados, pra Ele o que importa mesmo é que por trás de tudo isso existe uma alma que precisa de Sua misericórdia, do Seu perdão e através do morte de Cristo, através do seu sangue derramado na cruz do Calvário Ele nos oferta essa graça, essa misericórdia, e esse perdão.

Romanos 5:8, “Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Procure a cada dia entender o amor de Deus por sua vida e se tiver dificuldades para enxergar isso basta olha pra cruz e ter a convicção que aquela morte era pra ser minha e sua, mas pelo seu grande amor Cristo morreu por nós mesmo sendo nós pecadores, que O Senhor possa abençoar a vida de todos os leitores e você possa entender que não importa quem você é, nem o que você fez, não importa se você é rico ou pobre, Cristo morreu por você e Ele te Ama.

Deus abençoe a todos!

Presbitero José Sebastião

João Fernando Coutinho defende a instalação de Comissão Especial do Setor Elétrico



Roberto Soares/Alepe/Divulgação

O deputado João Fernando Coutinho fez um apelo, nesta segunda (24), aos líderes do Governo e da Oposição para que indiquem os nomes que vão participar da Comissão Especial com o objetivo de debater os problemas do setor elétrico nacional e suas consequências para a economia do Estado.

O parlamentar reforçou que a situação, segundo vem divulgando a imprensa, é preocupante, e há risco de racionamento de energia elétrica no País. Diante deste cenário, Coutinho defendeu que os trabalhos do colegiado comecem logo.

Segundo o deputado, após a instalação, o grupo deve convocar os presidentes da Chesf e da Celpe, além de representantes de entidades sindicais como o Sindicombustíveis e o Sindaçúcar, e o secretário estadual de Infraestrutura, João Bosco de Almeida.

O deputado ressaltou que é necessário alertar a sociedade, e lembrou, ainda, que há denúncias de má gestão na Petrobras, com possível prejuízo de mais de um bilhão de dólares em refinaria nos Estados Unidos.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

No Face, PSB faz contagem regressiva para exibição de programa na TV

Criança espancada por “brincadeira dos coleguinhas” morre no HGE



MACÉIO: O Instituto Médico Legal (IML) de Maceió informou que a causa da morte do menino Josival dos Santos Nascimento, 7 anos, na manhã desta terça-feira (25), foi espancamento. A criança estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) e os pais dela contam que houve uma briga entre o menino e dois colegas em que ele apanhou muito. O laudo do médico-legista deve sair em 10 dias úteis.

Muito emocionado, o pai Josival Francisco Ferreira, servente de pedreiro, contou que a briga foi por causa de uma brincadeira. "Ele brincava com dois amigos de chimbra [bola de gude], quando colocou o pé na frente e os outros dois ficaram irritados e começaram a brigar. A menina segurou meu filho e o irmão dela, que deve ter uns 9 ou 10 anos, bateu muito nele com chutes e socos", conta. Ferreira, que é separado da esposa, disse que vizinhos chegaram a levantar a hipótese de o padrasto ter batido na criança, mas ele não acredita nesta versão. "Ele não faria isso com meu filho", afirma.


A briga, segundo a mãe da criança, Maria Rosimeire dos Santos, ocorreu na última sexta-feira (21). "Ele estava sentindo uma dor no estômago e levei ele nos posto de saúde no dia seguinte. Contei para médica que ele tinha brigado, mas ela achou que ele estava ruinzinho por causa de uma gripe. Ela medicou meu filho e fomos embora. Na segunda-feira fui de novo ao posto perto de casa, porque a dor dele não passava. Mas não tinha pediatra e o médico de lá disse para eu trazer ele para o HGE e eu trouxe", diz a mãe com a voz embargada de choro. O menino iria completar sete anos no próximo dia 31 de março.
A titular da Delegacia de Crime contra Criança e Adolescente, Rosimeire Vieira, explica que esse caso será investigado pela Delegacia de Homicídios. "Como houve espancamento e a criança acabou morrendo, cabe à delegacia especializada investigar. Se a criança não entrasse em óbito, nós que agiríamos", explica.

CRUELDADE: Criança de dois anos é morta pelo padrasto por espancamento.



SERTÂNIA: Um menino foi encontrado morto e com marcas de agressões no Sítio Recanto, município de Sertânia, no Sertão pernambucano. Ele completaria três anos no próximo dia 11 de abril. Os principais suspeitos são a mãe, de 19 anos, e o padrasto, de 26.
O crime teria ocorrido na sexta-feira (21), quando o padrasto bêbado teria agredido a criança com forte pancada nas costas, segundo a Polícia Militar. No sábado (22), ao perceberam a morte, eles fugiram para a cidade de Ibimirim, na mesma região, onde foram presos e prestaram informações. Em nota, a PM comunicou que, “segundo populares, os espancamentos na vítima eram frequentes, e que uma popular teria ido à residência dos envolvidos no sábado por volta das 10h, e chegando no local, verificou total silêncio, observando pela fresta da porta o corpo da vitima”.

Autuado em flagrante por homicídio, pela Polícia Civil, o casal continua preso. Ela foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste, e ele ao Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde, no Sertão. O corpo foi encaminhado a um hospital desta cidade. 

(Por G1 Caruaru)

Museu Histórico do Brejo ganha projeto de acessibilidade que ampliará visibilidade de riquezas históricas e culturais do Agreste



A Região do Agreste detém uma riqueza histórica ainda pouco desvendada no turismo pernambucano, seja pelo próprio desconhecimento ou pela falta de estrutura para abrigar grupos de visitantes. Iniciativa financiada com investimentos do Funcultura, trabalha a adequação de um desses importantes espaços: o Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus, em casarão colonial edificado no Século XIX, todo revestido de azulejos portugueses. “O município do Brejo, localizado no Agreste Central do Estado de Pernambuco e, por sua proximidade ao maior teatro ao ar livre do mundo, o de Nova Jerusalém em Fazenda Nova, um de seus distritos, atrai o interesse e a curiosidade de pesquisadores, historiadores, turistas regionais, nacionais e internacionais”, destaca a arquiteta Marina Russell Brandão Cavalcanti, coordenadora do projeto. 

O prédio passa por projeto de acessibilidade, conforme Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 responsável pela política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência. Apesar de ainda haver muito para se adaptar às normas e exigencies em espaços públicos, muitas organizações vêm tentando se adequar e o Museu Histórico é um deles. O projeto é coordenado pela arquiteta Marina Russell Brandão Cavalcanti e envolve estudos de viabilidade ao acesso de portadores de deficiência física do Museu, que possuía uma entrada pelos fundos e plantas arquitetônicas anteirores que incluiam rampas e corrimão para acesso ao corpo principal do térreo do museu. Contudo, a passagem foi eliminada por uma construção irregular a partir de 2007, o que inviabilizou sua realização como constam nas plantas datadas de 2006.

O espaço foi fundado em 1977 por Dulce Souza Pinto em um sobrado colonial, com o apoio da população local, com o nome de "Museu Sobrado Colonial" e, a partir de 1991, tornou-se o "Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus". A edificação representa o único museu do interior de Pernambuco montado nos padrões museológicos e o único a dispor de acervos arqueológicos e paleontológicos resgatados em pesquisas no município, realizadas pela Universidade Católica de Pernambuco.

O prédio abriga não só peças de personagens da história do município como peças de artesanato local. Este é um importante acervo de aproximadamente 1000 peças, organizadas em exposições correspondentes aos períodos colonial e pré-histórico, bem como, à paleontologia local. E com a iniciativa poderá ser conferido por um volume maior de visitantes, uma vez que o único acesso ao local não está configurando de acordo com as diretrizes de acessibilidade. “Devido à importância histórica do prédio e de seu acervo e, para que possa atender as normas vigentes quanto à acessibilidade, principalmente em locais públicos especialmente em bens tombados, este projeto virá atender a uma necessidade urgente viabilizando, no futuro, a execução de novos projetos culturais e de restauro para disponibilizar ao público, acesso às dependências do museu e as informações de seu vasto e importante acervo. Esta possibilidade ainda poderá abrir o leque para que possa criar um caminho de auto-sustentabilidade financeira visto ser atualmente um museu municipal em um imóvel tombado pela Fundarpe”, destaca Marina.

Ivelise Buarque – Jornalista / DRT-PE 2.467

Hoje o dia de festa é delas!!! Parabéns!!!


Graça Silva 


Rayanne Lima 

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Desejos do blog Jataúba News.