terça-feira, 19 de março de 2019

Em Caruaru, presidiários são responsáveis pela limpeza de ruas e avenidas

Foto: Divulgação

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, noventa e dois reeducandos que cumprem pena no regime aberto trabalham varrendo e capinando as ruas e praças. Eles são beneficiados com uma parceria que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) mantém com a Prefeitura de Caruaru. O objetivo é garantir que os cumpridores recomecem a vida longe do crime.

Um convênio de empregabilidade viabilizado pela Secretaria Executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor (SEJPDC), através do Patronato Penitenciário, garante que os apenados trabalhem sete horas por dia, de segunda a sexta, com remuneração de um salário mínimo. Para conquistar a vaga, todos passam por um processo seletivo com o acompanhamento psicológico e jurídico.

“Esse trabalho é uma chance de mostrar à sociedade que estamos cumprindo nossa pena e ao mesmo tempo estamos mudando de vida. Meu objetivo com essa oportunidade é ajudar no sustento da minha casa e fazer um curso de enfermagem”, afirma a reeducanda Evanda Gorette, 46 anos.

Os convênios não são regidos pela CLT e sim pela Lei de Execuções Penais, o que isenta o empregador de pagar 13° salário, férias e outros encargos sociais. Além de Caruaru, a parceria da SJDH também é executada em outros municípios como Recife, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

“Mantemos convênio com instituições públicas e empresas privadas no intuito de resgatar a dignidade dessas pessoas e garantir que elas não reincidam no crime. Atualmente 903 apenados trabalham por meio dessas parcerias”, frisa o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Blog do Bruno Muniz

Trio acusado de tráfico de drogas é detido em São Domingos


Na tarde desta terça-feira (19) policiais realizavam rondas na Rua Francisco Barbosa Xavier, São Domingos, distrito de brejo da Madre de Deus, onde percebeu a presença do suspeito Henrique Eduardo Salvador Araújo (22 anos) e durante a revista, foi encontrada uma porção de maconha.

Ao ser questionado sobre a procedência da droga, ele revelou que comprava a dois indivíduos que sempre deixam em sua residência, e que inclusive estaria aguardando eles levar mais entorpecentes.

O efetivo junto com o suspeito seguiu até o imóvel para pregar os documentos, porém ao se aproximar, os policiais visualizaram Pedro Henrique dos Santos (24 anos) em frente à residência, que ao perceber a aproximação da viatura os suspeitos empreenderam fuga, mas foi alcançado e na revista mais drogas foram encontradas.


Em seguida, os policiais e suspeitos seguiram até a residência de Pedro Henrique para buscar o restante da droga, e no imóvel encontraram Francisco de Tássio Salvador Borges (20 anos) que de imediato assumiu ser dono do local e proprietário da droga que estava no imóvel.

Durante as buscas na residência, também foi encontrada uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro. Os três junto com as 130 gramas de drogas localizadas foram conduzidos para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde Henrique Eduardo e Francisco foram autuados e Pedro Henrique foi ouvido e liberado.

Blog do Ney Lima

Turma da Terceira Idade celebra a vida no Riacho do Meio


Neste domingo (17) pela manhã a turma da Terceira Idade se reuniram no distrito do Riacho do Meio município de Jataúba, para celebrar a vida.


No clima de muita alegria e descontração, tomaram café da manhã e realizam dinâmicas. Sempre no auxílio de Rosa lagos, Ana Paula, Rafaela e outros que faz parte da equipe


Foi mais um encontro de vivências afetivas: espaço para construções de experiências de vida e a promoção de lazer. 


  
     
  

Da assessoria da Assistência Social.