Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

MPF recomenda que mais de 30 municípios usem recursos do Fundef na Educação entre eles Jataúba-PE


O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru (PE) expediu recomendação aos 36 municípios de sua área de atribuição (ver lista abaixo), referente ao uso de recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, atual Fundeb) e de complementação das verbas, pela União, por meio de decisão judicial. O documento foi assinado pela procuradora da República Natália Lourenço Soares.

As recomendações são decorrentes de inquérito civil público instaurado para apurar possíveis irregularidades envolvendo a aplicação dos recursos recebidos a título de complementação do Fundef. De acordo com o documento, os municípios têm alegado que usaram verbas próprias para compensar o insuficiente repasse federal e, por isso, seriam autorizados a utilizar os recursos em finalidades distintas à da educação.

No entanto, a procuradora da República reforça que o uso de precatórios recebidos da União por determinação judicial, referentes a diferenças de repasses do Fundef, só podem ser aplicados em outras finalidades com autorização judicial específica. Por isso, o MPF recomenda que as verbas ainda existentes do Fundef sejam utilizadas exclusivamente para a manutenção, desenvolvimento e valorização do magistério.

Os municípios têm 20 dias para informar sobre o acatamento ou não da recomendação, a contar da data de recebimento. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar as providências legais e judiciais cabíveis.

Municípios que receberam as recomendações: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Casinhas, Chã Grande, Cumaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Jataúba, Jurema, Lagoa dos Gatos, Orobó, Panelas, Passira, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Caetano, São Joaquim do Monte, Salgadinho, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes.

Do Agreste no Ar com Informações Mário Flávio

Corpo de Jovem foi encontrado em avançado estado de decomposição.


No inicio da noite desta terça-feira 29, um corpo de um jovem que estava desaparecido a cerca de 20 dias, foi encontrado em avançado estado de decomposição na zona rural de Jataúba que fica no agreste do estado pernambucano. 


O corpo do jovem Jose Bruno da Silva, de 18 anos de idade, que era conhecido por “Bruninho” foi encontrado em meio ao matagal próximo a vila do Jundiá. S
egundo as informações
 corpo só foi encontrado, devido uma carta jogada no meio da rua da vila acima citada, citando onde se encontrava o mesmo, depois de lerem a carta populares foram até o local e encontraram a vítima.  


Ainda segundo as informações, o corpo só foi reconhecido pela sua genitora por conta de uma garrafa as vestes e um anel. A polícia militar esteve no local fazendo o isolamento até a chegada da polícia civil, onde foi feito o levantamento cadavérico e encaminham para o IML na cidade do Recife-PE.


Também foi passado a nossa equipe, que o mesmo já teve passagem pela polícia quando menor de idade. 



Collar Blog Jataúba News


Contato: (81) 98225-6876 / 98927-1191

José Augusto Maia é condenado à prisão no julgamento do “Escândalo da Merenda”


Foto: Ney Lima – arquivo

Outros quatro acusados, incluído o ex-vice-prefeito Zé Elias também sofreram condenações. Réus ainda podem recorrer ao TJPE em liberdade

EXCLUSIVO

O ex-prefeito José Augusto Maia (PTN) foi condenado à prisão pelo juiz criminal Danilo Félix. O ex-vice-prefeito atual vereador Zé Elias, o filho dele José Alexsandro e os ex-servidores públicos Gislaine Ramos de Araújo e Severino Manoel de França também sofreram condenações.

As informações são extraoficiais e foram obtidas com exclusividade pelo Blog do Ney Lima. A decisão ainda não foi publicada pela Justiça e os réus ainda não foram notificados.

Os réus devem recorrer ao Tribunal de Justiça de Pernambuco em liberdade. As prisões só poderão ser efetuadas caso o entendimento do juiz Danilo Félix seja mantido pelo Tribunal.
O Escândalo da Merenda

O famoso “Escândalo da Merenda” estourou a partir de denúncias apresentadas pelo Ministério Público de Pernambuco envolvendo fraudes na contratação do fornecimento de merenda escolar e envolvimento de empresas fantasmas, fatos supostamente ocorridas em 2006, quando José Augusto Maia era prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. A gestão teria inclusive favorecido uma empresa pertencente ao filho do vice-prefeito da época, José Elias Filho, para a compra de merenda escolar.

O detalhamento das condenações será publicado neste blog em posterior atualização desta reportagem.


Blog do Ney Lima 



Rua da Celpe 114

Tá no Blog Agreste no Ar “O político é ladrão duas vezes, rouba o dinheiro e a consciência do povo”, dispara vereador Zuza em reunião na câmara de vereadores de Jataúba-PE


A última quinta-feira 24, foi marcada por mais uma reunião na câmara de vereadores da cidade de Jatúba-PE, diante do medo e da sensação de insegurança vivida pela população Jataubense o tema principal dos poucos vereadores que discursaram foi justamente a segurança pública, faltaram a seção os vereadores Jackson Galego, Didi do Riacho do Meio, Chico de Irineu e a vereadora Vanessa de Maviael, que não tiveram suas faltas justificadas pela mesa diretora da câmara.


FIROCA- No seu discurso o vereador Fernando Firoca (PTB) falou sobre a insegurança vivida no município, disse que os vereadores tem feito a sua parte, no entanto, ressaltou a importância de todos se reunirem com o prefeito do município para discutir o assunto e procurar as soluções emergenciais. Firoca falou sobre as possibilidades de percas recentes do município se referindo ao fato de o Banco do Brasil passar a funcionar como posto de atendimento, e a possiblidade da paralização dos trabalhos da guarda comunitária e disse:
“Temos que lutar por Jataúba, temos que dar as mãos, estamos chegando a um estado de sítio, sem segurança, sem banco e sem matadouro, pois os nossos marchantes pra matar um bode tem que se dirigir até o Brejo”, falou o vereador que ainda cobrou da gestão municipal uma operação de limpeza no açude da Luiza, principal reservatório de água do município.


ZUZA DO JACU- Falando sobre a insegurança em Jataúba o vereador Zuza falou sobre a luta dos vereadores, inclusive sobre a visita que o mesmo fez junto com outros vereadores ao batalhão do BEPI em Toritama em busca de mais segurança para o município. Zuza falou sobre a importância de todos os vereadores bem como toda sociedade Jataubense participar da audiência pública que acontecerá no município no próximo dia 08 de dezembro.
Zuza pediu uma explicação da secretária de educação do município, com relação ao encerramento do ano letivo antes de se completar os 200 dias letivos e disse que o Plano Municipal de Educação aprovado na câmara precisa ser respeitado. Ele ainda fez críticas aos blogs que exaltaram o fato de segundo o vereador, o (Ficha suja) fazendo referência ao prefeito Antônio de Roque de ser forte e disse: “A justiça é que é fraca, onde cinco votos ganha de seis”, e falou sobre um possível vídeo onde pessoas ligadas ao prefeito no dia da última votação no TER-PE diziam que estavam pagando almoço para advogados e desembargadores e completou: “O político é ladrão duas vezes, rouba o dinheiro e a consciência do povo”, disparou Zuza.



PAULO FLORIANO- Falou da importância de todos se unirem e não deixa que a guarda comunitária pare os seus trabalhos no município, disse que os vereadores estão fazendo a sua parte ajudando a guarda e, segundo ele apenas dois não estariam ajudando, Paulo parabenizou o suplente de vereador Furibinha pela iniciativa da audiência pública, e disse que será muito importante a participação de todos os vereadores, bem como de toda a população Jataubense.


ANTÔNIO BILOZA- O presidente da câmara Antônio Biloza falou sobre a importância de todos os vereadores se reunirem para buscar meios de se legalizar a guarda municipal em Jataúba, e cobrou aos poderes maiores que deem uma atenção especial à Jataúba. 


Um fato que marcou a seção foi o pronunciamento do professor Arnaldo Cícero Marques ex-secretário de educação do município, depois de ser cobrado por várias vezes pelo vereador Jackson que falou inclusive na última reunião que o professor deveria se explicar e pedir desculpas a população Jataubense por ter deixado de pagar dois meses de salários aos professores quando foi secretário, Arnaldo pediu através de ofício e lhe foi concedido o direito de resposta.

De maneira magistral, o professor reconheceu as falhas e pediu desculpas a população, no entanto o professor também apresentou os avanços alcançados durante a sua gestão como secretário para a educação do município e frutos que são colhidos até hoje, Arnaldo foi pontual nas palavras e de maneira sábia e inteligente deu uma verdadeira aula até mesmo com relação ao regimento da casa. O professor disse que gostaria muito que o vereador Jackson estivesse presente para que pudesse lhe dar todas as respostas, no entanto, com respeito à mesa diretora e a todos os presentes iria fazer mesmo com sua ausência.

Arnaldo disse que preferia não acreditar que as frequentes cobranças do vereador não sejam por questões pessoais, e que o mesmo também reconheça os acertos, disse que se o vereador ouvir e seguir os exemplos do seu pai o prefeito Antônio de Roque terá um grande futuro pela frente, e por fim reconheceu que os meses que não foram pagos na época que o mesmo foi secretário estão sendo pagos pela atual gestão, mesmo que de forma parceladas.

Quanto aos vereadores Zito Lopes, Luana, Josilene entraram mudos e saíram calados de mais uma seção.



J. Silva / Agreste No Ar

Uma cidade deserta chamada Jataúba



Conforme sabemos a cidade de Jataúba está em estado de apreensão, seja pelo pouco efetivo que temos no município, seja pelo aumento da violência. Não faz muitos dias que a conhecida pacata Jataúba cidade que fica no agreste do estado de pernambucano foi invadida por cerca de 20 bandidos aproximadamente, em um assalto ao banco do Brasil, de lá para cá o sossego foi embora, aonde ondas de assaltos vem atormentando a população, entre arrastões, roubos de motos e celulares vem virando rotina na cidade.




Na noite desta segunda-feira (28), a nossa equipe passou pelas ruas da cidade após a noite de terror vivenciada no último domingo e constatou o medo dos jataubense, em uma cidade onde as pessoas costumam está nas calçadas com amigos até altas horas, ontem parecia mais uma cidade dos filmes de faroeste, apenas os ventos da noite que passavam devagar, para não romper a calmaria imposta a força pelos os bandidos que amedrontam toda cidade. 

Até o memento não tivemos nenhum pronunciamento do prefeito sobre as ações criminosas na cidade, apenas o que estamos vendo é o efetivo da PM com apenas três homens e a Guarda Comunitária, se desdobrando, trabalhando bastante limitados, ou seja, se virando como pode para nos dar segurança. 


Collar Blog Jataúba News

Futebol está de luto: Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa 76 mortos, só três jogadores sobrevivem


O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez. O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.

VEJA A LISTA DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES DO AVIÃO
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.


O acidente

O voo que tranportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. A imprensa colombiana chegou a cogitar possível falta de combustível como causa do acidente, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.

Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta. Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.

Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.


Informações do G1