Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Governo de Pernambuco determina a suspensão das aulas em todo o Estado

 
O governador Paulo Câmara anunciou, em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, novas medidas sanitárias para diminuir o contágio do coronavírus, diante do aumento dos casos confirmados no Estado. Subiu para 18 o número de pessoas infectadas em Pernambuco pelo novo vírus em circulação. Por conta disso, o Governo decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, já a partir da próxima quarta-feira (18), por tempo indeterminado.

Na entrevista, o governador detalhou o crescimento dos casos e as medidas adotadas: “Desses dez novos casos, três foram de transmissão local. Nós tínhamos apenas um desse modo, e passamos, portanto, para quatro. Os demais casos são de pessoas que estiveram em locais fora de Pernambuco e adquiriram o vírus naqueles locais, ou seja, importados. Na data de hoje, tivemos dois casos em Jaboatão dos Guararapes e um caso em Belo Jardim, de uma pessoa que tinha estado no exterior e contraiu o vírus lá, mas é residente naquele município do Agreste”, explicou Paulo Câmara.

O governador também informou as medidas tomadas em relação ao transporte público, segundo ele, após uma reunião com as concessionárias e permissionárias de ônibus e donos de empresas. “Foram acertadas medidas relativas à higienização dos coletivos ao final de cada viagem. Isso vai triplicar a higienização que hoje já é feita, e também vamos intensificar ações que já foram autorizadas, como a limpeza dos terminais e das estações, além de continuar e ampliar a campanha de conscientização junto aos usuários em relação ao transporte público”, disse.

Paulo Câmara também sinalizou para um possível desfecho da situação do navio de cruzeiro Silver Shadow, que se encontra parado no Porto do Recife, em quarentena. “Tivemos diversas reuniões por telefone em relação ao cruzeiro, várias tratativas com o Ministério da Saúde e da Defesa. A nossa expectativa é de que amanhã (17) tenhamos uma solução para esse caso”, concluiu.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, apresentou os números da doença no Estado. Ao todo, foram 183 notificações, sendo 81 casos descartados, 81 em investigação e três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Segundo André Longo, no acompanhamento dessa enfermidade aqui em Pernambuco, outras medidas poderão ser tomadas, de acordo com a avaliação do cenário, que é feita diariamente pelo Governo do Estado. “Queria enfatizar o reforço necessário e o cuidado com os idosos, além das pessoas que têm doenças crônicas, como cardiopatias ou problemas renais, que precisam guardar um maior isolamento, uma maior restrição no convívio social”, advertiu o secretário. Somam 19 os casos notificados de pessoas acima de 60 anos de idade em Pernambuco.

Estiveram também presentes à entrevista, ajudando a esclarecer as novas medidas, o procurador-geral do Estado, Ernani Médici, e os secretários Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fred Amâncio (Educação) e José Neto (Casa Civil), bem como o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Informações Blog Ponto de Vista

Acaba de ser confirmado o primeiro caso de coronavírus em Belo Jardim, PE


O caso que estava em suspeita do novo coronavírus (COVID-19) em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foi confirmado como positivo pela Secretaria Estadual de Saúde no início da noite de hoje.

O caso que estava em suspeita do novo coronavírus (COVID-19) em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foi confirmado no teste de contraprova como positivo pela Secretaria Estadual de Saúde, no início da noite de hoje.



O paciente, que deu entrada no Hospital Santa fé com sintomas de gripe, foi transferido para o hospital em Caruaru. O homem, viajou com a família recentemente para a Itália, local considerado de alto risco de contágio. Em breve mais informações.

Informações do Blog Se Liga Belo Jardim 

Popular morre afogado após tentar atravessar rio no município de Jataúba



Um popular conhecido por (Côca de Tota) morreu afogado em um rio neste domingo (15) após as fortes chuvas, o fato aconteceu no Sítio Mimoso município de Jataúba agreste do estado pernambucano. Segundo as informações vítima teria tentado atravessar o rio “Mimoso”, mais devido à força das águas ele não conseguiu êxito na travessia e acabou sendo levado pela correnteza, ainda segundo as informações a vítima teria ingerido bastante bebidas alcoólicas durante o dia. 

O popular Antonio Marcos de Sousa de 33 anos de idade mais conhecido por (Côca de Tota), teve seu corpo localizado na tarde desta segunda-feira (16), foi feito a levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o IML da cidade de Caruaru. 


Collar Blog Jataúba News

O vereador Maviael de Abílio será o entrevistado desta quarta-feira no programa Papo Reto.


O vereador Maviael de Abílio (PSD), será o entrevistado desta quarta-feira (18) no programa Papo Reto, que vai ao ar todas as quartas ao meio dia na Rádio Jataúba FM. 

O programa tem como apresentadores os blogueiros França e Collar. 

Secretaria Municipal de Saúde de Jataúba Hospital divulga estratégias para prevenção do novo coronavírus - COVID-19


Secretária Ane Gabrielle  juntamente com equipe da saúde participa de reunião sobre coronasvírus.


Socialização das informações com as equipes de atenção primaria


A secretaria de saúde desde a última terça-feira, 10 de março, vem participando de reuniões sobre o COVID-19. Dando seguimento a socialização fas informações realizou reuniões com equipes técnicas e de alguns serviços para apresentar e discutir estratégias e adequações nos protocolos e fluxogramas de atendimento nos serviços de saúde do município de Jataúba.


Conceição Maciel-coordenadora de vigilância em saúde da IV GERES

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus (COVID - 19), o município já realizou na última quarta-feira reunião com equipes de atenção primária e vigilância em saúde, na manhã desta segunda (16) aconteceu reunião com comitê estratégico da saúde para levantar estratégias para prevenção da disseminação do vírus. A ideia é antecipar-se nas ações, uma vez que ainda não há casos confirmados da doença no interior do Estado. Como medidas preventivas ficou determinado que, a partir de amanhã (17) serão restritos os atendimentos odontológico nas unidades básicas de saúde, como orienta o conselho de odontologia, será adotado protocolo de acolhimento diferenciado na urgência e emergência da UMAAC e na atenção primária. Em casos de TFD funcionará normalmente, porém está orientado que os motoristas usem os equipamentos de segurança (máscara e álcool gel) além da higienização do veículo e entrega de máscaras para pacientes em tratamentos oncológicos ou gripados. Os ambulatórios das especialidades no momento serão mantidos.


Socialização das informações com as equipes de atenção primaria


Além disso, os pacientes internos receberão apenas uma visita por dia, e em dias alternados com duração média de 10 minutos. O CAPS suspenderá as atividades em grupos, mantendo os atendimentos individuais e ambulatório de psiquiatria. Esta medida é válida para todos os setores. A secretaria orienta que pessoas com mais de 60 anos, imunodeprimidas, com doenças crônicas e/ou que possuam outras comorbidades evitem realizar visitas nas unidades de saúde e demais serviços, bem como em qualquer outro lugar de grande circulação de pessoas.


Dra. Eline Gomes - infectologista e professora do curso de medicina da UFPE


As estratégias visam garantir a segurança dos nossos munícipes, a fim de evitar o risco de disseminação do vírus, como também as infecções que possam vir a ser adquiridas em ambiente hospitalar, o que pode comprometer e/ou agravar o quadro de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. A secretaria comunicará de imediato quaisquer novas medidas que sejam adotadas nos próximos dias, podendo vir a ser necessário a proibição total das visitas, a depender das atualizações de casos suspeitos e confirmados no interior de Pernambuco.


Da Assessoria

Jataúba tem o primeiro prédio publico com atividades suspensas por conta do COVID-19 (CORONAVÍRUS)


Na tarde desta segunda-feira (16), a redação do Blog Jataúba News teve informações que o FÓRUM do município teve as suas atividades suspensas, por conta do vírus do COVID-19 (CORONAVÍRUS), que vem se alastrando pelo o mundo, este vírus vem contabilizando um grande números de brasileiros contaminados com o mesmo, no Brasil já temos 234 confirmados e 2.064 casos suspeitos, entre eles o estado de pernambuco tem oito caso já registrado.


Para evitar aglomerações, a direção do FÓRUM resolveu cancelar todos os atendimentos por tempo indeterminado.

Collar Blog Jataúba News

Nota de Esclarecimento



A Secretaria Municipal de Saúde de Jataúba vem esclarecer a toda população jataubense que: diante dos comentários recentemente publicados na mídia local/regional relatando um caso de COVID-19 (CORONA VÍRUS) no município. 

Informa-se que em contato com a Secretaria de Saúde do município de Poção, sabe-se que o paciente deu entrada na Unidade Mista São Sebastião, do referido município, e encaminhado para a cidade de Arcoverde, onde foi atendido e orientado ao isolamento domiciliar como preconizado pelo Ministério da Saúde. 

Ressalta-se ainda que o paciente é recém chagado da Cidade de São Paulo, e veio visitar parentes na zona rural do município; O mesmo está sendo monitorado durante 14 dias pela equipe de atenção básica da área em questão. 

Não havendo motivo para pânico já que não foi confirmado o vírus no paciente. Lembrando ainda que a melhor forma de prevenção e a higienização das mãos com água e sabão e evitar ambientes com grande fluxo de pessoas, tais como: hospitais, igrejas, feiras, postos de saúde, policlínicas, aeroportos e outros.

Da Assessoria